Roteiro de 1 dia pelo Bairro República e Centro de São Paulo
Se você procura se hospedar em um local bem estruturado e utilizar, principalmente, transportes públicos (ou mesmo os próprios pés) para desbravar o centro de São Paulo, o Bairro República é uma ótima opção.
Conhecida por seus inúmeros estabelecimentos direcionados ao público LGBT, a República conta ainda com uma vasta opção de comércios, museus, belos edifícios históricos e, claro, excelentes opções gastronômicas. Assim, por ser tão eclética, acolhe bem todas as trupes.
O que fazer no Centro de São Paulo
Além da facilidade de locomoção para outros pontos da cidade, na República encontram-se alguns dos mais tradicionais pontos turísticos de São Paulo. A Praça da República, o Theatro Municipal, a Biblioteca Municipal Mário de Andrade; as avenidas Ipiranga e São João; o Viaduto do Chá e o Largo do Arouche são alguns dos lugares que valem a pena visitar.
Visitar a Galeria do Rock e apreciar a vista do topo do Edifício Martinelli ou do Farol Santander (antigo prédio do Banespa), também são outras opções de passeio.
Quem estiver disposto a andar um pouquinho mais (ou pegar o metrô, claro) pode também conhecer outros pontos importantes que ficam bem ao lado; como o Mercado Municipal e as famosas ruas de comércio “25 de Março” e “Santa Efigênia”.
Aos finais de semana a região tem disponível também o Parque Minhocão, que oferece uma área aberta apenas para pedestres, ciclistas, skatistas e pets. Aproveite o Parque para tomar uma água de coco, apreciar os grafites e jardins verticais da região, e até assistir à peças de teatro gratuitas.
+ Encontre sua hospedagem com desconto
Aos domingos, o bairro também é muito procurado pela famosa Feira da República; que fica repleta de barracas vendendo artesanatos, moedas antigas, comidas típicas, entre outros.
Restaurantes no Centro de São Paulo
Como não dá para passear de estômago vazio, além do Mercadão, vale a pena tirar um tempinho também para conhecer a gastronomia dos restaurantes do pedaço. Algumas sugestões são o delicioso Bar Brahma, a Casa do Porco, o Bar da Dona Onça (que fica dentro do Edifício Copan, mais um prédio cartão-postal da cidade); O Gato Que Ri, ou o Terraço Itália.
+ Leia também: Restaurante: Zucco Jardins
Fica a dica!
O Bairro República, ou o centro de São Paulo de forma geral, é a região perfeita para quem tem interesse em desfrutar da cidade sem carro, conhecer os pontos turísticos mais tradicionais da cidade; e apreciar a gastronomia local com preços muito mais acessíveis. Mas não se deve deixar de estar sempre atento aos seus pertences; procure andar com descrição, sem ostentar objetos de valor.
Nunca turistei em São Paulo. Sempre passei por lá pra pegar um voo ou a trabalho. Estou louco pra conhecer Sampa melhor. (e lógico que vou usar as suas dicas!)
Abraços
eh um exagero esse pao com mortadela ne meodeos eu ja infarto so de olhar aheuahe eu ainda nao fui na galeria do rock acredita! tá na hora de voltar
Muito boa essa dica de roteiro ‘condensado’ nessa metrópole. Lugares incríveis para conhecer e excelentes opções de gastronomia. Gostei!
São Paulo é sempre uma surpresa, já estive em alguns pontos do centro mas vi que preciso renovar o roteiro. Não visitei nenhum desses lugares, sem falar que tem muita coisa de gastronomia para experimentar. Obrigada por dividir.
Esta região tem muita coisa linda para se ver, né? Na nossa última ida, eu o marido fizemos um tour audio guiado pelo centro. Confesso que a quantidade de moradores de rua no local me deixou triste e com um pouco de medo. Mas os prédios, as atrações, são mesmo lindas. Ótima dica, ótimo post!
Olá, tudo bem? Vou passar uma semana em São Paulo hospedada no centro e adorei suas dicas… principalmente com este mapa indicando a sequência que devo fazer. Parabéns pelo blog!