Localizado na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte, próximo à Campos do Jordão, a cidade de Santo Antônio do Pinhal consegue ser ao mesmo tempo romântica, radical, aconchegante, tranquila, hospitaleira.
A natureza é certamente o seu maior atrativo, com muitos bosques, jardins floridos, montanhas e picos, rios de águas cristalinas e cachoeiras. Tudo isso, somado ao clima excelente, atraiu inúmeros empreendedores que investiram na cidade, construindo requintadas pousadas, ótimos restaurantes e bistrôs.
Confira aqui algumas dicas sobre o meu fim de semana sensacional por lá:
Como chegar:
Para quem vai de São Paulo: pegue a Airton Senna que se transforma em Carvalho Pinto e que se transforma em Floriano Rodrigues Pinheiro. Sempre a mesma reta. Aproximadamente 180 Km (2h30min de carro). Com 2 horas de viagem essa última estrada começa a subir a serra, e 2 Km após um túnel, há um viaduto escrito “Santo Antônio do Pinhal, Sul de Minas”. Pegue esse viaduto e 3 Km à frente chegará em Santo Antônio do Pinhal. Quem preferir também pode alugar um carro.
Dica de Hospedagem:
Ficamos hospedadas no Chalé Piscina do Spa Musical – Pousada Jardim Suspenso da Babilônia (indicação da minha amiga Denise Oliveira) e ficamos realmente impressionados com a estrutura e organização deste lugar. Recomento MUITO! Valeu muito a pena!!!!
Spa Musical – Pousada Jardim Suspenso da Babilônia
Endereço: Rodovia SP 46, Km 156,4, Bairro Boa Vista, Santo Antônio do Pinhal/SP.
Telefone para contato: (12) 3666-1487
Café da manhã incluso, serviço de quarto, refeições, spas terapias, etc.
Passeios:
Embora seja uma cidade pequena, Santo Antônio do Pinhal tem muitas opções de passeio e lazer. Acredito que todos devam ser sensacionais, mas tínhamos pouco tempo e optamos, para esta viagem, para curtir mais o chalé e descansar.
Sempre coloco algumas opiniões pessoais à respeito de alguns passeios que faço no TripAdvisor, mas na sequência apresento à vocês a descrição completa de alguns dos principais passeios de Santo Antônio Pinhal.
As atrações estão espalhadas pela cidade e seu entorno. No bairro Sertãozinho, você encontra o restaurante Na Mata, o ateliê Jardins de Barro e o Pico Agudo (onde voei de paragleider!). O rapel e cascading são feitos na Pedra do Baúzinho, enquanto o trekking acontece na Pedra do Baú. Outra atração é o Jardim dos Pinhais, com oito jardins temáticos. O point das compras é a região central do município. No centor você também enconta diversos restaurantes deliciosos, como o Santa Truta, onde comemos o Rodízio de Fondue (super recomendo, excelente custo-benefício e atendimento impecável).
Confira alguns dos principais roteiros:
• Roteiro do Lageado: Guarda para seu visitantes boas opções de ateliers, lojas de artesanato, uma cachoeira, paisagens e no seu final um simpática sorveteria artesanal.
– Loja de Artesanato – História em Retalhos
– Atelier Eduardo Miguel Pardo – Arte em Madeira
– Estalagem Vila Giverny – Gastronomia
– Marx – Móveis em Madeira
– Cachoeira do Lageado
– Sorveteria Eisland
– Bairro dos Melos
• Roteiro do Machadinho: Possui ótimos atrativos, principalmente para os apreciadores de cachaças de qualidade, vinhos e quitutes. Se sobrar algum tempinho, indicamos uma visita à cachoeira do Cassununga.
– Pharmácia de Quintal
– Capri Alemão
– A Bodega
– Cachoeira do Cassununga
• Roteiro da Estação: O roteiro mais curto possui boas opções de restaurantes, passeios ao ar livre, pesca de trutas, fontes de águas e uma visita à Estação Eugênio Lefrève.
– Centro Comercial
– Agroarte – arte em fibra de bananeira
– Empório da Serra
– Fonte São Geraldo
– Jardins dos Pinhais
– Pesqueiro Arco Íris
– Estação Eugênio Lefrève
– Mirante Nossa Senhora Auxiliadora
+ Leia também: Bonito: roteiro completo de 5 dias
• Roteiro do Rio Preto: O roteiro tem com principal atrativo o pesqueiro Sítio Matão e cachoeiras do Recanto Feliz e do Funil.
– Pesqueiro Sítio Matão
– Cachoeira Recanto Feliz
– Cachoeira do Funil
Para quem busca emoção e ação a cidade oferece vainda árias opções de esportes radicais em meio à natureza. Os esportes mais praticados são o vôo livre, o trekking, ciclo turismo, arborismo, cascading, cavalgada e pesca esportiva.
• Asa Delta – Vôo livre: A prática do vôo com asa delta é o primeiro esporte de aventura praticado no município e também é o que mais atrai os visitantes que vão até o Pico Agudo para ver as decolagens e voos.
• Paraglider – Vôo livre: O vôo com paraglider começou a ser praticado há alguns anos e cresce cada vez mais. Como a prática da asa delta, o paraglider é praticado no Pico Agudo onde são realizados as decolagens, sendo que os pousos acontecem ao lado do posto rodoviário que fica no município de Pindamonhangaba. Para quem quer praticar o esporte, recomendo o
Instrutor Alexandre Ortig (12 99152-6220), que foi o meu instrutor nesta experiência. Foi a primeira vez que voei e achei simplesmente FANTÁSTICO. É uma sensação indescritível. Assim que possível disponibilizarei a filmagem do meu vôo.
• Mountain Bike: Com inúmeras trilhas que serpenteiam as montanhas de Santo Antônio do Pinhal, o esporte é praticado com muita frequência. A trilha mais conhecida é a do Zig Zag, a qual parte de Campos do Jordão e vai até o Bairro de Renópolis, numa descida rápida e que exige técnica.
+ Leia também: “Dicas para quem vai viajar para Fernando de Noronha”
• Ciclo Turismo: O ótimo clima com boas temperaturas e muitas estradas de pouco movimento em Santo Antonio proporcionam o ambiente ideal para o esporte que é praticado por todo o município, mas o relevo acidentado exige algum preparo físico.
• Trekking: Com variadas trilhas, algumas mais longas e que exigem mais técnica que outras e algumas de nível fácil e geralmente em meio a lindas paisagens. A prática da caminhada é uma ótima opção para quem busca contato com a natureza e bem estar. As opções estão por toda a cidade.
• Aborismo: Praticado no Ecco Parque, o arborismo possui um percurso em meio aos Jardins dos Pinhais. Para a prática do esporte, entre em contato com o Jardins dos Pinhais Ecco Parque para se informar sobre dias e horários.
• Pesca Esportiva de Trutas: É uma ótima opção para a família. Na cidade encontramos dois pesqueiros muito bonitos que possuem boa estrutura para atender seus visitantes. Praticamente na área urbana você encontra o Pesqueiro Arco Íris e outro um pouco mais afastado chamado Sítio Matão.
Aqui é a Camila da Silva, e quero parabenizar você pelo seu artigo escrito, muito bom vou acompanhar o seus artigos.
Santo Antonio é uma cidade linda adora ela e Campos do jordão. è um super destino para uma viagem a dois, locais super romanticos. Passei minha lua de mel na pousada Recanto dos sonho, foi inesquecível.
Que lugar interessante. Não conhecia e sendo próximo a Campos do Jordão, com tempo, é possível conciliar uma visita às duas cidades. Achei ótima a escolha de hospedagem.
Que GRAÇA de cidade.. Não conhecia Santo Antonio do Pinhal. E quanta coisa legal para fazer… vários trekkings e atividades, como eu gosto 🙂
Amei esse hotel que vocês recomendaram, parece um arraso!
Sou paulistana e não conheço a cidade, acredita? Preciso ir logo, e suas dicas deixaram muito mais fácil me convencer!
Oi conheço muito bem a cidade, é muito gostoso passar os finais de semana e vale a pena !!!! Você vai adorar !!!!!
Obrigada pelo post, eu nao conhecia esse lugar é super me identifiquei!! Já querooo.
????
Wou! Que destino massa! Curto muito estes lugares que nos proporcionam atividades de aventura e contato com a natureza!
Muito top a indicação. Com este roteiro em mãos, já quero conhecer Santo Antônio do Pinhal!
Abç!
Meu irmão já foi pra sto antonio do Pinhal e me falava bem da viagem, mas com o psot de vocês deu pra entender muito melhor tudo o que oferece! adorei
Confesso que nunca tinha ouvido falar do destino, mas fizeram com que parecesse muito, muito interessante mesmo. Desde o lugar, às atividades e caminhadas. Ainda por cima com excelente comida e uma piscina com uma vista que parece ser deslumbrante 🙂
Nossa que bacana. Já tinha ouvido falar de Santo Antônio as não imaginava que tem todas essas coisas para fazer por la.
Bem legal. Obrigado por compartilhar
Descansando ou aventurando, tem opção pra todos os gostos. Não conhecia essa cidade, e com certeza vale anotar as dicas pra um passeio gostoso em família.