Sintra and Cascais in Portugal

De bike em Portugal: passeio por Sintra e Cascais

Lisboa Sintra e Cascais
De bike em Portugal: passeio por Sintra e Cascais

A gente sabe que o bom das férias é poder descansar, mas fazer um pedal de 42 Km também pode ser considerado descanso se você está num lugar lindo, em boa companhia e… com uma bicicleta elétrica!

Bom, não é exatamente àquele descanso tradicional, do tipo que a gente deita no sofá com um pote de pipoca e assiste a uma sequência interminável de seriados na TV. Mas estando em Portugal, com a chance de conhecer lugares incríveis e de se divertir muito com a família e amigos, vale a pena o suor, o vento no rosto e amassar o cabelo no capacete para se deparar com verdadeiros pedaços de paraíso que aparecem pelo caminho.

Lisboa Autêntica

Com o intuito de conhecermos Sintra e Cascais, alugamos on-line as nossas bicicletas com a Lisboa Autêntica antes de mesmo irmos para Portugal. A empresa tem uma estrutura bastante grande de guias e bikes, e portanto, agendamentos espontâneos também funcionam. Além disso, a empresa realiza diversos outros roteiros por Portugal, mesmo dentro de Lisboa, com ou sem bike. Vale a pena dar uma olhadinha lá no site. Os funcionários foram muito atenciosos conosco, pontuais e bastante responsáveis com as reservas e equipamentos. De primeira!

Para descrever a bicicleta, basta dizer que tínhamos uma Scott novinha (com menos de um ano de uso) e um motor Bosch super potente que não nos decepcionou nem nas piores subidas. A desvantagem é que quando você volta para casa corre o risco de, assim como eu, não gostar mais tanto da sua bicicleta!

O nosso guia, Daniel Serra, foi super legal desde o inicio. Além de sentir o ritmo do grupo e adaptar o tempo necessário para cada uma das paradas, ele também ficou o tempo todo atento ao nosso ritmo no pedal, para diminuir ou acelerar sempre que necessário. Ele conhece super bem a região, nos explicou a história de todos os castelos que vimos pelo caminho, e escolheu os melhores pontos para fazer mos paradinhas estratégicas para as fotos.

Rumo à Sintra e Cascais: o começo da aventura

O ponto de encontro é em Lisboa, na Praça do Comércio, às 10 horas da manhã. O Daniel nos explicou que o horário acabou sendo fixado no meio da manhã a pedido dos próprios turistas, que não querem acordar muito cedo. Assim, eles podem dar uma esticadinha um pouco maior na noite anterior. Na praça, o grupo se encontra, testa as bicicletas, recebe as instruções, o capacete e as dicas para uso da bike.

Quem nunca pedalou em uma bicicleta elétrica não precisa ter medo. É bastante simples e muito divertido. Parece que alguém esta te dando uma mãozinha justamente na hora mais difícil: a subida. É perfeito!
Fomos pedalando da Praça do Comércio até a estação de trem de Lisboa, onde pegamos um trem para Sintra. São aproximadamente 30 minutos e é chegando lá que o passeio começa de verdade.

Sintra e Cascais em Portugal
Bicicleta Elétrica da Lisboa Autêntica. Fotos: 1001 Dicas de Viagem
Sintra

A cidade é um show. Não só pela natureza ou pela vista panorâmica que temos de cima das montanhas, mas pela enorme quantidade de castelos da região. Como estávamos com as bikes, não paramos para visitar o interior dos castelos, pois isso realmente tomaria o dia todo; então passamos por eles, nos apaixonamos pelo visual maravilhoso e pelo contraste das construções com a natureza e seguimos em frente, ficando, a cada esquina, cada vez mais maravilhados.

Sintra and Cascais in Portugal - 1001 Dicas de Viagem
Vista de Sintra, Portugal. Foto: 1001 Dicas de Viagem
Os palácios mais famosos são:

Palácio da Pena: construído no século XIX, ele fica no topo da Serra de Sintra e foi eleito em 2007 como uma das Sete Maravilhas de Portugal.

Palácio de Queluz: Da época de D. Pedro III, foi construído entre 1747 e 1786, e tem influências francesas e italianas, além de um lindo jardim.

Palácio de Sintra: De fundação árabe, esse castelo não é nada convencional. Na idade média ele foi utilizado pela corte durante o período do verão. Atualmente ele reúne vários estilos arquitetônicos, como gótico e manuelino, além de conter coleções hispano-mouriscas. Ou seja, uma salada.

Castelo dos Mouros: Uma fortificação militar construída entre os seculos VIII e IX, com função de proteger Lisboa e arredores.

Palácio Monserrate: Com influência indiana e gótica esse castelo também pertence à lista dos maravilhosos. Estima-se que mais de 2 mil pessoas trabalharam para sua construção, iniciada em 1858.

+ Leia também: Restaurante Ria Formosa: jantar e pôr do sol incrível em Faro
Sintra and Cascais in Portugal - 1001 Dicas de Viagem
Passeio de bike em Sintra com a Lisboa Autêntica. Foto: 1001 Dicas de Viagem
Sintra and Cascais in Portugal - 1001 Dicas de Viagem
(Esq.) Palácio de Sintra. (Dir.) Palacio da Pena. Fotos: 1001 Dicas de Viagem

Depois dessa bela sequência de castelos, seguimos em direção a Cascais. No caminho, fizemos uma pausa para almoço em um P.F. (Prato Feito) no vilarejo de Colares, chamado Refugio do Ciclista. O lugar é muito (mais muito) simples e a comida é uma delícia. Quem frequenta, normalmente, são os trabalhadores da região. O prato custa 6,50 euros ou 8,50 euros, dependendo da opção de prato. O churrasqueiro faz na hora: peixe, carne ou linguiça.

Colares in Portugal
Parada em Colares, Portugal. Foto: 1001 Dicas de Viagem
Colares in Portugal
Refugio dos Ciclistas em Colares. Foto: 1001 Dicas de Viagem

O nosso guia indicou que provássemos uma linguiça de cada. Então pedimos diversos tipos e repartimos em grupo. O acompanhamento poderia ser batatas fritas ou salada. Já a bebida era uma sprite servida com vinho tinto (assim mesmo, tudo junto e misturado em um copo). Amamos a experiência, comemos bem e sem nenhuma culpa, já que estávamos ali queimando calorias ao longo do dia todo.

Colares in Portugal
Sprite com vinho tinto no Refúgio dos Ciclistas. Foto: 1001 Dicas de Viagem
Cascais

Seguindo para Cascais, o visual mudou completamente. Começamos a pedalar em ciclovias, ao longo de praias lindas, com areias branquinhas. Cada vez que parávamos para tomar aguá, tirávamos milhares de fotos, porque a vista era realmente maravilhosa. Um dos pontos altos foi a chamada “Boca do Inferno”, que apelidamos “Boca do Céu”, porque temos certeza que os portugueses se confundiram ao batizar o lugar.

Cascais Portugal | 1001 Dicas de Viagem
Paradinha no caminho. Foto: Arquivo Pessoal | 1001 Dicas de Viagem
Cascais Portugal | 1001 Dicas de Viagem
À caminho de Cascais. Foto: Arquivo Pessoal | 1001 Dicas de Viagem
Sintra and Cascais in Portugal
Cascais, Portugal. Foto: 1001 Dicas de Viagem
Cascais Portugal - 1001 Dicas de Viagem
Boca do Inferno, Cascais, Portugal. Foto: 1001 Dicas de Viagem
Vistas de Cascais, Portugal. Fotos: 1001 Dicas de Viagem
Cascais, Portugal
Cascais, Portugal. Foto: 1001 Dicas de Viagem

Mais adiante, ao chegar em Cascais, o passeio terminou. Ainda deu tempo de tomarmos um sorvete e pegarmos o trem para Lisboa. Às 19h30 já estávamos na Praça do Comércio, em Lisboa. Considerando que as paradas foram longas, principalmente a do almoço, imagino que tenhamos pedalado por volta de 5h30 ou 6 horas no total, saindo de Lisboa para Sintra e Cascais. É claro que mesmo sendo uma bicicleta elétrica, ainda é preciso pedalar! Mas o cansaço é equivalente ou menor a um dia de turismo, batendo perna, por Lisboa.

Essa foi uma das experiências mais legais das nossas férias em Portugal. Então sem duvida recomendamos tanto o pedal com a Lisboa Autêntica quanto a visita pelas lindas cidadezinhas de Sintra e Cascais.

Maiores informações

Lisboa Autêntica
Tel: (+351) 913221790 / (+351) 969233891
E-mail: info@lisboaautentica.com

Este post é fruto de uma parceria comercial entre o 1001 Dicas de Viagem e a empresa citada. Cabe destacar que aceitamos parcerias comerciais apenas de empresas que conhecemos e/ou testamos os serviços, e publicamos somente informações que julgamos relevantes para nossos leitores e/ou que possam auxiliar no planejamento de suas viagens.

Gostou? Então compartilhe este post!

20 thoughts on “De bike em Portugal: passeio por Sintra e Cascais

  1. Estou saindo de Lisboa, Costa de Caparica, até Vendas Nova, de bicicleta. Posso usar a Autopista A33 ou outras sem problemas ou sou obrigado a ir por estradas secundárias. Obrigado.

  2. Que passeio delícia!!! Enquanto não posso experimentá-lo, acho que vou testar o sprite com vinho!! Vcs gostaram?

  3. Que legal!! Eu sempre gostei muito de andar bicicleta, mas nunca fiz uma viagem dessa maneira. Deve ser interessante. Portugal é um destino que tenho bastante vontade de conhecer, mas ainda não tive a oportunidade de ir. Adorei as dicas e fotos do post.

    1. Muito obrigada, Oscar! Se você curte a ideia da bike, vale muito a pena. Você vai pedalando, parando… é bem mais marcante que chegar, sair do carro, tirar fotos e voltar a dirigir. Principalmente em um lugar em que isso é possível (um trânsito legal, uma parte de ciclovia, ou seja, sem muitos riscos). Se você for lá conhecer, depois conte aqui pra gente!

  4. Um pedal desses relaxa a mente com certeza! Eu pouco tinha visto de Cascais e achei tudo lindo, uma ótima dica de passeio!

  5. Uau, que disposição! Eu adoro fazer atividades nas minhas ferias – não consigo ficar parada muito tempo. Entao você acabou de me dar uma excelente ideia pra região. A bike facilita porque a gente vai parando, admirando, fotografando – alem de ter a adrenalina do vento no rosto e de estar super perto dessa natureza linda. Super passeio!

  6. Oi Julia!!! Que passeio maneiro. Nunca andei de bike elétrica. Deve ser uma experiência diferente, principalmente para aguentar 5 ou 6 horas de atividades. Parabéns pelo post!!!
    Abraços
    Carolina

    1. Obrigada, Carolina! Você vai gostar. Você decide o quanto de ajuda a bike vai te dar. Então nas subidas mais horríveis você está lá: tranquila e sorridente só curtindo a vista. Rs…

  7. Eu adooooooro viajar de bicicleta! É tudo de bom! 😀 Quando fomos à Lisboa tivemos que adiar a viagem à Sintra por causa de um temporal, e desde então eu estou maluca para voltar e explorar Sintra… já sei que será de bike!

    1. Ah não… que pena essa chuva estragando o passeio!!! Mas tudo bem, só adiou a diversão, né? Aposto que você vai aproveitar muito por lá (e de bike) da próxima vez!! 🙂

  8. Excelente forma de conhecer duas belas cidades. Nada como andar ao ar livre… e fazer um pouco de exercício. Bela experiência.

  9. Gente, que passeio top!! E quem disse que de férias a gente quer pipoca no sofá, né? Eu, pelo menos, nem tiro férias se não for para bater perna por aí, hehehehe. Amei o post e deu vontade de fazer tudo isso também.

    1. Michela, seu comentário poderia ser escrito por mim! Rs… Tão eu!! Obrigada pelo recadinho e se for fazer o mesmo passeio, depois me conte se gostou 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *