Vin naturel ou vin nature - Nature Wine | 1001 Dicas de Viagem Travel and Wine Blogger

Vinho natural: o que é?

VINHOS
Vinho natural: o que é?

Você já deve ter ouvido falar do vinho natural, uma tendência que vem ganhando cada vez mais espaço no mundo dos vinhos, principalmente quando nos referimos a pequenos produtores. Mas, embora o assunto esteja em evidência, a elaboração dos vinhos naturais está relacionada à maneira mais ancestral da produção da bebida. Quer dizer, antes da invenção de recursos tecnológicos, aditivos e herbicidas químicos usados na vinicultura convencional moderna.

Mas afinal, o que é o vinho natural?

Apesar de não existir uma regulamentação definida, vinho natural é aquele elaborado a partir de uvas originadas do cultivo orgânico ou biodinâmico, vinificadas naturalmente; e com um mínimo de intervenção possível. Isto significa que é proibida a adição de produtos, como: herbicidas, pesticidas, fertilizantes; microrganismos selecionados, conservantes, clarificantes, ou outros produtos sintéticos no processo de transformação das uvas em bebida alcoólica.

A adição de SO2, o principal conservante dos vinhos, no entanto é permitida em doses pequenas (até 30mg/L para vinhos tintos e 40mg/L para vinhos brancos), sem que o rótulo deixe de ser considerado natural. Ainda assim, viticultores mais radicais defendem que nem mesmo essa substância pode ser acrescentada; sendo os verdadeiros conservantes do vinho: o álcool, os taninos e a acidez, além da vida microbiológica.  

Dicas do Sommelier - Tudo sobre vinhos | 1001 Dicas de ViagemCuriosidade:
Quando falamos em vinho sem sulfito, na verdade queremos dizer vinho sem sulfito adicionado. Isso se deve ao fato de que os vinhos podem conter traços de SO2 provenientes de processos naturais da fermentação das uvas. Assim, na União Europeia a menção “contém sulfito” ou “contém dióxido de enxofre” é obrigatória nas etiquetas de vinhos que ultrapassam 10 mg/L.

 
Alguns, com o intuito de evitar ao máximo qualquer intervenção no vinho, não realizam nem mesmo a etapa de filtração; deixando assim seus vinhos com aparência turva e com a presença de resíduos no fundo do frasco.

Os produtores de vinhos naturais acreditam que seus produtos são o reflexo verdadeiro do terroir, uma vez não passam por correções e processos químicos de melhoramento.Podemos dizer que o vinho natural é o resultado de um trabalho meticuloso, feito de forma muito artesanal. Por ser bastante onerosa (até 40% mais cara que a produção convencional), a produção em maior escala é praticamente inviável.

Sugestão de vinhos naturais

Que tal provar um vinho natural? Prove o Sauvignon-Blanc da vinícola francesa Domaine de la Piffaudière; ou o Pipeño da vinícola chilena Cacique Maravilla ou rótulos da brasileira Era dos Ventos.

Clube de Vinhos Sem Imposto - Compre vinhos com desconto | 1001 Dicas de Viagem

Gostou? Então compartilhe este post!

VAI VIAJAR? COMECE A PLANEJAR SUA VIAGEM AGORA MESMO:

Reserve hotéis e pousadas pelos melhores preços e sem taxa de reserva

Airbnb: ganhe R$ 130 de desconto na sua 1ª hospedagem

Utilize o cupom 1001DICAS5 e garanta seu Seguro Viagem com até 10% de desconto

Transfira dinheiro para o exterior com praticidade e menores taxas

Saia do Brasil com chip pré pago e internet 4G

Garanta seus ingressos para atrações, excursões e passeios com antecedência

Alugue seu carro com a Rentcars e pague em até 12x e sem IOF

Procurando os melhores preços de passagem aérea?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *