Tamanhos das garrafas de vinhos - Tudo sobre vinhos | 1001 Dicas de Viagem

Os diferentes tipos de garrafas de vinho

VINHOS

O mundo dos vinhos é cheio de detalhes e curiosidades. São inúmeras informações, desde os tipos de cultivo, regiões das uvas, até as técnicas de harmonização com pratos. Mas um assunto que sempre desperta a atenção dos apreciadores de vinho é quanto aos variados formatos (e tamanhos) das garrafas. Afinal, existe algum significado para os diferentes tipos de garrafas de vinho?

Estrutura da garrada de vinho

Antes de mais nada, é preciso entender um pouco sobre a estrutura de uma garrada de vinho e cada uma das suas funções, que podem inclusive influenciar na conservação, no transporte e no envelhecimento do vinho.

Garrafas de vinhos - tamanhos, formatos e estrutudas da garrafa de vinho– Gargalo:  é a parte superior da garrafa que serve como sustentação (impedindo que escorregue da mão) e que reforça a estrutura onde será colada a rolha.

– Pescoço: uma espécie de funil que facilita a descida do vinho até a taça. É a parte que conecta o gargalo ao corpo da garrafa.

– Ombros: é o elo entre o pescoço e o corpo, que tem atua como barreira para os sedimentos.

– Bojo: basicamente é o corpo da garrafa, ou seja, a parte pela qual a costumamos segurar.

– Base: parte inferior da garrada, que permite deixá-la em pé. 

As cores das garrafas

A cor da garrafa de vinho mais popular é a verde, ou mesmo âmbar, pois ela auxilia na proteção do vinho contra a luz, que acelera sua deterioração e é prejudicial ao envelhecimento. Contudo, a escolha da cor da garrada é uma decisão do produtor e, algumas vezes, tem a ver com a tradição da região.

As garrafas transparentes são usadas em estilos de vinhos de consumo mais rápido, para evitar a deterioração que, de fato, poderá ocorrer. Vinhos rosés de cores bem atrativas, por exemplo, costumam estar em garrafas transparentes, para valorizar sua aparência e despertar o interesse do consumidor. Mas esta é uma questão puramente de marketing.

Clube de Vinhos Sem Imposto - Compre vinhos com desconto | 1001 Dicas de Viagem

Os diferentes tipos de garrafas de vinho
Garrafa Bordalesa

É a garrafa mais comum e mais tradicional. Ela serve tanto vinhos tintos quanto brancos, mas é normalmente encontrada em vinhos Merlot e Cabernet Sauvignon, cujas uvas são originárias da região de Bordeaux, no sudoeste da França. A garrafa Bordalesa possui um bojo longilíneo e uniforme que termina na divisão entre o corpo e gargalo (ou seja, no “ombro” da garrafa). A coloração pode ser verde ou transparente.

Garrafas de vinhos - tamanhos, formatos e estrutudas da garrafa de vinho

Garrafa Borgonhesa

Outro tipo de garrafa é a Borgonhesa, encontrada em vinhos da região da Borgonha, na França, como de Chardonnay ou Pinot Noir. A garrafa Borgonhesa é alargada em sua base e vai se afunilando ao longo do seu bojo até o pescoço e gargalo da garrafa. A cor predominantemente é o verde.

Garrafas de vinhos - tamanhos, formatos e estrutudas da garrafa de vinho

Garrafa Champagne

O formato é praticamente o mesmo da garrafa Borgonhesa, no entanto, os ombros são mais baixos e os pescoços mais longos. Além disso, a garrafa da champagne possui vidro mais espesso para conter a pressão interna. É a clássica garrafa para vinhos espumantes.

Garrafas de vinhos - tamanhos, formatos e estrutudas da garrafa de vinho

Garrafa Alsacianas

As garrafas da região da Alsácia, na França (já na divisa com a Alemanha) são mais alongadas e possuem ombros muito sutilmente delineados. Também é comum encontrar Rieslings da Alemanha e de outras partes do mundo com esse formato.

Garrafas de vinhos - tamanhos, formatos e estrutudas da garrafa de vinho

Garrafas Renanas

Criada e muito utilizada na região da Europa Central, no vale do rio Reno, essa é uma garrafa usada exclusivamente para vinhos brancos, especialmente Riesling e Gewurztraminer. As garrafas renanas possuem bojo mais alongado, ombros largos e maior em comprimento que as garrafas tradicionais. Podem ser encontradas nas cores verde, caramelo e azul.

Garrafas de vinhos - tamanhos, formatos e estrutudas da garrafa de vinho

Garrafas do Porto

Típica de Portugal e produzida para preservar os vinhos do Porto e outros fortificados. Esta garrafa é mais baixa que as tradicionais, porém com ombros bem acentuados e pescoço volumoso. Este formato foi pensado com o intuito de auxiliar na retenção das borras e propiciar o envelhecimento nas adegas. Possue vidro grosso e escuro.

Garrafas de vinhos - tamanhos, formatos e estrutudas da garrafa de vinho

Outros tipos de garrafas de vinhos

Existem também outros tipos de garrafas de vinhos. Mas basicamente as formas das garrafas variam em função da região produtora e variedade de uva utilizada. Assim, sabendo reconhecer os diferentes tipos de garrafas, você poderá também como consequência saber muito sobre o conteúdo (muitas vezes não precisando nem ler o rótulo). No entanto, muitos produtores têm se atentado à estética da garrafa e tentado desenvolver novos formatos para chamar a atenção dos consumidores e alavancar as vendas.

+ Leia também: “Vinho Natural: o que é?”

O buraco no fundo da garrafa

Outro fato que costuma chamar bastante atenção dos consumidores é o tal buraco no fundo das garrafas. Existe um mito de que, quanto maior o furo, melhor é o vinho. Tais garrafas são mais caras e por isso os produtores normalmente envasam seus melhores vinhos nessas garrafas; porém saiba que não há nenhum efeito sobre a qualidade do vinho a não ser o estético.

Há quem diz que o buraco no fundo da garrafa, na realidade, foi criado para ajudar a empilhar as garrafas nas caves ou adegas, proporcionando maior segurança. Outros dizem que foi com o objetivo de favorecer a retenção dos sedimentos em um formato de anel no fundo da garrafa, evitando assim que sejam servidos com o vinho.

Diferentes tamanhos de garrafas de vinho

Você já percebeu que nem toda garrafa de vinho tem o mesmo tamanho? O volume padrão das garrafas comercializadas no mundo todo é de 750 mL, mas é possível encontrar também diversos outros formatos. A menor delas tem 187 mL, e é chamada de Piccolo ou Split (¼ da garrafa de 750 ml). Já a maior, é conhecida como Maximus e comporta 130 litros de vinho.

Os tamanhos menores surgiram para evitar a oxidação dos vinhos, por exemplo, quando os consumidores não pretendem acabar com a garrafa inteira. Já as de tamanhos maiores costumam ser comercializadas para festas e celebrações.

Confira abaixo uma lista com os diferentes tamanhos de garrafas de vinho:

Tamanhos de garrafas de vinho - Tudo sobre vinhos | 1001 Dicas de Viagem
Fonte: 1001 Dicas de Viagem

– Um quarto: 187 mL

– Meia garrafa: 375 mL

– Sobremesa: 500 mL

– Garrafa: 750 mL

– Magnum: 1,5 L

– Jeroboam (Jeroboão): 3 L

– Réhobam (Roboão): 4,5 L

– Imperial ou Matusalém: 6 L

– Salmanazar ou Mordecai: 9 L

– Baltazar: 12 L

– Nebuchodonosur: 16 L

– Melchior: 18 L

– Salomão: 20 L (somente utilizada para Champagnes)

– Sovereign: 25 L

– Melquisedeque: 30 L

– Balthazar: 120 L

– Maximus: 130 L 

Curiosidade - Dicas de Viagem - Tours guiados e passeios | Travel GuideCuriosidade:
De vez em quando surgem casos extraordinários, como a garrafa de 3.094 litros e 4,17 metros de altura, que entrou para o Guinness Book e foi arrematada em um leilão na Suíça em 2014.

Gostou do nosso guia prático para tipos de garrafas de vinho? Aproveite para conferir outras dicas sobre vinhos.

Gostou? Então compartilhe este post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *