Roteiro de um dia em Bruges
Bruges (em francês) ou Brugge (em flamenco), graças ao seu charmoso centro histórico e coleção impressionante de arquitetura, canais e arte que datam de tempos medievais, é hoje um dos locais turísticos mais procurados da Bélgica.
Suas belas características são, em sua maioria, um legado do apogeu da cidade como centro internacional do comércio de tecidos que floresceu por cerca de 200 anos a partir do século 13. Durante essa “idade do ouro”, mercadores de Bruges gastavam sua fortuna em mansões, igrejas e edifícios públicos que chegavam a causar espanto em todo o norte da Europa.
Nessa época, Bruges tinha acesso ao mar pelo canal Zwin, conectado pelo canal do anel que circunda a cidade. Foi justamente esta conexão com o mar que permitiu que Bruges se transformasse rapidamente em um grande centro de exportação de mercadorias de toda a Europa. Entretanto, em 1134, uma tempestade inundou as planícies costeiras e reformou dramaticamente a região de Flandres (Norte da Bélgica), e os depósitos de sedimentos começaram a sufocar o rio de Zwin, juntamente com as instalações portuárias de Damme e Bruge. Durante o século XV, a cidade ficou isolada e com o comércio estagnado, enquanto a Antuérpia e seu porto foram enriquecendo.
+ Leia também: “Passeios imperdíveis na Irlanda”
Por volta de 1870, Bruges foi toda repaginada e hoje, com suas ruas bem conservadas, ausência de outdoors e arranhas-céus, e um tráfego bastante organizado, é considerada um grande pólo turístico da região. Em 2000, inclusive, o centro histórico de Bruges foi decretado Patrimônio da Humanidade, por ser um exemplo fora do comum de uma cidade medieval que manteve suas construções históricas durante todos estes séculos.
Cortada por pitorescos canais, sendo inclusive conhecida como a “Veneza do Norte”, ela certamente merece pelo menos um dia do seu roteiro para a visita. Para quem está por Paris, Amsterdã ou Bruxelas, passeios no estilo bate-volta são muito comuns e, por ser tão pequenininha, Bruges não requer muito mais do que algumas horas para te mostrar boa parte das suas beleza.
Como chegar
Como mencionei acima, a cidade de Bruges costuma fazer parte do roteiro de viajantes que partem não apenas de Bruxelas (ou outras cidades da Bélgica), como também de Amsterdã e Paris, pelo fato de ser possível (e super fácil) fazer um bate-volta de trem dessas cidades para a pequena Bruges. E foi exatamente isso o que nós fizemos quando estivemos em Bruxelas.
O ideal para conhecer Bruges em um único dia é chegar à cidade logo pela manhã para ter mais tempo para aproveitar. Pesquise a duração da viagem de trem para que você possa chegar ainda por volta das 10h00 da manhã.
- Partindo de Bruxelas: Pegar o trem na Gare Midi em direção à Bruges. A viagem tem duração de aproximadamente 1 hora. Nos finais de semana é possível comprar as passagens de ida e volta com desconto.
- Partindo da Antuérpia: Existem trens a cada hora que você poderá pegar na Antwerpen Centraal. A viagem dura aproxidamente 1h15. Nos finais de semana é possível comprar as passagens de ida e volta com desconto.
- Partindo de Paris: Pegar o trem da Thalys na Gare du Nord com direção à Bruxelas, onde você fará a baldeação para Bruges. A viagem tem duração de 2h30 à 3h00 e os preços variam de acordo com o dia/horário e com a antecedência que você coprar a passagem.
Caso prefira alugar um carro para fazer a viagem com mais liberdade de horário, clique aqui para fazer uma cotação online.
Ao chegar na estação ferroviária de Bruges, basta atravessar a rua e seguir sempre em frente – o caminho leva ao centro histórico.
O que fazer em Bruges
Chegando em Bruges, especialmente se chegar de trem, você se depara com os canais que correm pela cidade. Sem dúvida os passeios de barco são o grande atrativo, mas ainda assim, recomendo reservar um tempo para conhecer a cidade a pé – percorrer suas ruas, visitar os monumentos, conhecer um pouco da vida cotidiana e até mesmo “se perder” pela cidade para conhecer e apreciar coisas que nem sempre estão nas rotas turísticas.
Bruges apesar de pequena, tem diversas atrações, e por isso listamos aqui algumas que você não pode deixar de conhecer:
Passeio de barco no Rio Dijver
A cidade é toda cortada por canais, e como um dos principais atrativos da cidade, você pode fazer um passeio de barco. Você pode falar que é muito coisa de turista, mas eu fiz. E adorei! Me julguem! 😛 Falando sério, é um modo encantador de conhecer Bruges e fazer belas fotos. A visita também passa pelo famoso Lago do Amor. Você pode pegar o barco na Rozenhoedkaai.
Simon Stevinplein
Praça dedicada ao matemático Simon Stevin, que contém alguns brinquedos para crianças e, dependendo do dia, uma feirinha de antiguidades.
Onze Lieve Vrouwekerk
De 1220, a Igreja de Nossa Senhora exibe diversos estilos arquitetônicos e também a única escultura de Michelangelo fora da Itália enquanto o mesmo ainda estava vivo – a representação da Virgem Maria com Jesus (Madonna and Child), datada de 1501 à 1504. A Igreja por si só já valeria a visita. Sua torre com 115,5 m de altura, é uma ilustração perfeita dos artesãos de Bruges e; além da Madonna, ela exibe inúmeras pinturas, sepulturas do século XIII e os túmulos de Maria da Borgonha e Carlos o Negrito. No momento, porém, somente uma parte da Igreja é acessível e muitas obras de arte não pode ser vistas.
Prefere passar a noite na cidade?
Então, dê uma olhada nesse link! Além de conseguir os melhores preços de hospedagem em Bruges, você pode pagar a reserva no local, cancelar e/ou alterar quando quiser.
Hans Memling Museum – St. Janshospitaal
Hospital do século 12 que funcionou até 1976. Possui um dispensário do século 15 ainda hoje bem conservado.
Begijnhof
O tranquilo jardim de convento e o Museu de Beguinage, localizados na Wijngaardplein 1, oferecem a experiência intimista e única de observar a vida e as orações das freiras, exatamente como acontecia há muitos séculos. O nome Begijnhof (Beguinage), refere-se a um conjunto de pequenas construções usadas pelas freiras beguinas, cuja irmandade foi formada em 1245. Atualmente, as freiras do Beginhof de Bruges são da Ordem de São Bento, não as beguinas e vivem lá desde 1937.
A maioria das casas do complexo é dos séculos 17 e 18, sendo algumas até mesmo do século 15. A igreja, por sua vez, foi construída em 1602. A entrada no Begijnhof é gratuita, mas os visitantes devem respeitar a privacidade e a solenidade das residentes. Para entrar na casa das beguinas, porém, há uma pequena taxa, mas vale a pena.
Viela do Burro Cego, Burg, Stadhuis e Heilig-Bloedbasiliek
A Viela do Burro Cego é a estreita passagem que liga o Burg ao Vismarkt (Mercado de Peixes) do século 18.
Em Burg, outra uma bela e movimentada praça da cidade, você encontra o prédio da Stadhuis, que foi construída entre 1376 e 1420 e é uma das mais antigas prefeituras da Bélgica. No interior você pode visitar o salão gótico restaurado – notável pelo teto abobadado de 1385. Acoplada ao mesmo prédio você encontra a Heilig-Bloedbasiliek (Basílica do Sangue Sagrado), que atrai turistas de diversas partes do mundo devido à presença de um pedaço de tecido que contém o sangue de Jesus – fica guardado em um frasco. Há mais de 750 anos esse artefato, encontrado em uma cruzada para Jerusalém no século 12, é venerado nesta Igreja.
Dar um beijo no sapo de bronze
Na praça Burg você também encontrará a famosa Estátua dos Amantes; que carrega a lenda de que o sapo de bronze, aos pés da estátua, deve ser beijado pelas pessoas que por ali passam. O beijo de número 100.000 fará com que o sapo transforme-se em um príncipe (ou uma princesa). Alguns dizem que o sapo transformado será para sempre o amor da vida de quem o beijou, enquanto outros acreditam apenas que o beijo no sapo pode trazer sorte.
Grote Markt e a Torre Beffroi
Grote Markt, o mercado central da cidade – aliás, lindo. A praça do mercado do século 13 é cercada por casas medievais. Todos os sábados acontece, no centro da praça, uma feira no local para se esbaldar de queijos, frutas e outros alimentos.
É lá também que você encontrará a Beffroi, uma torre octagonal erguida no século 13, na qual é guardada a carta constitucional da época medieval. Além de toda beleza externa, permite ser visitada em seu interior e apresenta uma vista panorâmica da cidade à 83 metros de altura. São apenas 366 degraus que te distanciam da vista mais fantástica da cidade. E olha só, além de queimar os chocolates, você ainda será recompensado com lindas fotos. A subida é feita em etapas, e as escadas são estreitas (e como todas as visitas deste tipo, tem que rolar uma negociação entre quem sobe e quem desce), mas o bom é que dá para ir descansando rs!
Caso tenha tempo, Bruges tem ainda diversas outras atrações como: o Museu da Batata Frita (Friet Museum), que nasceu para tentar explicar porque as batatas belgas são as mais gostosas (!); o Groeninge Museum com obras dos mestres flamencos e holandeses; o Museum voor Volkskunde que ocupa um conjunto de casas que, no passado, foram um asilo – cada casa hoje é dedicada a um diferente aspecto da vida flamenga; entre outras. Veja o que pode ser mais interessante para você; e descubra os encantos de Bruges por qualquer ruazinha que decidir pegar.
Onde apreciar a gastronomia local:
Todo mundo já sabe que os chocolates e as cervejas do país estão entre os melhores do mundo, fácil. E por isso, se maravilhar com qualquer chocolate que encontrar em uma das inúmeras lojas de chocolate da cidade ou encontrar bons pubs para apreciar a cerveja local não será um problema. As opções são muitas, mas a nossa recomendação vai para os itens abaixo:
Spegelaere
Chocolateria localizada na Ezelstraat 92. Abre de terça a sábado, das 8 às 18, mas atenção pois ela fecha ao meio dia e abre novamente às 13h00. De domingo o horário de funcionamento é somente das 09h00 às 13h00.
Beer Wall
Visita imperdível para os amantes da cerveja! O Beerwall fica localizado na Wollestraat 53 e abre todos os dias das 10.00h até 19.00h. Nesta casa do século XI você encontrará uma “parede de cerveja” com 1721 rótulos de cervejas belgas diferentes. Embora eles não vendam todas estas opções apresentadas na parede, a cerveja de pressão vendida no local é considerada a maior da Bélgica. Além disso, existe também uma opção de degustação (10,00€) com quatro copos menorzinhos para quem não souber por onde começar.
Durante a visita, você ainda poderá desfrutar, pelo terraço do bar, da vista para um dos canais mais bonito de Bruges com uma gelada na mão.
Houishbrouwerij DaHalve Maan
De cerveja, Bruges também está bem servida. Para se ter uma idéia, antes da Primeira Guerra Mundial, a cidade já contava com 31 cervejarias. Esta cervejaria local, localizada na Walplein 26, produz a Straffe Hendrik desde 1856. Nela é possível fazer uma visita guiada (inglês, holandês, alemão ou francês) e acompanhar todo o processo de fabricação da cerveja, desde a chegada do lúpulo até a degustação do produto final, no bar local. Da sala de secagem do lúpulo, no topo do prédio, também é possível apreciar uma bela vista da cidade. A visita guiada na Houishbrouwerij DaHalve Maan custa €7,50 e inclui um corpo de cerveja.
Café Vlissinghe
Inaugurado em 1515 por uma tradicional família belga, o Café Vlissinghe é o pub mais antigo de Bruges. São 500 anos de história e de fabricação de cerveja própria. Ele fica na Blekersstraat 2, e funciona das 11h00 às 22h00.
Bruges é sem dúvida uma das cidades mais charmosas da Europa, e por isso não tenha medo de sair explorando a cidade sem grandes preocupações… Além disso, ela é tão pequena que dificilmente você irá se perder.
Não esqueça o seguro viagem obrigatório
Não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para qualquer país da Europa que faça parte do Tratado de Schengen. Utilize o cupom 100DICAS5 e ganhe 5% de desconto no seu seguro viagem.
Boa noite:
Gostei imenso do seu blog. Vou fazer a viagem este ano a Bruxelas e Amesterdão. Em Bruxelas, vou a Bruges. O que lhe pedia era se me podia dizer, saindo da estação de comboio, qual é a sequência do que posso ver para dar a volta completa a cidade.
Muito obrigado
Estarei em Bruxelas no final de Julho e vou passar um dia em Bruges. Estou em dúvida entre domingo ou segunda feira. O que você me sugere ou tanto faz. Obrigado pela ajuda.
Oi Eduardo, tudo bem? Eu pessoalmente iria na segunda, pois no final de semana além de pegar a cidade mais cheia, você corre o risco de encontrar bastante coisa fechada. Boa viagem! 😉
Olá!
Estarei na cidade no começo de Abril/2019 nesse período os passeios de barcos estão liberados ?
Já anotei todas as dicas 😉
Olá Dayane, tudo bem?
Que bom que nossas dicas te ajudaram a montar sua viagem. 🙂 Quanto ao passeio de barco, não encontrei nada que diga que possa estar fechado. Nem teria porque, uma vez que o inverno já termino até lá… O que pode acontecer é de estar fechado eventualmente, caso chova muito por exemplo. Mas pelo que pesquisei, de modo geral o passeio está sempre funcionando mesmo. Boa viagem e aproveite muito essa cidade linda!
Eu amei seu post obrigado.
o que adianta dar as dicas se nao se pode copiar o roteiro.
Paulo Henrique, obrigada pela visita. O conteúdo dos posts é liberado, então você pode copiar e, inclusive imprimir. Apenas na página principal, por exemplo, é que o conteúdo é bloqueado (e claro, para reprodução em outros textos ou blogs).
Sou louca pra conhecer Bruges. Dicas anotadas para o dia em que vou realizar meu sonho!
Eu nao conheco Bruges ainda, mas cada relato me deixa desesperada de porque ainda não passei por lá. Que cidade charmosa, cheia de poesia! E romântica! Parece o destino perfeito pra levar o amor 😀
Pronto, acabei de descobrir que preciso voltar a Bruges não só pelo passeio de barco que não funcionava no inverno, época que fui, mas também pelo sapo de bronze!!! Adorei o roteiro, complementou o meu com algumas atrações que eu não consegui ir.
Uma cidade com esta bela arquitetura e que me permite explorá-la à pé, tem todo o meu coração! Se ainda me oferece um museu com obras de mestres holandeses e flamengos eu me derreto e reverencio totalmente! 🙂
Otimo post!
Lindo e super completo!
Eu tinha a ideia de passar pela Bélgica em minha ùltima viagem para a Europa e fazer essa trip, mas infelizmente nao deu certo!
Post guardadinho!
Adorei Bruges! E adorei revisitar pelos seus olhos neste post! Obrigado pela partilha e por nos fazer sonhar em voltar a uma das cidades com mais encantos da Bélgica.
Essa cidade é realmente tudo isso, muito encanto e muito charme! Eu tive o prazer de comemorar meu aniversário de casamento nesse destino tão romântico =D e com direito a passeio de barco também rsrs… acho que é clássico para quem visita a cidade.
Não encontrei o sapo de bronze =x ficou sem meu beijo e eu fiquei sem sorte rsrsrs
Adorei o roteiro, ficou bem completo e informativo!
A cidade tem mesmo um certa semelhança com Veneza.
Vou guardar esse post porque estou com uma possibilidade de viagem para a Belgica, vai ser bem útil no meu planejamento! <3
Bruges é uma cidade sensacional, né?
Seu roteiro está MUITO bacana! Bem completo e cheio de fotos lindas!
Adorei relembrar esse passeio lendo o artigo e deu vontade de voltar. hehehe
Parabéns!
Que saudade que me deu de Bruges!!! Essa cidade é linda demais!!! Só não consegui fazer o passeio de barco, pois não estava funcionando no dia que fui… Mas deve ser lindo demais!!!
Que post lindo, Nikki. Eu tenho muita vontade de conhecer. Amei seu relato. Super completinho. Ótimo para salvar na pagina de favoritos.
Obrigada por compartilhar.
Beijos
Zê
Que relato bacana, está bem explicado, e já está na nossa wishlist. Parabéns pelas dicas, serão muito úteis!
Que lugar encantador e repleto de historia, e quanta coisa legal para ver e fazer. Adorei o post, ótimas dicas. Parabéns.
esse é o meu arrependimento de viagem, quase fomos a Bruges, mas na época estava nevando muito, quero voltar com uma temperatura mais amena e aproveitar essa lindeza de cidade! Lindo lugar!
Ai, ai, que saudade… um dos lugares mais encantadores que já conheci. Chorando até agora porque o passeio de barco pelos canais não estava funcionando devido ao frio. Amei o teu post e as dicas.
You could certainly see your skills within the work you write. The world hopes for more passionate writers like you who arent afraid to say how they believe. Always follow your heart.
Há anos que quero visitar Bruges então achei este artigo super útil! Fiquei sobretudo com (ainda mais) vontade de fazer um passeio de barco nesta Veneza belga!!
http://www.drawingdreaming.blogspot.com
Olá Ester! Que bom que gostou! Realmente vale muito a pena a visita! Recomendo incluir no seu próximo roteiro! 😉 Boa viagem!