Restaurante Ria Formosa no Hotel Faro em Portugal

Restaurante Ria Formosa: jantar e pôr do sol incrível em Faro

Faro NO MUNDO
Faro, Portugal

Última cidade, última noite, último jantar. A nossa curta estadia no Hotel Faro marcou a nossa despedida das também curtas férias (de apenas uma semana) em Portugal. Quando chegamos ao Restaurante Ria Formosa, no rooftop do Hotel, estávamos com aquela coleção de memórias e fotos de dias incríveis e já sentindo saudades antecipadas.

+ Tudo sobre a nossa viagem para Portugal

Restaurante Ria Formosa

Assim que abrimos a porta do elevador nos deparamos com um ambiente lindo; metade fechado com vidro e metade aberto, com uma vista panorâmica para o mar e um pequeno porto de Faro. Acho que a expressão “fechar com chave de ouro” resume bem o sentimento.

Pegamos o cardápio, fizemos os nossos pedidos e ficamos ali: diante de um pôr do sol incrível, um verdadeiro espetáculo. Enquanto isso vieram as nossas entradinhas: um purê de cenoura muito delicado em um corneto de tomate seco e, logo depois, uma manteiga especial da casa, feita com molho de tomate e de peixe, muito saborosa.

Restaurant Ria Formosa in Hotel Faro & Beach Club in Portugal
Brinde e pôr do Sol no Restaurante Ria Formosa. Fotos: Julia Borba.
Restaurante Ria Formosa no Hotel Faro em Portugal
Corneto de tomate seco e manteiga da casa. Foto: Julia Borba.

Enquanto estávamos babando na vista lá de cima e brindando a nossa viagem, o garçom Leandro Jesus, super atencioso e que nos atendeu muito bem, trouxe um croquete de peixe com maionese de alho (uma delícia!); e um ceviche de cavala com batata doce no leite de tigre, também muito bom.

Restaurant Ria Formosa in Hotel Faro & Beach Club in Portugal
Croquete de peixe para entrada. Foto: Julia Borba.
Restaurant Ria Formosa in Hotel Faro & Beach Club in Portugal
Ceviche de cavala com batata doce para entrada. Foto: Julia Borba.

De prato principal, provamos a garoupa (peixe super suculento) com aipo e ravióli de carabineiro no molho de funcho. Depois, provamos também o novilho, a carne é maturada e assada, servida com purê cremoso de batata, legumes e cogumelos.

Hotel Faro & Beach Club in Portugal
Garoupa com aipo e ravióli de carabineiro. Foto: Julia Borba.
Hotel Faro & Beach Club in Portugal
Novilho no Restaurante Ria Formosa. Foto: Julia Borba.

Pra terminar essa orgia gastronômica, um bolo de chocolate (desses que dá vontade de repetir mil vezes), com molho de laranja e amêndoas. Hummm…

Restaurante Ria Formosa no Hotel Faro em Portugal
Bolo de chocolate de sobremesa. Foto: Julia Borba.
Dica rápida!

Uma super dica para quem quer conhecer o Restaurante Ria Formosa é dar uma passada para provar os drinks da casa. Do restaurante é possível observar os aviões que decolam do aeroporto de Faro; e foi com isso em mente que eles criaram uma lista de 13 drinks, muito divertida, com nomes de companhias aéreas do mundo todo.

Restaurant Ria Formosa in Hotel Faro & Beach Club in Portugal
Menu de Drinks do Restaurante Ria Formosa. Foto: Julia Borba.
Restaurant Ria Formosa in Hotel Faro & Beach Club in Portugal
Menu de Drinks do Restaurante Ria Formosa. Foto: Julia Borba.

Cada drink tem como bebida principal e mais marcante, àquela que é mais característica do país. Claro que para o Brasil, a cachaça tem destaque. Ela é servida com lima, gengibre, tomilho-limão e muito gelo. Sensacional! O copo tem inspirações tropicais e é um acontecimento em si. Muito legal. O nome do drink é “Azul”. Provamos e gostamos muito. É uma releitura de caipirinha muito bem sucedida. 

Restaurant Ria Formosa in Hotel Faro & Beach Club in Portugal
Drink “Azul”, inspirado no Brasil. Foto: Jan Locher.

Entre outros interessantes tem, por exemplo, a “African Express Airways” que é um drink de rum com infusão de mandioca, beterraba e café; a “Wow”, com saquê de lichia, Yuzu, Kumquat e Manjerona; e a “Tap”, com vinho do porto, pêra e pimenta preta. Como só provamos o drink “Azul” todos esses super diferentes entraram para nossa lista de arrependimentos, ou como eu prefiro pensar, nossa lista de cocktails para uma próxima visita a Faro e, claro, ao Restaurante Ria Formosa.

+ Tudo sobre a nossa viagem para Portugal

Restaurante Ria Formosa no Hotel Faro em Portugal
Vista do Restaurante Ria Formosa. Foto: Julia Borba.
Restaurante Ria Formosa

Praça D. Francisco Gomes, nº 2, 8000-168, Faro, Portugal

Para fazer sua reserva, clique aqui.

NOSSA AVALIAÇÃO:

Acesso: ⭐⭐⭐⭐⭐

Estrutura: ⭐⭐⭐⭐⭐

Atendimento: ⭐⭐⭐⭐⭐

Qualidade/Menu: ⭐⭐⭐⭐

Preços: 💰💰

Legenda das Avaliações e Review de Restaurante _ 1001 Dicas de Viagem

 _________________________________________________________________________________

Este post é fruto de uma parceria comercial entre o 1001 Dicas de Viagem e a empresa citada. Cabe destacar que aceitamos parcerias comerciais apenas de empresas que conhecemos e/ou testamos os serviços, e publicamos somente informações que julgamos relevantes para nossos leitores e/ou que possam auxiliar no planejamento de suas viagens.

 _________________________________________________________________________________

VAI VIAJAR? COMECE A PLANEJAR SUA VIAGEM AGORA MESMO:

Reserve hotéis e pousadas pelos melhores preços e sem taxa de reserva

Utilize o cupom 1001DICAS5 e garanta seu Seguro Viagem com até 10% de desconto

Transfira dinheiro para o exterior com praticidade e menores taxas

Saia do Brasil com chip pré pago e internet 4G

Compre seus ingressos para atrações, excursões e passeios com a Get Your Guide

Reserve seu carro com as melhores locadoras e pague em reais em até 12x (e sem IOF)

Vai para França ou Holanda? Reserve sua passagem pelo site oficial da KLM

Gostou? Então compartilhe este post!

18 thoughts on “Restaurante Ria Formosa: jantar e pôr do sol incrível em Faro

  1. Tudo tão chique e com a cara ótima, o lugar é lindo com uma vista incrível, essa combinação mais que me conquista, achei super casal esse programa, pra aquele momento especial a dois. Agora essa carta de drink foi muita criatividade envolvida, ficou demais.

  2. Portugal é um espetáculo, quero muito conhecer e Faro parece uma boa pedida para iniciar, adorei a dica do restaurante, anotada aqui para quando eu for.

    1. De verdade, Alessandra, Faro vale muito a pena. E é bastante central para quem quer conhecer as praias do Sul de Portugal. Tenho certeza que você vai gostar. Depois conta aqui pra gente 😉

  3. é sempre bom ter opções de restaurantes em vários lugares, esse parece ser uma graça e a comida muito boa, já anotei a recomendação!

  4. Nossa… que jantar maravilhoso e que vista top! Ainda mais com o pôr do sol ao fundo. Simplesmente perfeito. Bjs

  5. bahh muita phynesse numa janta so! aquela entradinha ali ja matou a pau, e o resto entao vish, so delicia!!

  6. Ótima dica! O pôr do sol deu um tom romântico ao jantar, com ‘bolhas’, né?! 😉 Amei a carta de drinks, que ideia genial. Com certeza está na lista pra conhecer!

  7. Pelas fotos o restaurante parece ser um lugar bema gradavel, com excelente vista e pratos deliciosos né.Que interessante a brincadeira com os drinks. Ia adorar experimentar o drink brasileiro “Azul” hehe.

  8. Nossa que delícia de comida e que restaurante lindo, estou criando meu roteiro para ir a Portugal e Faró que devo ficar na cidade para conhecer a região, quem sabe vou nesse lindo restaurante também.

    1. Ah, que legal! Criar o roteiro já é uma parte muito boa da viagem! Mas a melhor dica é conhecer o restaurante no pôr do sol! Se programe para estar lá nesse horário, vale a pena. É muito lindo!

  9. Realmente, fecharam com chave de ouro. Uma delícia de cardápio, ambiente aconchegante e drinks criativos. Uma ótima escolha para se despedir da viagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.