Mochilão - Mochila cargueira - Backpack Travel 7

Mochilão: o que você precisa saber para comprar a mochila ideal

BAGAGENS E ACESSÓRIOS
Vai fazer um mochilão ou trekking? Então saiba escolher a mochila ideal

A mochila é o equipamento mais importante do mochileiro, mas é também uma excelente opção para quem vai precisar carregar a mala por longas distâncias, ou mesmo ficar em hotéis sem elevador. Escolher o mochilão certo é, portanto, fundamental para poder carregar grandes pesos nas costas com muito mais conforto. Separamos então algumas dicas para você saber escolher a mochila ideal.

Litragem

As mochilas são categorizadas pela capacidade em litros (equivalente ao peso que são capazes de carregar). Tanto os tamanhos quanto o peso (da mochila vazia mesmo) podem variar muito de uma marca para outra.

As mochilas mais comuns são as de 45 litros, comumente usadas para viagens mais curtas. Em seguida, vem as de 75 litros para viagens longas e 120 litros ou mais para trekking, acampamento e outras viagens longas, onde é necessário carregar bastante itens ou peso. Com a imagem abaixo você pode ter uma idéia um pouco mais precisa em relação ao peso das mochilas:

Litragem e peso das mochilas para trekking ou mochilão | 1001 Dicas de Viagem

Trekking Randonné backpack - Mochilão - Mochila idealAtenção:
Uma pessoa não deve carregar mais do que 30% de seu peso em uma mochila. Ou seja, uma pessoa de 65 Kg deve carregar no máximo 19,50 Kg nas costas. Neste caso, a mochila ideal para esta pessoa, em função do seu peso, seria de até 85 litros.

Mochilas com carrinho

Caso não deseje carregar sua mochila apenas nas costas, muitas marcas já produzem mochilas conversíveis com tiras cruzadas adicionais ou rodinhas e uma alça.

A vantagem é que você pode descansar um pouco de vez em quando. O que é muito bom, principalmente, quando você tem uma mochila muito pesada e volumosa com você. A desvantagem é que as rodas e a alça extra não apenas adicionam peso extra à sua carga, mas também pegam um espaço precioso dentro da mochila.

Mochilão - Mochila cargueira - Backpack Travel 2
Modelos de mochilas com rodinhas. Foto: Divulgação.
Mochila de ataque

É muito comum encontrarmos anúncios de mochilas com duas litragens, por exemplo, “60 + 15”. Isto significa que a mochila maior é de 60 litros, enquanto a menor, chamada de “mochila de ataque”, é de 15 litros.

A mochila de ataque costuma variar entre 5 a 20 litros, e pode ser acoplada no mochilão, facilitando muito a locomoção. São realmente muito úteis, pois além de servirem como bagagem de mão, também podem ser usadas no dia a dia durante as viagens para carregar um agasalho, capa de chuva, máquina fotográfica, etc.

Mochilão - Mochila cargueira - Backpack Travel 4
Mochila cargueira com mochila de ataque acoplada. Foto: Deuter.

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para uma viagem para o exterior?
Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar a sua entrada. Faça uma cotação online na Seguros Promo, e compare o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe 5% de desconto usando o cupom 1001DICAS5.

Material e qualidade

Depois de saber qual é a litragem da sua mochila, a sua primeira preocupação deve ser com o material. A resistência e o material da sua mochila devem ser a sua prioridade, pois é o que vai evitar que ela te deixe na mão durante a viagem.

Sendo assim, não opte pela mais barata ou mais bonita. Procure uma linha resistente e verifique bem o acabamento e a costura da sua futura companheira de viagens.

Mochilas feitas de tecido quadriculado costumam “conter” os furos, evitando assim que eles se transformem em rasgos maiores.

Além disso, mochilas feitas de fibras sintéticas poliéster e poliamida (nylon), ou cordura, embora sejam um pouco mais pesadas, são as mais resistentes. Estes materiais têm uma longa duração e são resistentes à abrasão, cortes e rasgões. Ou seja, perfeito para resistir à fricção causada em bagageiros, aeroportos, etc.

O cordura costuma ser usado numa vasta gama de produtos desde bagagem e mochilas, botas, vestuário militar (tais como bainhas para facas tácticas e bolsas para munições), até vestuário de alta performance. Para se ter uma ideia, foi desenvolvido durante a II Guerra Mundial e utilizado em pneus militares.

Outra coisa: imprevistos (sempre) acontecem. Então, independente do material da sua mochila, recomendo carregar sempre uma agulha grande e uma linha firme para o caso de precisar fazer algum reparo de emergência.

Ergonomia

Outra dica fundamental para comprar o mochilão ideal é a ergonomia. As mochilas ergonômicas são capazes de se ajustarem ao seu corpo, providenciando conforto e distribuindo o peso, sem sobrecarregar seus ombros e suas costas. Graças à isso, você poderá carregar a sua mochila de viagem por um longo período sem se sentir cansado ou com dores.

Mochilão - Mochila cargueira - Backpack Travel 6
Itens ergonômicos e compartimentos de uma mochila.
Trekking Randonné backpack - Mochilão - Mochila idealDicas rápidas:
– Embora as mochilas unissex sejam boas para muitas mulheres, pode valer a pena experimentar mochilas específicas para mulheres. Eles tendem a ser projetados para comprimentos mais curtos do tronco, largura mais estreita dos ombros e fechos de cintura mais curvos.
– Vista a mochila para confirmar se ela se encaixa bem às suas costas e ao seu quadril.
– A mochila ideal deve ser mais estreita que os ombros e não deve passar da altura da sua cabeça.

Compartimentos e zíper

Organização é essencial para um mochileiro. E para organizar bem sua mochila, você vai precisar de diversos compartimentos internos. Dessa forma, seu mochilão deve ter no mínimo três compartimentos: um grande e central (para roupas) e outros dois menores nas extremidades (o de baixo para itens mais pesados, e o de cima para itens leves e delicados). Bolsos laterais também podem ser úteis para manter determinados itens à mão.

Alguns modelos possuem o compartimento central com abertura por um zíper frontal. Assim, você pode acessá-lo diretamente, sem ser pelo topo da mochila (como uma mala normal).

As aberturas frontais são muito práticas, pois ajudam na organização e evitam o sofrimento de tirar tudo de dentro da sua mochila até encontrar o que você precisa.

Mochilão - Mochila cargueira - Backpack Travel 3
Mochilão com abertura central. Foto: Divulgação.
Capa de chuva

Se for possível, recomendo comprar uma mochila com material resistente à água; pois uma hora ou outra você pode ser pego desprevenido por uma chuva de verão, por exemplo.

No entanto, por mais que uma mochila seja resistente à água, a capa de chuva também serve como uma proteção extra. Por exemplo, na hora do despache no aeroporto; ou mesmo para poder trancá-la com cadeado (se o modelo permitir) ao deixa-la no hostel. Eu costumo usar a minha para estas ocasiões.

Alguns modelos já vêm com a capa de chuva acoplada, que normalmente guardada em um bolso na parte de traz da mochila. Mas se não for este o caso, você pode compra-la avulsa, e revestir a mochila quando necessário.

backpack rain protector Mochilão - Mochila cargueira - Backpack Travel 5
Modelo de capa de chuva para mochilão. Fonte: Divulgação.
Trekking Randonné backpack - Mochilão - Mochila idealMochilões de trekking:
No caso de mochilas para trekking ou acampamento, a capa de chuva pode ser muito importante, tanto para proteção das chuvas; como também para evitará arranhões e enroscos na vegetação durante o seu percurso.

Hidratação

Outro item que é muito útil para quem procura uma mochila para trekking ou acampamentos, mas que pode ser dispensável para outras ocasiões.

Mochilas com compartimento para hidratação possuem uma saída para que você possa beber água sem precisar pegá-la. Isto é ideal para poder caminhar com as mãos “livres”, e principalmente, evitar ficar parando toda hora; ou tirando a mochila das costas durante seu percurso (o que pode ser muito cansativo, dependendo do seu peso).

Se você busca uma mochila para outras ocasiões, uma garrafa pet ou um cantil na sua mochila de ataque já serão suficientes.

Mochilão - Mochila cargueira - Backpack Travel 7
Foto: SKL.
Meu mochilão

Eu adquiri o modelo da Deuter 55 + 10L para a minha primeira Eurotrip. Ele já rodou muuuuito comigo, e confesso que (depois de tantos anos e tantas trips), nunca me deu nenhum problema. Passou com folga no teste de qualidade!

Onde comprar a sua mochila

A loja Netshoes é uma boa opção, pois trabalha com as melhores marcas do mercado, como a Deuter, North face, Nautika, Curtlo e Osprey.

Dicas de Viagem Travel BloggerDicas rápidas:
– Vista sempre as duas alças da mochila e flexione os joelhos quando for levantar a mochila.
– Para não sobrecarregar seus ombros ou costas, distribua o peso da mochila ajustando todas as alças (ombros, peitoral e barrigueira).
– Em casa, teste formas de vesti-la para quando não tiver nenhm apoio por perto.
No caso de viagens internacionais, especialmente para os Estados Unidos, dê preferência aos modelos de cadeados certificados pela TSA, o departamento de transportes dos EUA. Isso pode evitar que seu cadeado seja arrombado, uma vez que cadeados TSA são abertos com uma chave-mestra pelos agentes do aeroporto.


E aí, já decidiu qual mochilão vai comprar?

Gostou? Então compartilhe este post!

VAI VIAJAR? COMECE A PLANEJAR SUA VIAGEM AGORA MESMO:

Reserve hotéis e pousadas pelos melhores preços e sem taxa de reserva

Airbnb: ganhe R$ 130 de desconto na sua 1ª hospedagem

Utilize o cupom 1001DICAS5 e garanta seu Seguro Viagem com até 10% de desconto

Transfira dinheiro para o exterior com praticidade e menores taxas

Saia do Brasil com chip pré pago e internet 4G

Garanta seus ingressos para atrações, excursões e passeios com antecedência

Alugue seu carro com a Rentcars e pague em até 12x e sem IOF

Procurando os melhores preços de passagem aérea?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *