Que tal passar uma noite no deserto de Neguev?
Já imaginou dormir em uma autêntica tenda beduína? Na nossa última viagem para Israel, tivemos a oportunidade não apenas de conhecer diversos lugares, como também de vivenciar experiências únicas. Por vezes mesmo “exóticas”, como passar uma noite no deserto de Neguev.
O deserto de Neguev, banhado pelo Mar Vermelho, faz fronteira a oeste com o Egito e a leste com a Jordânia. Na região existem diversos acampamentos, hospitalidade beduína e atividades ao ar livre, como surfe nas dunas, passeios de camelo, e trilhas.
A hospitalidade beduína é altamente agradável e culturalmente envolvente.
Acampamento no deserto
Após algumas pesquisas, decidimos que passaríamos a noite no Chan Hashayarot, um acampamento beduíno localizado no bem meio do Neguev, próximo da rodovia 40. Alugamos um carro em Tel Aviv e fomos por conta própria até o acampamento.
Chegamos no local no final do dia, e embora já estivesse escuro, era possível ver além das tendas decoradas com tecidos coloridos, diversas palmeiras iluminadas, como um verdadeiro oásis no meio do deserto.
Além das tendas beduínas (que abrigam mais de 100 pessoas cada), o acampamento também oferece a possibilidade de dormir em chalés (para quem prefere curtir o deserto com mais conforto).
Possui banheiros no formato de vestiários, áreas para lareiras próximas às tendas, estacionamento e áreas de descanso para os camelos. A estrutura do local é muito confortável.
+ Confira outras opções de hospedagem na região do Neguev
Dormir em uma tenda beduína
Como chegamos perto da hora do jantar, passamos na nossa autêntica tenda beduína para deixarmos nossas mochilas e prepararmos nossas camas. As tendas são enormes, cobertas por tapetes, e possuem diversos colchonetes finos.
Jantar com os beduínos
O jantar é servido é uma tenda ainda maior, com diversas mesas baixas e almofadas para nos sentarmos no chão.
Só o jantar já é uma super experiência! Um tradicional “Maklube” no estilo árabe é servido em grandes travessas: arroz coberto com legumes e batatas assadas, onde um frango inteiro, chamado de “Matpoona”, é colocado por cima. A refeição é acompanhada por suco de laranja e limonada. Para finalizar, café tradicional no estilo beduíno, chá de ervas e “baklava”. Definitivamente tudo delicioso (talvez uma das melhores refeições da viagem).
Logo em seguida fomos para uma roda de fogueira, bem em frente a nossa tenda, onde cantamos e conversamos. Além de conhecermos os beduínos, que nos contaram um pouco sobre seu modo de vida, cultura e costumes; também tivemos a oportunidade de conversar com soldados do exército de Israel (que estavam em treinamento no deserto).
Hora do café da manhã
De manhã fomos surpreendidos com um baita café da manhã: pães variados (incluindo pita), iogurtes, queijos, sucos naturais de frutas, geleias; além, é claro, saladas e pratos típicos da cultura beduína. Dessa vez em um grande refeitório.
Passeio de camelo
Após o caprichado café da manhã, foi a hora de fazermos o tão esperado passeio de camelo, que durou em torno de meia hora.
São duas pessoas por camelo, e eles são amarrados entre si. O grupo é liderado por um beduíno experiente, enquanto outros acompanham o passeio (para o caso de algum problema durante o percurso).
Confesso que andar de camelo foi uma grande aventura. Ele se abaixa respeitosamente para subirmos. Quando ele se levanta (primeiro com as patas traseiras e depois com as patas dianteiras), você tem a impressão que vai cair de frente (!!!!). Aí você pensa: “Bom, o pior já passou. Deve ser como andar de cavalo”. Nada disso! Além de não ser estável o passeio pelas areias no deserto, a maior aventura é para descer do camelo. Segure-se bem, pois senão é capaz de ser jogado de cabeça no chão.
Brincadeiras (que são de fato reais) à parte, a experiência de passear pelo Deserto de Neguev montada em animal de quase 1,80m do chão é indescritível.
Além das refeições e do passeio de camelo, são oferecidas diversas outras atividades pelo Chan Hashayarot, como “Wine Route”, safari, rapel e caminhadas noturnas para observação de estrelas.
A experiência de passar uma noite no deserto é realmente incrível e com certeza mais uma das nossas aventuras inesquecíveis.
+ Leia também: Guia de Viagem para Israel: Massada
Dicas rápidas
Para sua noite no deserto você não precisa de muito:
– Leve uma muda de roupa (se só for ficar de um dia para o outro); uma toalha, uma nécessaire básica (shampoo, condicionador, sabonete, escova de dentes, pastas de dentes, etc.); uma roupa quente para dormir, e um calçado confortável.
– Também é sempre bom levar uma garrafa de água com você. Apesar de haver uma máquina de refrigerantes e a tenda do jantar ficar aberta com água disponível, é sempre melhor já ter uma garrafinha por perto.
– Existem tomadas nas tendas (muita tecnologia não?), mas como não são muitas e também não necessariamente próximas “da sua cama”, recomendo levar um carregador de celular portátil.
– As tendas não têm travesseiro nem cobertor, apenas colchonetes. Então, além de sacos de dormir, se você acha que é necessário para conseguir dormir, leve estes itens com você.
– Apesar dos colchonetes serem finos e termos pego uma noite frita, passamos uma ótima noite na tenda beduína.
Maiores informações
Preço: como existem diferentes opções acomodação, o preço varia bastante. No valor estão inclusos o jantar e o café da manhã. Veja todas as opções de alojamento através do site oficial.
Está planejando uma viagem para Israel? Então não deixe de conferir todas as nossas dicas no Guia de Israel.