Degustação de vinhos em Beaune
Para quem não sabe, Beaune, a capital dos vinhos de Borgonha tem inúmeras caves subterrâneas que conservam segredos e garrafas há milhares de anos. E é exatamente em uma dessas que Jean Claude Cara, um dos maiores especialistas de vinhos da Borgonha, mantém suas preciosidades e recebe turistas brasileiros para degustação de vinhos de guarda e descobertas de aromas inigualáveis.
Vinhos de guarda com Jean Claude Cara
Do lado de fora, nada de identificação. Apenas uma pequena entrada “secreta”, através da qual não se pode imaginar o tamanho da surpresa escondida.
Jean possui mais de 5.000 garrafas de vinhos raros (muitos inclusive do século XIX), que são sempre meticulosamente escolhidos e produzidos pelo método ancestral, sem adição de nenhum tipo de química.
Para o especialista, a dificuldade em guardar vinhos atualmente é justamente esta: a modernidade na produção. Afinal, a forma de consumo vem mudando e, hoje, a maioria das pessoas querem abrir a garrafa o mais rápido possível. Uma pena…
São rótulos de deixar qualquer um de queixo caído (e salivando de desejo de degustá-los). Por exemplo, o Bâtard Montrachet 1891; o Corton 1899 ou a sua única garrafa de Bonnes Mares 1919, Faiveley.
Em alguns casos, as marcas do tempo já estão inclusive visíveis nos rótulos. O que me parece justo, para vinhos tão raros e milenares.
Jean, com tanta simpatia e conhecimento consegue deixar qualquer um à vontade e transformar esse momento em algo realmente inesquecível. Sem contar, é claro, dos sabores e aromas que ele nos faz descobrir.
Sobre Jean Claude Cara
Jean Claude abriu mão de uma promissora carreira como chef de cozinha para se dedicar à sua verdadeira paixão: os vinhos da Borgonha. Sua aposta deu tão certo que hoje é considerado um dos maiores especialista em vinhos de guarda no Brasil. Já formou mais de 700 profissionais e enófilos, e é autor do livro “Vinhos da Borgonha. História, Tradição e Cultura”, lançado pela Editora Melhoramentos.
Morando atualmente na região vinícola de Beaune, Jean, além de ministrar cursos de vinhos e gastronomia, recebe turistas que querem conhecer a Borgonha de forma autêntica.
Também é proprietário da Cavisteria, que tem por objetivo levar ao Brasil vinhos especiais e exclusivos de pequenos produtores; – em especial vinhos da Borgonha e da Champagne.
No Brasil, é produtor do Eléphant Rouge, produzido em vinhedos próprios no Vale dos Vinhedos com um elegante corte entre Cabernet Sauvignon (75%); Merlot (20%) e Pinotage (5%).
Participar de uma degustação privada com Jean Claude Cara é, além de muito gratificante, um aprendizado incrível. Vale a pena incluir esta experiência no seu roteiro pela Borgonha!
Mais informações:
Não esqueça o seguro viagem obrigatório
Não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para qualquer país da Europa que faça parte do Tratado de Schengen. Utilize o cupom 100DICAS5 e ganhe 5% de desconto no seu seguro viagem.
Onde ficar em Beaune?
Se você planeja se hospedar alguns dias na Borgonha, não se esqueça de reservar com bastante antecedência para garantir não apenas sua estadia, como as melhores ofertas de hotéis ou apartamentos em Beaune.
Atividades em Beaune
Consulte e reserve seus passeios na Borgonha através do Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo; com profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós sempre utilizamos e recomendamos. Dá só uma olhada:
Parabens pelo trabalho!
Aiii quero muito conhecer a borgonha e tomar vinhos como esses! Só preciso esperar essa pandemia passar e logo estou indo!
Muito lindo o site e muito legais os posts, A-DO-REI!
Beijinhosss
Tenho certeza que não vai se arrepender! Um cantinho mais charmoso que o outro, sem contas nos vinhos e na gastronomia. E muito obrigada pelo seu retorno. Fico muito feliz de saber que estamos no caminho certo!