Mar Morto: atração imperdível em Israel
Se você vai viajar para Israel, definitivamente não pode deixar de incluir um passeio para o Mar Morto no seu roteiro. Uma experiência única e fascinante!
O Mar Morto é um lago salgado, alimentado pelo Rio Jordão, que banha Israel, a Cisjordânia e a Jordânia. Suas margens estão à 400 m abaixo do nível do mar, sendo o ponto mais baixo em terra seca do planeta.
Quando visitar o Mar Morto?
O Mar Morto está localizado no Deserto da Judeia. Assim, dependendo da época do ano, a região pode estar muita seca e muito, muito quente (em especial de julho à setembro). Se possível, o ideal é evitar também o período de frio e chuva, principalmente os meses de dezembro e janeiro.
Estivemos no Mar Morto em outubro e pegamos um dia de Sol lindo e com temperatura bem agradável.
Tour pelo deserto
Diversas operadoras de turismo oferecerem serviços na região do Mar Morto. Nós preferimos, no entanto, aproveitar da referência do Get Your Guide para fazermos este passeio. Posso confirmar que ficamos muito satisfeitos com o serviço e utilizamos o mesmo também para outros passeios em Israel.
Como chegar
Como disse logo em cima, fizemos este passeio com uma operadora de turismo, através do site Get Your Guide. Dessa forma, os ingressos já incluíam o serviço de transporte (ônibus), visita à fortaleza de Massada, Ein Gedi e visita ao Mar Morto. O que foi realmente bem prático e cômodo.
Se preferir, você também pode alugar um carro e chegar com a ajuda do GPS. O trajeto é simples e as estradas são excelentes.
Uma outra maneira, mais econômica é usar o sistema de transporte públicos de Israel. Você pode chegar ao Mar Morto através do ônibus 486, saindo de Jerusalém, ou pelo ônibus 421, saindo de Tel Aviv.
O que levar para o passeio no Mar Morto
Para aproveitar ao máximo a sua visita no Mar Morto, recomendamos levar alguns itens básicos na sua mochila, como: roupa de banho (sunga, biquíni ou maiô); boné ou chapéu, protetor solar, chinelos, toalha e água (se quiser economizar). Se quiser tomar um banho depois para retirar todo o sal, é legal levar também shampoo, condicionador e sabonete.
Não esqueça de levar uma câmera à prova d’água (ou proteção para o celular) para registrar essa super experiência.
Flutuação no Mar Morto
O Beach Club para o qual fomos levados com a excursão tem uma boa área para banho às margens do Mar Morto, além de uma excelente infraestrutura; com mesas e cadeiras para descansar, duchas de água doce para retirar o sal e a lama, bar, restaurante e vestiários.
+ Veja as melhores opções de hospedagem na região do Mar Morto
Apesar da beleza do local, o maior atrativo é sem dúvida, a flutuação no Mar Morto. Uma experiência única e imperdível.
Para flutuar, é preciso entrar na água e andar até deixa-la na altura da cintura. Depois é só se deitar devagar. No Mar Morto não tem ondas, então é bem tranquilo.
A água do Mar Morto tem quase 10 vezes mais sal do que a água dos oceanos. Além deixá-la bem oleosa, a elevada concentração de sal faz com que os banhistas flutuem facilmente. Na verdade, é impossível afundar, por mais que você tente. Uma sensação bem estranha, mas também muito divertida.
Esta elevada concentração de sal também inviabiliza o desenvolvimento de vida, tanto animal quanto vegetal. Sendo este o motivo por seu nome, Mar Morto.
Propriedades medicinais das águas e da lama do Mar Morto
Além de flutuar no Mar Morto, outra atividade imperdível no local é tomar um banho de lama negra.
Tanto as águas quanto a lama do Mar Morto são muito conhecidas por suas propriedades medicinais; sendo por isso muito usadas em tratamentos para rejuvenescimento, e cuidados e prevenção contra doenças dermatológicas.
A alta concentração de minerais como potássio, cálcio, magnésio e cloreto, podem trazer benefícios para a circulação; problemas musculares ou reumáticos, tratamento de artrites e celulites, por possuir propriedades anti-inflamatórias; evitar o envelhecimento precoce, atuar como calmante, devido as propriedades relaxantes para os nervos; e fortalecer unhas e ossos.
A lama negra do Mar Morto é comercializada internacinalmente por diversas marcas importantes.
+ Leia também: “Yad Vashem: o Museu do Holocausto de Jerusalém”
Cuidados para entrar no Mar Morto
Devido à alta concentração de sal, é preciso tomar alguns cuidados na hora de entrar no Mar Morto. Essas regras de segurança são passadas pelo guia da excursão e também estão expostas nos clubes e hotéis.
– Não afunde a cabeça e não molhe os olhos (qualquer gotinha fará arder muito)
– Não engula a água. Se engolir, procure um salva-vidas ou primeiros socorros
– Não fique mais do que 20 minutos dentro da água
– Entre na água até altura da cintura e deite-se devagar
– Não pule e não jogue água nos outros
– Assim que você sair da água, tome uma ducha de água doce
– Tome bastante água mineral, pois a água salgada desidrata o corpo rapidamente
– Atenção aos acessórios: a grande quantidade de sal pode corroê-los.
Se estiver planejando uma viagem para Israel, não deixe de conferir todas as nossas dicas no Guia de Israel.