Kölner Dom: Visita a famosa Catedral de Colônia

Colônia
Kölner Dom: a famosa catedral católica romana de Colônia

A Catedral de Colônia (Kölner Dom) é um renomado monumento do catolicismo alemão e da arquitetura gótica; que foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO em 1996.

A construção desta obra-prima gótica foi iniciada em 1248 e ocorreu em várias etapas, sendo concluída somente em 1880.

Ao longo de sete séculos, sucessivos construtores foram inspirados pela mesma fé e um espírito de absoluta fidelidade aos planos originais.

As gigantescas torres da Catedral foram concluídas em 1880, e desde então dominaram o panorama da cidade. A torre Norte tem 157,38 metros, e é 7 centímetros mais alta que a torre Sul.

Catedral de Colônia - Kölner Dom | 1001 Dicas de Viagem
Catedral de Colônia. Foto: 1001 Dicas de Viagem.
Catedral de Colônia - Kölner Dom | 1001 Dicas de Viagem
Catedral de Colônia. Foto: 1001 Dicas de Viagem.

A Catedral é, ainda hoje, o segundo edifício mais alto de Colônia, depois da torre de telecomunicações.

Os visitantes interessados em apreciar uma bela vista panorâmica sobre o Rio Reno podem até mesmo subir a escada em espiral de 509 degraus para chegar até uma plataforma de observação a cerca de 98 metros acima do solo.

+ Leia também: Ritter Sport: o maravilhoso chocolate alemão

A Kölner Dom tem a maior fachada ocidental e o terceiro maior interior de igreja do mundo. Para se ter uma ideia, ela ocupa quase 8.000 mde área útil, com capacidade para acomodar mais de 20.000 pessoas.

Vista de cima pode-se notar que sua edificação apresenta uma forma de uma cruz latina, como é habitual nas catedrais góticas.

Catedral de Colônia - Kölner Dom | 1001 Dicas de Viagem
Vista aérea da Cadetral de Colônia.

Já seu interior é realçado por inúmeros vitrais do século XIX, incluindo um conjunto de cinco no lado sul chamado “Bayernfenster”. Tal conjunto é altamente representativo do estilo de pintura alemã da época, e foi um presente de Ludwig I da Baviera.

Catedral de Colônia - Kölner Dom | 1001 Dicas de Viagem
Conjunto de pinturas. Foto: 1001 Dicas de Viagem.
Catedral de Colônia - Kölner Dom | 1001 Dicas de Viagem
Escultura na Catedral. Foto: 1001 Dicas de Viagem.

O coro medieval, composto por 104 assentos e cercado por artes dos séculos XII e XIV, é feito de carvalho esculpido, estátuas pintadas e vitrais. Este coro é considerado como um dos maiores do gênero ainda existentes.

A Catedral de Colônia tem onze sinos da igreja, quatro dos quais medievais. Ela também possui dois órgãos de tubos de Klais Orgelbau, construídos em 1948 e 1998.

Catedral de Colônia - Kölner Dom | 1001 Dicas de Viagem
Nave principal da Kölner Dom. Foto: 1001 Dicas de Viagem.
Catedral de Colônia - Kölner Dom | 1001 Dicas de Viagem
Interior da Catedral de Colônia. Foto: 1001 Dicas de Viagem.
Relíquias da Kölner Dom

Na Capela do Sacramento está a Madona de Milão, uma elegante escultura de madeira que representa Maria e o menino Jesus. Feita na oficina da Catedral de Colônia por volta de 1290, esta grande estátua gótica está associada a diversos milagres e atrai peregrinos há séculos.

O Santuário dos Três Reis Magos é um relicário que contém os ossos dos Reis Magos da Bíblia; também conhecidos como os Três Reis ou os Três Reis Magos. É o maior, mais artisticamente significativo e, em termos de seu conteúdo, o relicário mais ambicioso da Idade Média. As relíquias foram trazidas de Milão em 1164, enquanto o santuário foi feito entre os anos de 1190 e 1220, pelo ourives Nikolaus von Verdun nas oficinas de Colônia e Maasland.

Catedral de Colônia - Kölner Dom | 1001 Dicas de Viagem
Relicário com os restos mortais dos 3 Reis Magos. Foto: 1001 Dicas de Viagem.

O Crucifixo Gero, de cerca de 965 a 970, é a maior escultura antiga do Cristo crucificado ao norte dos Alpes, e sempre foi exibida na Catedral de Colônia.

Na Schatzkammer (câmara do tesouro) estão os relicários preciosos, manuscritos, insígnias dos arcebispos e do clero, entre outros objetos que datam do século IV ao XX. A câmara do tesouro fica no lado norte da catedral, e para visitá-la é necessário comprar o ingresso.

Curiosidade

A Catedral foi o edifício mais alto do mundo entre 1880 e 1884. Ela foi atingida por 14 bombas durante a Segunda Guerra Mundial, mas sua edificação não caiu.

Ela persistiu no meio dos destroços e do caos, sendo considerada como o maior símbolo de esperança à população. Mais de 30 mil tijolos foram usados no conserto dos danos causados pelos bombardeios durante a guerra.

Catedral de Colônia - Kölner Dom | 1001 Dicas de Viagem
Registro da Catedral em 1945. Fonte: bllderbuch-koen.de.

Atualmente, a Catedral é um importante local de peregrinação, sendo constantemente visitada por milhões de pessoas de todo o mundo.

Informações práticas

Endereço: Domkloster 4, 50667 Köln.

A Catedral está localizada bem no centro de Colônia. E considerando o seu tamanho, não é difícil encontrá-la. Ela fica bem de frente à estação central da cidade.

Horários de abertura: diariamente de novembro à abril das 6h00 às 19h30; e de maio à outubro das 6h00 às 21h00.

Atenção: os horários podem sofrer modificações. Consulte o site oficial da instituição.

Ingressos: a entrada é gratuíta, mas caso queira, são aceitas doações para o eterno restauro da Catedral. Os tours guiados e a visita ao tesouro, por sua vez, custam entre 6 e 7 euros. Estes ingressos e outros tours pelos pontos turísticos da cidade podem ser comprados online de forma simples e rápida, com bons preços e a possibilidade de cancelamento fácil. Clique aqui para conferir.

 

Gostou? Então compartilhe este post!

VAI VIAJAR? COMECE A PLANEJAR SUA VIAGEM AGORA MESMO:

Reserve hotéis e pousadas pelos melhores preços e sem taxa de reserva

Airbnb: ganhe R$ 130 de desconto na sua 1ª hospedagem

Utilize o cupom 1001DICAS5 e garanta seu Seguro Viagem com até 10% de desconto

Transfira dinheiro para o exterior com praticidade e menores taxas

Saia do Brasil com chip pré pago e internet 4G

Garanta seus ingressos para atrações, excursões e passeios com antecedência

Reserve seu carro com as melhores locadoras e pague em reais em até 12x (e sem IOF)

Procurando os melhores preços de passagem aérea?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *