Gurten: montanha e parque de Berna, Suíça
Se você estiver na Suíça e decidir conhecer a capital, Berna, vale a pena incluir o “Gurten“ no seu roteiro. Esse é um dos meus lugares favoritos na cidade. Espero que vocês gostem também!
Trata-se de uma montanha que fica pertinho do centro histórico da cidade (mais ou menos 10 minutos de transporte público) e de onde é possível observar os Alpes Suíços e os chamados pré-Alpes (um grupo de montanhas chamado “Jura”).
Lá em cima existe um campo bem grande, com uma grama perfeitamente cuidada e muitas árvores. Lembra do gramado dos Teletubbies? Pois é, igualzinho. Existe mesmo!
No verão as pessoas sobem o morro levando toalhas e petiscos e fazem pique-nique lá em cima ou vão até lá para brincar com cachorro e fazer churrasco com os amigos. Mas grande parte dos visitantes sobe com a família. Existe um parquinho para crianças com trenzinho, que está sempre movimentado; além de restaurantes com uma vista deslumbrante para a cidade e até mesmo um hotel.
Para os mais aventureiros, crianças ou adultos, há ainda um caminho de terra bastante inclinado para descer o morro com bicicleta ou em um pequeno trenó que desce parte da montanha.
+ Leia também: “Museu Histórico de Berna”
A subida até lá pode ser feita a pé (em pouco mais de 30 minutos) ou de bondinho (em pouco mais de 5 minutos). O preço do bondinho é 10,50 Francos, ida e volta, por adulto. Crianças com até 6 anos não pagam e entre 6 e 16 anos é cobrada meia-tarifa, 5,50 Francos.
O Gurten pode ser visitado durante o ano todo. Mas a procura maior é na primavera, verão e outono; quando a temperatura é mais agradável para ficar ao ar livre.
Um detalhe importante é que no verão acontece lá em cima, em meados de julho, o maior festival de música da cidade; com duração de quatro dias, o famoso “Gurten Festival”. Os ingressos para esses shows acabam logo nos primeiros meses do ano (ainda antes de serem anunciadas as bandas). Como o evento é muito amado as pessoas compram o ingresso mesmo antes de ter todas as informações, para garantir melhor preço e o bilhete de entrada para o festival. Durante esses dias de show é possível acampar no morro – o que é feito por muitos festeiros que compram mais de um dia de show.
O engraçado é que os organizadores do festival permitem que as pessoas subam com bebidas próprias (até um litro de qualquer coisa, seja alcoólico ou não), contanto que esteja em uma garrafinha pet. Nada de vidro ou alumínio.
O acesso ao Gurten ocorre desde 1899; e estima-se que quase um milhão de pessoas subam a montanha por ano. Clicando neste link é possível dar uma olhadinha na camera em tempo real do Gurten para saber se a visualização está boa o suficiente para fazer o passeio. Não tem graça fazer o percurso para perder a vista, né?
Atividades no Cantão de Berna
Consulte e reserve seus passeios na Suíça através do Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo; com profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós sempre utilizamos e recomendamos. Dá só uma olhada:
A Suíça e realmente linda cada ponto turístico e uma beleza diferente, nunca tive vontade de visitar a Suíça mas parece um país que realmente vale a pena conhecer
Adorei as dicas um beijo
Impressionante como cada cantinho da Suiça é lindo, né? Ainda não conheço esse, mas já está na listinha de lugares que preciso ir. Adorei!
Verdade, Tati! Pra todo lado a gente levanta a máquina fotográfica e sai um cartão postal!! 🙂
Gramado do Teletubbies é pacabá, hahaahahhahaha!!!
Tenho visto tanta coisa legal da Suíça ultimamente que agora tô pensando seriamente em ir!
Mas não lembra muito Teletubbies? hahahahaha… Mas sério, esse país merece ser conhecido <3 Vc vai gostar!! 🙂
Achei a Suíça muito incrível, quero voltar e conhecer mais das outras cidades, com certeza deve ter muito a se desbravar!
Verdade, Flávia. É um país tão pequenininho, mas tem muuuuita coisa para fazer por aqui!! 🙂
Que lugar mais lindo! Morro de vontade conhecer a Suiça.
E deve ser ainda mais interessante visitar durante o periodo do festival.
Nossa, Ju! O festival é realmente muito bom. Calor, muita gente, músia boa, uma vista incrível… Vale a pena! Se vc animar de vir, fique de olho nos ingressos. Eles realmente compram as coisas com antecedência por aqui. Dai depois vai ficando muito mais caro até acabar. Eles vendem tudo no início do ano, tipo fevereiro. Incrível…
Uau! Muito lindo esse lugar. Uma vista incrível! Suíça é um sonho de destino que um dia ainda vou conhecer. Até lá fico lendo sobre dicas maravilhosas como essa!
Tenho certeza que vai amar. Enquanto isso você vai pensando se quer vir no frio, com a vista das montanhas branquinhas de neve; outono, quando a temperatura é mais agradável e a natureza está toda colorida (folhas verdes, amarelas e vermelhas); verão para nadar nos rios e fazer longas caminhadas pelas montanhas ou na primavera, quando todas as ruas estão cheias de flores! Tem muita coisa para decidir! 🙂
Adorei! Que vista, hein?! Nunca dei muita bola pra Suiça, mas a cada novo post que leio fico com mais vontade de conhecer esse país tão cheio de atrativos!
A mesma coisa comigo, Alessandra. Não estava nos meus planos conhecer a Suíça, mas é realmente um encanto! Eles sabem aproveitar a vida e a natureza. É tudo perfeitamente bem cuidado e as pessoas são muito educadas. Uma cultura bastante interessante e muitos lugares lindos <3