Megève Ski Resort - Roteiro Megève Guide Dicas de Viagem

Megève: roteiro pelos Alpes franceses

Haute-Savoie
Tudo o que você precisa saber sobre Megève

Megève está localizada no departamento de Haute-Savoie, no Sudeste da França, próximo ao Mont-Blanc. Fica à 1.200 metros de altitude e é considerada como um dos resorts de esqui mais belos no mundo.

Animada, elegante e bem frequentada, a cidade é repleta de charmosas ruelas e becos de aspecto medieval, cercados de boutiques de grife, cafés e delicatessens.

Embora sua parte histórica tenda sido fundada por Beneditinos no século 12, foi somente em 1920 que sua identidade começou a ser planejada, pela Família Rothschild. Época em que a família decidiu criar ali, nos Alpes franceses, uma das mais belas estações de esqui do mundo, para concorrer com a prestigiosa estação de Saint Moritz, na Suíça. Foi a partir daí, que Megève começou a ser frequentada por turistas e artistas, ficando conhecida internacionalmente.

A marca dos Rothschild continua até hoje: o local é conhecido por ser um destino de luxo e sofisticação, excelente para férias em família, casais aventureiros, ou mesmo Lua de Mel.

+ Encontre hospedagem com os melhores preços

Megève Ski Resort - Roteiro Megève Guide Dicas de Viagem

Megève Ski Resort - Roteiro Megève Guide Dicas de Viagem
Centro de Megève. Fotos: 1001 Dicas de Viagem.
A estação de esqui de Megève

O Megève Ski Resort conta com 445 quilômetros de pistas, servidas por 81 lifts, com diversos níveis de dificuldade; sendo os principais destaques a descida da Copa do Mundo de Downhill e os bumps.

A estação de esqui de Megève tem uma belíssima vista para o Mont-Blanc, e sua altitude varia de 1.113 à 2350 metros. Impossível não se encantar com este cenário!

Com um único liftpass (Domaine Evasion Mont-Blanc), é possível esquiar por todas as montanhas em Megève, bem como nas estações vizinhas; ou seja, de Saint-Gervais-les-Bains, Combloux, La Giettaz, Saint-Nicolas-de-Véroce e Les Contamines-Montjoie.

Megève Ski Resort - Roteiro Megève Guide Dicas de Viagem
Megève Ski Resort.

Já para os pequenos, o Megève Ski Resort oferece o The Piou Piou Club, que ensina crianças à partir de 3 anos a começarem a esquiar.

Não se esqueça do Seguro Viagem
Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O Seguro Viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos países onde ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Sem esquecer que o seguro também é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Com o código 1001DICAS5 nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar.

O que fazer em Megève, além de esquiar

Se você não é muito fã de esqui, não precisa se preocupar. A cidade oferece diversas outras atividades, como: snowboard, trekking, patinação no gelo, esqui alpino e cross-country, raquettes à neige (uma alternativa para um passeio à pé na neve), snowshoeing, chiens de traineaux (passeio com cães em trenó com vista para o Mont-Blanc), paragliding, entre outras atividades.

Megève Ski Resort - Roteiro Megève Guide Dicas de Viagem
Pista de patinação no centro de Megève. Foto: Megève Tourisme.

O «après-ski» (ou outras atividades na neve) é excelente e super animado; contando com inúmeros salões de chá, bares, e restaurantes gastronômicos.

Além da prática de esportes, você pode fazer compras, ir a cassinos, ou aproveitar piscinas e spas. As carruagens são uma divertida maneira de conhecer o charmoso centro de Megève.

Megève Ski Resort - Roteiro Megève Guide Dicas de Viagem

Megève Ski Resort - Roteiro Megève Guide Dicas de Viagem
Centro de Megève. Fotos: 1001 Dicas de Viagem.
Hotéis em Megève

A cidade é pequena e bem acessível, então independente de onde escolher se hospedar (perto das pistas ou mais próximo do centro), não tem como dar errado.

Se preferir ficar mais próximo das estações, a dica é escolher um hotel no alto da cidade, em Mont d’Arbois ou mesmo no caminho de Rochebrune (sendo este último o acesso mais rápido ao centro).

Você poderá se deslocar até o centro de carro ou com a Navette (que passa a cada 20 minutos até às 19h30).

+ Faça uma cotação para locação de veículos na Europa: pague em reais, parcelado e livre de IOF

Confira algumas sugestões de hospedagem:

Hotéis 5 estrelas:

Relais & Châteaux Flocons de Sel

Four Seasons Hotel Megève

Les Fermes de Marie

M de Megève

Fer à Cheval

Hôtel L’Alpaga (tem ainda um restaurante com 1 estrela Michelin)

Hotel Mont Blanc

Le Chalet Zannier

Megève Ski Resort - Roteiro Megève Guide Dicas de Viagem
Les Chalets du Mont d’Arbois Megeve, a Four Seasons Hotel. Foto: Divulgação.

Hotéis 4 estrelas:

Lodge Park

– Chalet du Renne

Hotéis 3 estrelas:

Au Coin du Feu

– Boutique Hotel – Cœur de Megève

Au Vieux Moulin

Ferme du Golf 

Onde comer em Megève

Além de ser um resort de esqui, Megève também é um paraíso gourmet: queijos, laticínios, embutidos, trufas, etc. A gastronomia local não vai te decepcionar. Algumas sugestões são:

La Fromagerie des Fermes de Marie: Restaurante super charmoso, com comida típica da montanha, cuja raclette é considerada a melhor de Megève (generosa em queijo, e acompanhamentos servidos à vontade). Endereço: 163 Chemin de la Riante Colline.

 – Au Coeur de Megève: Restaurante super tradicional localizado bem no centro de Megève. Possui uma ótima raclette e pierrades excelentes (carnes cozinhadas em pedra quente). Endereço: 44 Rue Charles Feige.

 – Le 1920: Restaurante 2 estrelas Michelin, com um terraço lindo, pelo Chef Julien Gatillon. Endereço: 373 Chemin des Follières.

Flocons de Sel: Com o chef Emmanuel Renaut, é o único restaurante a conseguir 3 estrelas no Guia Michelin, e também eleito o melhor Chef de 2012. Importante reservar com bastante antecedência. Endereço: 1775 Route du Leutaz.

Le Bistrot de Megève: Restaurante sofisticado, com menu bem variado. Preços bem acessíveis. Eleito como o melhor fondue da cidade em 2018. Confesso que foi o melhor que já provamos até hoje! Importante garantir sua reserva com antecedência. Endereço: 76 Rue Charles Feige.

Megève Ski Resort - Roteiro Megève Guide Dicas de Viagem
Fondue no Le Bistrot de Megève. Fotos: 1001 Dicas de Viagem.
+ Leia também: Parque Provincial Aconcágua: Trekking pelas Cordilheiras dos Andes

 – L’Alpage: Também apresenta um delicioso fondue. Fica no interior do hotel Le Fer à Cheval. Endereço: 36-A Route du Crêt.

La CalècheLugar animado e descontraído, perfeito para experimentar a cozinha típica savoyard e tomar um vinho local.

Le Refuge: Considerado como um dos melhores de Megève. Cozinha típica com direito à vista para o Mont-Blanc. Endereço: 2615 Route du Leutaz.

 – Le Torrent: Restaurante descontraído, com especialidades da Sovoie (incluindo fondue com trufas), carnes, peixes e risottos. Endereço: 18 Rue Ambroise Martin.

 – Le Flocon Village: Um dos melhores restaurantes de Megève. Cozinha francesa variada. Altamente recomendado. Endereço: 75 Rue Saint-François.

 – Nanno Caffè: bar a Tapas excelente, localizado no centro da cidade. Paradinha gastronômica imperdível. A sugestão fica para um Croque-Monsieur pós ski. Endereço: 21 Rue Mgr Conseil.

 – Chez Tante Alice: Gostoso e aconchegante, possui uma carta variada, com preços mais acessíveis. Endereço: 66 Rue Ambroise Martin.

Chez Maria: A creperie mais famosa de Megève. Os crepes são deliciosos e a decoração é bem inusitada, com mais de 300 bules coloridos. Endereço: 18 Impasse du Chamois.

Megève Ski Resort - Roteiro Megève Guide Dicas de Viagem
Waffle e crepe de chocolate. Foto: 1001 Dicas de Viagem.

L’Alpage du Pré-RossetDurante o almoço (no jantar somente com reservas antecipadas), e durante as estações de inverno e verão, você pode ir conhecer o L’Alpage du Pré-Rosset. Um antigo chalet, datado de 1853, extremamente rústico e inteiramente renovado. O local apresenta uma vista excepcional e um delicioso menu.

Durante a noite, uma opção é o passeio de motoneige. Ao reservar o jantar, você será buscado pela motoneige, e na volta poderá descer de luge. Para os menos aventureiros, também existe a opção de voltar de motoneige, é claro.

Bares e baladas

La Sauvageonne – Chez NanoUm dos lugares mais festivos de Megève, sendo ideal para festejar com um grupo de amigos. Apresenta uma decoração bonita e sofisticada. Endereço: 2637 Route du Leutaz.

Club de Jazz Les 5 RuesBar de jazz americano, muito animado. Endereço: 19 Passage Cinq Rues.

Bar Le SPonto de encontro no final da tarde, depois do esqui. Bastante frequentado pelo público jovem. Endereço: 28-48 Rue Charles Feige.

Les JumeauxApós um tranquilo jantar, todos vão terminar dançando em volta das cadeiras e mesas. Ambiente divertido, com música ao vivo. Endereço: 170 Route Edmond de Rothschild.

+ Encontre hospedagem com os melhores preços

Compras em Megève
Gastronomia

La Boutique aux ChocolatsDeliciosos chocolates artesanais. Endereço: 176 Rue Charles Feige.

La CrémerieO paraíso para os fãs de queijos e laticínios. Endereço: 79 Rue Ambroise Martin.

Boucherie BelloPara quem quiser experimentar deliciosos saucissons, presuntos, etc.  Endereço: 914 Route Nationale.

Boulangerie Le Fournil de MegèveCaso você queira provar os melhores pães da cidade. Endereço: 5 Route de Rochebrune.

Megève Ski Resort - Roteiro Megève Guide Dicas de Viagem
Boutiques em Megève. Foto: 1001 Dicas de Viagem.
Roupas, acessórios e decoração

Para os interessados em roupas e acessórios, a cidade não deixa a desejar. Existem diversas lojas sofisticadas, como, por exemplo: a Allard (a mais famosa de Megève, conhecida por ter inventado a calça fuseau); La Canadienne, a multi-marcas Big Boss, a Façonnable, a Fusalp (marca francesa de ski), a Napapidjiri (marca italiana), a Moncler (com uma grande variedade de “Doudounes”), e a belíssima Snow Valley.

Dicas rápidas

– Não apenas Megève, como toda a região, costumam ficar lotadas durante as férias escolares de fevereiro (férias de inverno), então, se possível, evite programar sua viagem durante esse período.

– Caso vá visitar a cidade durante a alta temporada, não deixe de fazer suas reservas para hotéis e restaurantes com bastante antecedência.

– Baixe o app de Megève para verificar o estado das pistas e ter acesso à um mapa interativo.

– Baixe o app da Navette para ficar informado do horário do transporte

Gostou? Então compartilhe este post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *