Bar da Dona Onça: restaurante imperdível em São Paulo
Inaugurado em 2008, na região central de São Paulo, aos pés do Edifício Copan, o Bar da Dona Onça, é considerado hoje uma atração turística e gastronômica no centro de São Paulo; sendo o local perfeito para reunir os amigos, levar a família ou organizar um animado happy hour.
Sob comando da Chef Janaína Rueda, a tal Dona Onça, o bar/restaurante apresenta clássicas porções de boteco e pratos característicos da cozinha popular brasileira que deixam qualquer um surpreendido.
Dica rápida!
Como as mesas são bem disputadas, vale a pena fazer uma reserva (somente de segunda à quinta) e se jogar em uma experiência que deveria estar no roteiro de todos que vem a São Paulo.
A Dona Onça não está só na cozinha
A decoração ajuda a compor a incrível atmosfera do local e torna a experiência digna de fazer parte de qualquer álbum de viagem. Tem onças para todo lado, de todos os tamanhos e estilos. Tem quadros de onça, fotos, estampas, copos, geladeiras com estampa de oncinha e até mesmo na caipirinha.
+ Reserve aqui o seu hotel em São Paulo pelo melhor preço
O cardápio do Dona Onça – Chef Janaína Rueda
O menu no Dona Onça é extenso: são aproximadamente 10 entradinhas “para comer com as mãos”, que incluem coxinha de galinha caipira, “croc milanesa”, e linguiça de porco artesanal. Os destaques são inúmeros: os cozidos de panela (especialidade da Dona Onça), filé ao molho poivre com capellini na manteiga, arroz de fígado, camarão ensopadinho com chuchu e muitos, muitos outros! Além disso, há saladas, massas, peixes e frutos do mar.
Alguns pratos do Bar da Dona Onça são de criação do marido da “Onça”, o Chef Jefferson Rueda, do famoso restaurante exclusivamente de porco, o Casa do Porco.
E lá vamos nós…
Para começar, pedimos duas entradinhas: coxinha de galinha caipirinha “trem bão” e croquete de carne de panela “Receita da Onça”; e para acompanhar, é claro, pedimos a deliciosa caipirinha “Onça Pintada” (tangerina com maracujá).
Depois, passamos aos pratos principais. Eu escolhi o stinco de porco caipira com feijão tropeiro e couve crisp; e ela, a paleta de cordeiro com massa fresca e legumes. Definitivamente, no Dona Onça não tem essa coisa de porção pequena. Após as duas entradas, daria certamente para dividir um destes pratos. Ambos enormes, deliciosos e suculentos.
Para finalizar, decidimos dividir a sobremesa. Escolhemos os deliciosos mini churros com uma cumbuca de doce de leite e outra de calda de chocolate. Nem preciso falar nada né?
+ Leia também: Roteiro pelo bairro República e Centro de São Paulo
Tudo o que experimentamos estava muito bom! O preço é justo, principalmente se levarmos em conta a qualidade e o tamanho das porções.
“Durante todo o tempo que você permanecer aqui seremos responsáveis por sua felicidade” Janaína Rueda
O Dona Onça também tem agradáveis mesas na área externa, um cardápio extenso de cervejas artesanais e cachaças (inclusive da própria casa), cerca de 800 rótulos de vinho, e não fecha entre o almoço e o jantar.
Com a localização mais do que especial e a excelente qualidade da comida, definitivamente o Dona Onça é um lugar que merece ser visitado e revisitado.
Dica rápida!
O Bar da Dona Onça não tem estacionamento nem manobrista. A dica é deixar seu carro com os manobristas do Edifício Itália, localizado à 100 metros do Dona Onça.
Bar da Dona Onça
Endereço: Edifício Copan – Avenida Ipiranga, 200
Tel.: 11 3257-2016
Página oficial