Beaujolais Nouveau Vinhos da Borgonha - Embaixador da Borgonha no Brasil

Dia do Beaujolais Nouveau

VINHOS
Beaujolais Nouveau Day

Todos os anos na 3ª quinta-feira de novembro é celebrada a chegada ao mercado da nova safra do famoso vinho francês, o Beaujolais Nouveau. O lançamento deste vinho “primeur”, fermentado por apenas algumas semanas antes de ser comercializado, é aguardado ansiosamente por amadores, mas também é uma boa razão para encontrar amigos em uma atmosfera amigável (especialmente se você estiver na Borgonha, França).

Le Beaujolais Nouveau est arrivé: de 1800 até hoje

Historicamente, o Beaujolais Nouveau é bebido pelos habitantes locais para comemorar uma colheita bem-sucedida. O vinho jovem (“nouveau” significa novo) indicava se aquela safra específica seria de boa qualidade de ou não.

O slogan usado na França (e agora ao redor do mundo todo), que indica a chegada do vinho é quase tão famoso quanto o próprio vinho: “Le Beaujolais nouveau est arrivé!” (“O Beaujolais Nouveau chegou!”).

Não tão popular no início, o vinho e suas celebrações ganharam força a partir de 1951, com o estabelecimento do “Dia do Beaujolais Nouveau”. A data, inicialmente estabelecida para o dia 15 de novembro e depois (em 1985) trocada para a 3ª quinta-feira desse mês, se tornou um grande instrumento de marketing para a região; e a possibilidade um bom aporte de dinheiro para as vinícolas, ajudando a financiar a produção de seus demais vinhos.

Curiosidade - Dicas de Viagem - Tours guiados e passeios | Travel Guide

Curiosidade:
A celebração do Beaujolais Noveau se tornou um evento de proporções internacionais, com dia e hora certa: à 00:01 da terceira quinta-feira de novembro, quando é lançado simultaneamente no mundo todo. Na França, a comercialização das garrafas é marcada por menus especiais nos restaurantes, fogos de artifício, e outras festividades. Existem mais de cem festivais relacionados ao Beaujolais Nouveau na região do Beaujolais. O festival mais famoso, Les Sarmentelles, é realizado em Beaujeu, a capital da região.

Um vinho jovem e sedutor

O Beaujolais Nouveau é diferente dos outros vinhos. O tempo de fermentação das uvas dura em torno de quatro dias, sendo 10 o máximo permitido. O vinho é engarrafado cerca de seis semanas após a colheita. É também por isso que, depois de pegar uma garrafa, você deve bebê-la dentro de 6 à 12 meses. Caso contrário, todos os sabores encantadores e característicos terão desaparecido. No comércio, a venda é proibida a partir de agosto do ano seguinte.

Ele é um vinho tinto fresco, frutado e jovial, com aromas de banana, frutas vermelhas (cerejas, morangos, framboesas); coloração oscilando entre o vermelho rubi e o violeta; poucos taninos e alta acidez.

Beaujolais Nouveau Vinhos da Borgonha - Embaixador da Borgonha no Brasil
Festejando com o Beaujolais Nouveau. Foto: 1001 Dicas de Viagem
A elaboração do vinho

A elaboração do vinho deve ser feita com 100% Gamay, devendo as uvas serem plantadas nos vinhedos localizados nas denominações Beaujolais e Beaujolais-Villages, na Borgonha.

Por ser comercializado no mesmo ano em que as uvas foram colhidas e para mostrar um frutado intenso e cativante, o Beaujolais Nouveau passa por uma breve fermentação, conhecida por maceração carbônica (ou fermentação de bagas inteiras). As uvas são fermentadas como um todo e por isso devem ser colhidas manualmente (obrigatóriamente – assim como acontece na Champagne); em vez de mecanicamente, para mantê-las intactas.

A fermentação ocorre em um ambiente anaeróbico e, frequentemente, é adicionado gás carbônico. Este processo tem como resultado vinhos frutados e com baixo teor de taninos. O vinho produzido é logo engarrafado, sem passar por nenhum tipo de “estágio” ou envelhecimento.

Devido ao seu curto envelhecimento, o Beaujolais Nouveau costuma ser considerado (principalmente pelos franceses) um vinho simples, não tão bom. No entanto, vários especialistas em vinho afirmam que a produção não é realmente tão fácil; e alcançar o sabor leve e frutado característico requer prática e conhecimento.

+ Leia também: “Saint-Vincent Tournante: a festa do vinho na Borgonha” 

Harmonização

Você pode harmonizar o Beaujolais Nouveau com tira-gostos, queijos, salames, terrinas, carnes de aves, saladas; ou mesmo pratos fartos como guisados, carnes assadas, gratinados, salsichas e purês de batata. Para melhor apreciá-lo, sirva-o levemente fresco, entre 13º C e 14º C – assim o vinho fica mais refrescante e seus frutos mais aparente.

Accord mets-vins Beaujolais Nouveau Harmonização vinhos da Borgonha Beaujolais Nouveau - Embaixadora da Borgonha Burgundy WinesCuriosidade:
Nos Estados Unidos, o Beaujolais Nouveau é considerado o vinho do Thanksgiving (o “Dia de Ação de Graças”, um dos mais importantes feriados americanos); que ocorre exatamente uma semana após o seu lançamento, na 4ª quinta-feira de novembro. Afinal, a harmonização com peru (o prato típico da data) é perfeita.

E aí, que tal no próximo Beaujolais Nouveau Day pedir uma garrafa e saboreá-la em casa com os amigos ou enquanto assiste aquele filme francês que você sempre quis ver?

Gostou? Então compartilhe este post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *