Travel Guide Alentejo Visit Portugal - Roteiro em Portugal - O que fazer em Alentejo

Alentejo: as vilas mais bonitas para você visitar

PORTUGAL
Os vilarejos mais bonitos do Alentejo, em Portugal

Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo apresenta um clima todo especial: belas praias intocadas, castelos medievais, monumentos históricos, ruas de pedra e casinhas brancas, formando cenários simplesmente apaixonantes. Não é por menos que alguns dos vilarejos alentejanos estão entre os mais bonitos de Portugal! Por isso, selecionamos algumas das vilas mais bonitas do Alentejo para inspirar sua próxima viagem.

Algumas das vilas mais bonitas do Alentejo
Monsaraz

Monsaraz encontra-se próximo à fronteira com a Espanha, sobre uma colina e cercada por muralhas medievais. Ela é simplesmente apaixonante! Além de uma deslumbrante paisagem alentejana como pano de fundo, a vila tem estreitas ruas de paralelepípedos, casas de paredes brancas e um castelo impressionante no topo da colina, que garante uma vista belíssima para o lago Alqueva.

Alentejo - Roteiro em Portugal: as vilas mais bonitos de Alentejo | 1001 Dicas de Viagem
Monsaraz, Alentejo. ©Turismo do Alentejo
Mértola

Mértola foi uma importante cidade do Império Romano e, depois disso, uma grande cidade muçulmana. Sua herança islâmica é uma das mais bem preservadas de Portugal; sendo possível encontrar por lá até uma antiga mesquita onde funciona uma igreja católica. O resultado é um destino heterogêneo, com edifícios e vestígios que contam uma vasta e muito antiga história. Para completar, Mértola fica em meio a um parque natural e tem uma vista deslumbrante para o rio Guadiana.

Alentejo - Roteiro em Portugal: as vilas mais bonitos de Alentejo | 1001 Dicas de Viagem
Ruas de Mértola, uma das vilas mais bonitas do Alentejo. ©Turismo do Alentejo
Dicas de Viagem - Tours guiados e passeios | Travel GuideVocê sabia?
O Alentejo é a maior região de Portugal, e possui pouco mais de 500 mil habitantes distribuídos por seus 27 mil Km², que o torna paraíso ideal para fugir do agito urbano e aproveitar a vida em seu próprio ritmo. Detentor de cinco títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros.

Serpa

Que tal visitar dois belos vilarejos em um mesmo dia? Serpa está a cerca de 55 Km de Mértola. Rodeada por colinas e vinhedos, esta vila alentejana conta com um centro histórico muito bem preservado, e ruazinhas de pedras ladeadas por casinhas brancas. Na parte mais alta de Serpa encontram-se as construções mais longevas; muitas do período medieval, inclusive a torre do antigo castelo. Serpa também é rodeada por uma muralha do século XIII e possui um monumental aqueduto com arcada italiana.

Alentejo - Roteiro em Portugal: as vilas mais bonitos de Alentejo | 1001 Dicas de Viagem
Serpa, Alentejo. ©Visit Alentejo
Arraiolos

Arraiolos é a principal cidade do Alentejo. Localizada a menos de 30 Km do distrito de Évora, conta com um castelo circular peculiar e é famosa suas tapeçarias, que estão entre os artesanatos mais fascinantes de Portugal. Além de seus coloridos tapetes que decoram vários locais da vila; Arraiolos também tem construções incríveis, como a Igreja da Misericórdia e a Igreja do Convento de Nossa Senhora da Assunção, decoradas com belíssimos azulejos.

Travel Guide Alentejo Visit Portugal - Roteiro em Portugal - O que fazer em Alentejo
Castelo de Arraiolos. ©Victor Carvalho
Castelo de Vide

O vilarejo de Castelo de Vide está situado no topo de uma colina em plena Serra de São Mamede. Com suas ruazinhas de paralelepípedo ladeadas por casinhas brancas e repletas de flores, ele parece ter saído de um conto de fadas.

+ Leia também: “Ilha da Madeira: 5 mirantes para conferir vistas de tirar o fôlego”

Travel Guide Alentejo Visit Portugal - Roteiro em Portugal - O que fazer em Alentejo
Castelo de Vide. ©Turismo de Alentejo
Marvão

No ponto mais alto da Serra de São Mamede, a 800 metros de altitude e a cerca de 12 Km de Castelo de Vide, encontra-se Marvão. Rodeada por muralhas de pedra construídas nos séculos XIII e XVII; e com uma arquitetura fascinante, repleta de granito, varandas de ferro forjado e janelas manuelinas. A vista para os campos é imperdível.

Travel Guide Alentejo Visit Portugal - Roteiro em Portugal - O que fazer em Alentejo
Castelo de Marvão. ©Victor Carvalho

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para uma viagem para o exterior?
Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar a sua entrada. Faça uma cotação online na Seguros Promo, e compare o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe 5% de desconto usando o cupom 1001DICAS5.

Gostou? Então compartilhe este post!

VAI VIAJAR? COMECE A PLANEJAR SUA VIAGEM AGORA MESMO:

Reserve hotéis e pousadas pelos melhores preços e sem taxa de reserva

Airbnb: ganhe R$ 130 de desconto na sua 1ª hospedagem

Utilize o cupom 1001DICAS5 e garanta seu Seguro Viagem com até 10% de desconto

Transfira dinheiro para o exterior com praticidade e menores taxas

Saia do Brasil com chip pré pago e internet 4G

Garanta seus ingressos para atrações, excursões e passeios com antecedência

Alugue seu carro com a Rentcars e pague em até 12x e sem IOF

Procurando os melhores preços de passagem aérea?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *