Guide Colmar Alsace France - 1001 Dicas de Viagem Travel Tips

Colmar, um charmoso vilarejo na Alsácia

Alsácia

Colmar localiza-se no nordeste da França, na região da Alsácia. Faz parte da Rota dos Vinhos da Alsácia e é também conhecida como a capital alsaciana do vinho. É a terceira maior cidade da região, com 65.000 habitantes; e encontra-se a poucos quilômetros de distância da fronteira com a Alemanha e a Suíça.

Conhecer Colmar é como entrar em um cenário de conto de fadas. Para se ter uma idéia, o filme “A Bela e a Fera” foi inspirado nesta charmosa cidade medieval.

Um pouquinho de História…

Por muitos anos, a cidade foi disputada pela França e pela Alemanha, devido à sua localização, que era considerada estratégica por ficar próxima ao rio Reno.

Colmar foi fundada no século IX, época na qual pertencia ao domínio alemão.

Em 1632 Colmar foi tomada pelos suecos, durante a Guerra dos Trinta Anos. Três anos depois, a cidade passou a fazer parte do domínio francês.

Contudo, durante a Guerra Franco Prussiana, entre o Império Francês e os Estados Germânicos, a França assinou o Tratado de Frankfurt. Assim, em 1871 Colmar voltou a pertencer ao domínio alemão.

Depois da Primeira Guerra Mundial a cidade foi recuperada pelos franceses. Mas durante a Segunda Guerra Mundial, os alemães ocuparam a cidade novamente, que só foi liberada com o fim da guerra; quando voltou a pertencer ao domínio francês.

Foram inúmeras invasões, durante séculos, mas ainda hoje mantém grande parte de sua arquitetura preservada.

Com tanto vai e vem, Colmar preservou ambas as culturas, alemã e francesa, com suas características arquitetônicas, dialetos e a deliciosa gastronomia.

+ Leia também: “Riquewirh: um dos vilarejos mais belos da França”

Guide Colmar Alsace France - 1001 Dicas de Viagem Travel Tips
Roteiro em Colmar, Alsácia. Foto: 1001 Dicas de Viagem.
Quando visitar?

Este é sem dúvida um destino que pode ser visitado em qualquer época do ano. No verão, como em toda a Europa, os dias são mais longos e possibilitam mais tempo para explorar as cidades. Já no inverno, você pode tem a possibilidade de visitar um dos mercados de Natal mais famosos da Europa.

Curiosidade:
Em 2018, o mercado de Natal de Colmar foi considerado como o segundo melhor mercado de Natal da Europa. Definitivamente você não vai se arrepender de conhece-lo.

Quantos dias ficar?

Colmar pode ser visitada em um único dia, porém recomendamos passar ao menos uma noite na cidade.

Onde se hospedar em Colmar?

Assim como Estrasburgo, Colmar é uma excelente base para quem pretende conhecer outras cidades na região da Alsácia. Mas dê preferência para se hospedar o mais próximo possível do centro histórico (que deve ser explorado a pé ou de bicicleta). Algumas recomendações são:

Ibis Colmar Centre

Novotel Suítes Colmar

La Maison Des Têtes

Hotel Turenne

James Boutique Hôtel

Como chegar e se locomover em Colmar?

Para quem prefere utilizar o trem como meio de transporte, a Gare de Colmar fica bem próxima ao centro histórico da cidade (aproximadamente 15 minutos a pé).

Outra opção muito boa para visitar Colmar e toda a região da Alsácia é alugar um carro. Nossa sugestão é alugar em Estrasburgo, cidade provida de aeroporto e considerada como a capital da Alsácia; e descer por toda a Rota dos Vinhos, aproveitando para conhecer os principais vilarejos da região.

+ Consulte os preços para locação de veículos na Europa: pague em reais, parcelado e livre de IOF.

O que conhecer em Colmar?

O centro histórico é bem extenso, sendo considerado o mais bem preservado da Alsácia, com uma arquitetura riquíssima. Então se você quer caminhar sem pressa por ruas de pedra, visitar locais históricos e super charmosos, Colmar é o destino para você.

La Petite Venise

A pequena Veneza (Petite Venise), é sem dúvida, a principal atração da cidade. O local é cortado pelos canais formados pelo rio Lauch. Seu entorno é decorado por flores coloridas e casas estilo alsaciano (bastante similares ao estilo enxaimel alemão), que há séculos pertenceram a pescadores. Um verdadeiro cartão-postal!

O passeio de barco é uma excelente opção para percorrer os canais. O tour sai da Rue de la Herse, perto da ponte Saint-Pierre, e dura em torno de 30 minutos. Durante o percurso o barqueiro (que atua como guia) passa informações sobre o local em francês, inglês ou alemão. Recomendo reservar com antecedência.

Guide Colmar Alsace France - 1001 Dicas de Viagem Travel Tips
Roteiro em Colmar, Alsácia.
Mercado Coberto (Marché Couvert)

Próximo a Petite Venise está o mercado coberto de Colmar. Um ótimo lugar para encontrar produtos da região e experimentar a culinária local. No interior também existem alguns restaurantes pequenos com cardápios bem convidativos.

Maison des Tetes (19 Rue des Têtes)

O edifício, datado de 1609, é um patrimônio histórico da cidade. Sua fachada é decorada por 106 cabeças de animais, demônios e querubins esculpidas no período da Renascença. Atualmente, o local funciona como um hotel e restaurante.

Guide Colmar Alsace France - 1001 Dicas de Viagem Travel Tips
Maison des Tetes. Foto: 1001 Dicas de Viagem.
Maison Adolph

Mais um monumento histórico de Colmar. Com arquitetura gótica e curiosa, é um dos edifícios mais antigos da cidade, construído no ano de 1350.

Maison Pfister (Rue des Marchands)

A Maison Pfister, localizada no cruzamento da Rue des Marchands e Rue Mercière, foi construída em 1537 por Ludwig Scherer. A casa, no entanto, leva o nome da família que a restaurou no século XIX, e lá viveu de 1841 a 1892.

O edifício mescla os estilos medievais e renascentistas. O destaque fica para a fachada da casa, toda pintada com passagens bíblicas e entalhes em madeira.

Guide Colmar Alsace France - 1001 Dicas de Viagem Travel Tips
Maison Pfister (a direita). Foto: 1001 Dicas de Viagem.
Maison Zum Kragen

Edificação de 1419 com uma enorme estátua de um mercador esculpida em sua fachada, em representação a Rue des Marchands.

Museu Bartholdi (30 Rue des Marchands)

É a casa onde viveu Auguste Bartholdi, que projetou a Estátua da Liberdade de Nova Iorque (presente dos franceses para os Estados Unidos). O Museu conta com esboços, gravuras e desenhos do escultor francês.

Na entrada de Colmar existe uma cópia da Estátua, em homenagem ao escultor.

Guide Colmar Alsace France - 1001 Dicas de Viagem Travel Tips

Guide Colmar Alsace France - 1001 Dicas de Viagem Travel Tips
Pátio de entrada do Musée Bartholdi. Foto: 1001 Dicas de Viagem.
Museu Underlinden (Place Underlinden)

É o principal museu de Colmar, e um dos mais visitados da França. O Museu está instalado num antigo convento dominicano do século XIII; e seu acervo contém desde arte sacra, objetos arqueológicos e armaduras até mobília e prataria. Possui uma das obras mais representativas do estilo gótico: o Retábulo Isenheim, pintado em 1515. A obra é formada por 9 painéis pintados por Matthias Grünewald, que representam a Crucificação de Cristo.

+ Leia também: “Mercados de Natal na Europa”

Cathédrale de Saint-Martin (Place de la Cathedrale)

A catedral foi construída entre 1235 e 1365 em estilo gótico; e já passou por várias restaurações. Inclusive em 1982 durante uma destas restaurações foram descobertas fundações datadas do ano 1000. No seu interno encontra-se a Crucificação do século XIV.

Guide Colmar Alsace France - 1001 Dicas de Viagem Travel Tips 4
Cathédrale de Saint-Martin. Foto: 1001 Dicas de Viagem.
Ancien Corps de Garde

Antiga delegacia de polícia. O edifício foi construído no ano de 1575, em estilo renascentista.

Curiosidade:
As casinhas coloridas de Colmar costumavam ser pintadas de acordo com a profissão do morador. Por exemplo, a cor verde era designada para agricultores, a cor amarela para padeiros e a azul para os pescadores.

Koifhus-Ancienne Douane (Place de l’Ancienne Douane)

O Koifhus-Ancienne Douane servia como alfândega do vilarejo medieval, e é o edifício mais antigo da cidade. Ele foi construído em 1480 e restaurado entre 1895 e 1898.

Font Schwendi (Place de l’Ancienne Douane)

A estátua de Lazare de Schwendi é a figura central da fonte. Desenhada por Auguste Bartholdi em 1898, traz o general que lutou no século XVI contra os turcos na Hungria, de onde teria traziado a pinot gris, uma variedade de uva muito comum hoje na Alsácia.

Guide Colmar Alsace France - 1001 Dicas de Viagem Travel Tips
Place de L’Ancienne Douane e Fontaine Lazare de Schwendi. Foto: 1001 Dicas de Viagem.
Chateau d’Eau (Avenue Raymond Poincarré)

É o reservatório de água mais antigo da Alsácia, embora não seja utilizada desde 1984. A Torre tem 53 metros de altura, e foi construída em estilo neo-gótico do século XIX.

+ Tour de 8 horas partindo de Colmar, visitando o Castelo de Kaysersberg, a vila de Riquewihr e vinícolas. Confira aqui este e outros tours em Colmar ou na região da Alsácia.

Culinária Alsaciana

Uma das coisas a se fazer em Colmar, é experimentar os pratos típicos regionais, como o WistubBrenner, e a Flammekueche  (uma espécie de pizza de massa super fina). A região é conhecida também por seus deliciosos vinhos brancos, como por exemplo, o Gewurztraminer que harmoniza muito bem com o tradicional foie gras alsaciano.

Guide Colmar Alsace France - 1001 Dicas de Viagem Travel Tips
Chucrute alsaciano. Foto: 1001 Dicas de Viagem.

Gostou? Então compartilhe este post!

VAI VIAJAR? COMECE A PLANEJAR SUA VIAGEM AGORA MESMO:

Reserve hotéis e pousadas pelos melhores preços e sem taxa de reserva

Airbnb: ganhe R$ 130 de desconto na sua 1ª hospedagem

Utilize o cupom 1001DICAS5 e garanta seu Seguro Viagem com até 10% de desconto

Transfira dinheiro para o exterior com praticidade e menores taxas

Saia do Brasil com chip pré pago e internet 4G

Garanta seus ingressos para atrações, excursões e passeios com antecedência

Alugue seu carro com a Rentcars e pague em até 12x e sem IOF

Procurando os melhores preços de passagem aérea?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *