Schilthorn: o restaurante do 007 no topo dos Alpes Suíços
A neve caindo sobre os Alpes suíços e a gente, no quentinho, tomando um super café da manhã à 2.970 metros, no topo da montanha Schilthorn, em um restaurante giratório em que foi gravado o filme do “007 – Serviço Secreto de sua Majestade”. Esse foi o nosso super passeio do fim de semana, e que tem a cara da Suíça! Foi um dia delicioso e um passeio que vale a pena ser considerado se você estiver pelas terras do queijo e do chocolate.
A nossa subida para a montanha começou em Stechelberg. Lá há um pequeno estacionamento pago, a bilheteria e a estação do bondinho. Para chegar ao topo de Schilthorn é preciso fazer três paradas: a primeira dá acesso ao vilarejo de Gimmelwald, à 1367 metros. Um dos poucos na Suíça em que o acesso é proibido para veículos. Em 2003 a população desse vilarejo era de apenas 130 pessoas. A economia depende basicamente do turismo, seja no verão, para caminhadas pela natureza verdinha ou no inverno, quando tudo está coberto pela neve e é possível esquiar.
Na própria estação de Gimmelwald nós pegamos o segundo bondinho, que sobe até Müren, um outro vilarejo (pouco maior que Gimmelwald) que tem aquelas casinhas típicas de madeira, cuidadosamente pintadas e decoradas. Uma fofura sem tamanho!
+ Leia também: “Gurten: montanha e parque de Berna“
De lá, há mais uma parada em Birg, estação onde é possível passear sobre uma plataforma de piso transparente com vista panorâmica para as montanhas, chamado Skyline Walk ou caminhar ao longo das paredes rochosas da montanha, no Thrill Walk. Infelizmente, no dia do nosso passeio o tempo estava super fechado, muita neblina e neve, então essa parte vai ficar para uma próxima oportunidade, em um dia de sol! Mas a vista que a gente deveria ter é essa aqui:
No topo do Schilthorn
De Brig pegamos o último bondinho, que sobe até o topo de Schilthorn. Lá de cima é possível ter uma vista deslumbrante da Suíça, bom, nos dias de sol pelo menos. Infelizmente não foi o nosso caso, mas valeu mesmo assim!
Tudo bem, se por um lado a gente perdeu a vista, por outro a gente aproveitou a neve e o frio que estava fazendo lá fora (-2° com muito vento) e foi conhecer o restaurante do 007, o Schilthorn Piz Gloria. O restaurante é construído sobre uma plataforma móvel que roda 360° em pouco menos de uma hora. Assim, normalmente, é possível tomar bons drinks ou fazer uma refeição com vista panorâmica dos Alpes, sendo possível observar, por exemplo, Eiger, Mönch e Jungfrau.
Nós aproveitamos a visita para aproveitar o delicioso buffet do James Bond Brunch. Chique demais, sério. Pratos quentes, frios, saladas, pães diversos, café, chá e até mesmo taças de espumante. Tudo à vontade. No cardápio há também várias outras opções de pratos em homenagem ao filme, como o Spaghetti ”James Bond” que é feito com bacon, um pouco picante, azeitonas, champignons, molho de tomate e “Chipolata”, que é uma salsicha fina, feita de carne de porco, salgadinha e com sabor suave.
+ Leia também: “Rosengarten : Um cantinho mágico em Berna”
Além do restaurante e da plataforma com vista para os Alpes, há também uma pequena loja de lembrancinhas, uma exposição em homenagem ao 007. Mesmo os banheiros são decorados como se você fizesse parte do filme do James Bond. Ele fala com você enquanto lava as mãos e as caixinhas de som trazem falas e barulhos de uma cena de ação. É muito divertido! Eu nunca tinha tido vontade de tirar foto no banheiro antes. E agora, aqui estou eu… publicando uma foto do banheiro!
Na volta desse passeio delicioso, pegamos os bondinhos de volta para a vida real. Ficam as fotos e as saudades, como sempre. Mas também a vontade de voltar em um dia de sol para ver tudo lá de cima.
Preços
Os preços para subir a montanha também são suíços: 105 Francos pelo bondinho, por pessoa, ida e volta. A dica esperta é que os aniversariantes não pagam!
Para subir de graça você precisa mostrar o documento de identidade e fazer aniversário exatamente no dia do passeio. Não adianta, por exemplo se você for um dia antes ou um depois. Além disso, eles pedem que alguém mais suba com você. Ou seja, um casal que pagaria 210 Francos para conhecer o topo da montanha, acaba pagando 105 Francos.
As tarifas para subir até os vilarejos anteriores são menores: 12,40 Francos, ida e volta, para Gimmelwald; 22,80 Francos para subir e voltar de Mürren e 67,40 Francos, ida e volta, para Birg.
O preço do James Bond Brunch é de 33 Francos por pessoa, com comida e bebida incluída. Já um prato, como o Spaghetti ”James Bond” custa 22,50 Francos.
Dica esperta!
Além da dica já mencionada acima para fazer a visita sem precisar pagar, também vale clicar aqui para verificar a previsão do tempo antes da sua subida. O site também mostra a câmera o local em tempo real para as pessoas se programarem direitinho! 🙂
#ExperienceSchilthorn
Realização: Ana Luíza de Sousa (Pelo Mundo Blog)
Blogueiras: Júlia Borba (1001 Dicas de Viagem), Juliana Guimarães (Eu Ando Pelo Mundo) e Renata Autran (Suíça entre amigos)
Apoio: Schilthorn – Piz Gloria
Veja o que rolou no evento também, através das hashtags#ExperienceSchilthorn e #Schilthorn no Instagram e Facebook.
Atividades no Cantão de Berna
Consulte e reserve seus passeios na Suíça através do Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo; com profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós sempre utilizamos e recomendamos. Dá só uma olhada:
Este post é fruto de uma parceria comercial entre o 1001 Dicas de Viagem e a empresa citada. Cabe destacar que aceitamos parcerias comerciais apenas de empresas que conhecemos e/ou testamos os serviços, e publicamos somente informações que julgamos relevantes para nossos leitores e/ou que possam auxiliar no planejamento de suas viagens. |
---|
Amei, quero muito ir. Está na minha lista de lugares que estou louca pra ir.
Que amor esse passeio. Cada relato seu foi como se estiver nas gravações do filme “James Bond” super fã. Que sonho, adoraria conhecer a neve, fiquei aqui imaginando o frio . Mas com certeza a sensação de adrenalina deve ter superado. E esse restaurante 360° quanta inovação! Realmente fiquei encantada com esse seu passeio . Adorei as dicas . Beijinhos.
Que viagem de sonhos! Eu aqui no verão do Rio de Janeiro e vendo essa neve toda, que vontade de estar aí. Um passeio inesquecível certamente.
Fiquei in love, que sítio mágico. Mas imagino o friooooo. Vai ficar anotado para sítios para viajar no futuro. É mágico os Alpes Suiços. dava tudo para provar o chocolate 😀
Que lugar incrível!!! Só de ver as fotos dá vontade conhecer.
Eu ️amei tudo, que lugar mais lindo é esse mulher, mas também tem que ter coragem né, pq parece ser bem alto ️Srs… Mas ️️amei real, só fiquei com vontade de viajar… Bjs e boas viagens
Oi Julia, que legal as suas dicas e todo relato sobre a ida ao Restaurante Piz Gloria. Sou louca para conhecer edte lugar, e amei achar essa matéria muito bem relatada que deixa a gente com mais vontade ainda de correr pra lá.
Tenho uma pergunta, por curiosidade, qual foi o período de sua viagem (datas) ?! pra que possa ter uma base sobre como é o cenário nesta época.
Oi Liliani, a gente foi dia 11 de novembro. Esse mês é especialmente complicado por aqui, muito imprevisível. A temperatura fica variando entre 10°C e -7°C, pode fazer muito sol, ou pode ter muita chuva ou muita neve. É quando o inverno está começando, então em dezembro a temperatura fica sempre mais baixa, mas os dias são mais bonitos. Janeiro e fevereiro também é assim. Dai março começa a esquentar, a temperatura fica bem instável, outra vez, mas os dias são bonitos e as montanhas ainda tem muita neve. A partir de abril a natureza vai voltando… é mais quente, tem mais verde, mais flores… Então depende muito da experiência que você quer ter. Se você vier no verão vai conhecer um país realmente diferente do que conheceria no inverno. Até o jeito das pessoas muda com o clima!