Saint-Vincent Tournante: a festa do vinho na Borgonha
Todos os anos, os viticultores da Borgonha se reúnem no final de janeiro, durante a tradicional Fête de Saint-Vincent Tournante (Festa de São Vicente Tournante), para agradecer o santo padroeiro dos viticultores e pedir sua proteção para a futura colheita. Criada em 22 de janeiro de 1938 pela Confrérie des Chevaliers du Tastevin; é uma das mais antigas e tradicionais festas do vinho da Borgonha.
A cada ano, a Saint-Vincent Tournante é realizada em um vilarejo diferente, daí o nome “Tournante” (que gira). Durante meses o vilarejo escolhido se prepara para atrair entre 30.000 e 40.000 visitantes de várias partes do mundo.
Festa de Saint-Vincent Tournante 2020
Para a 76ª edição da festa, a cidade escolhida foi Gevrey-Chambertin, localizada entre Beaune e Dijon. Assim, durante um final de semana inteiro, os viticultores nos fizeram descobrir as cinco safras preparadas especialmente para a ocasião: 2009, 2013, 2014, 2018 e 2019.
Curiosidade:
Gevrey-Chambertin já foi escolhida para sediar a Festa de São Vicente em outras 4 ocasiões, em: 1947, 1960, 1980 e 2000. Com 402,72 hectares de vinhedos e nove apelações “Grand Cru”, é conhecida mundialmente por seus vinhos tintos de excelência e história.
Apesar do vinho ser o centro das atenções, a decoração da festa e as animações propostas pela cidade também é um ponto muito importante para os visitantes.
Para não desapontar, uma comissão organizadora com viticultores e moradores voluntários foi criada em 2017 para preparar o evento. O resultado… um sucesso absoluto!
A decoração da festa
As ruas, árvores e paredes das casas da cidade foram inundadas com as cores da Borgonha e decorações, feitas com material reciclado, relacionadas aos aromas e sabores do vinho. Isso mesmo, você não leu errado!
Para combinar com os aromas dos vinhos e da uva Pinot Noir, as ruas do evento foram divididas em 4 zonas:
– Rosa para os aromas florais (rosa, flor branca, espinheiro, flor de laranjeira e violeta);
– Violetas para os aromas frutados (groselha preta, amora, cereja, groselha, morango e framboesa);
– Amarelo para os aromas secundários (especiarias, baunilha, café e pimenta); e
– Marrom para os aromas terciários (vegetação rasteira, cogumelo, animal, couro e tabaco).
Entrada e kit para a festa
A festa é linda e aberta a todos, mas para participar e poder degustar os vinhos do evento, deve-se comprar o kit da festa via internet ou no local.
O kit é composto por uma taça de cristal personalizada com a inscrição do local e data da festa; uma pequena bolsa para carregá-la, e um livreto informativo com o mapa e a programação do evento. Cada kit também dá direito à oito tickets que dão direito a provar 8 diferentes vinhos.
Como chegar à Festa Saint-Vicent Tournante
Sendo um festival de vinho, o ideal para aproveitar bastante, é não ir ao evento dirigindo. Este ano, além dos trens vindos de cidades próximas, como Dijon, Beaune e Chalon-sur-Saône; também haviam ônibus e vans fretados saindo de Chenôve, Couchey, Vougeot, Morey e Chamboeuf.
Além disso, para evitar o acesso por carros, diversas ruas e estradas ao redor da cidade ficam inteiramente interditadas das 6h30 às 22h; e ao menos este ano, o estacionamento mais próximo estava à cerca de 3 Km do local da festa.
Você também vai gostar de ler :
– Tastevinage: evento celebra os vinhos da Borgonha
– Restaurante Loiseau des Vignes em Beaune
Animações e procissão
Como manda a tradição, São Vicente, padroeiro dos viticultores, foi homenageado com uma grande procissão e desfile das confrarias da Borgonha; uma missa religiosa, a entronização de novos cavaleiros do Tastevin, um banquete, e claro, muito vinho!
O jantar de gala reúne chefs estrelados num menu especialmente elaborado para o evento. A equipe responsável por este jantar é composta de 140 pessoas, dentro as quais 40 sommeliers. Caso queira participar no próximo ano, apesar do preço (290 euros por pessoa), a reserva é imprescindível e os 2.400 lugares esgotam bem rápido.
As ruas da cidade ficaram repletas de músicos, apresentações de danças, exposições de arte; e animações destacando os vinhos e os produtos da Borgonha (inclusive para as crianças). Além dos 14 stands participantes do evento, diversas caves abriram suas portas das 11h às 17h para degustação dos vinhos diretamente no local.
Restaurantes e food-trucks também estavam a disposição dos visitantes com pratos típicos regionais (como escargots ou oeuf meurette); waffles, queijos, embutidos, etc.
Saint-Vincent Tournante 2020 em números
Em 2019, o vilarejo de Vézelay acolheu pela primeira vez a Festa de São Vicente, com a presença de 25.000 visitantes. Na edição deste ano, mesmo com uma temperatura média de 3ºC, Gevrey-Chambertin recebeu mais de 80 mil visitantes e teve quase 40.000 kits de degustação vendidos. Aposto que os membros da Confrarie des Chevaliers du Tastevin nunca imaginaram tamanho sucesso.
No total foram consumidas quase 20 mil garrafas de vinho, sendo:
– 4.000 garrafas da safra 2009;
– 2.000 garrafas de 2013;
– 5.000 garrafas de 2014;
– 4.500 garrafas de 2017; e
– 4.000 garrafas de 2018.
Também participaram da festa deste ano: 8 restaurantes, 18 food-trucks; 17 associações e 600 voluntários (dentre os quais 150 voltados para a segurança).
Participar da Saint-Vincent Tournante é realmente uma experiência única! Agradeço a Saint-Vincent, o padroeiro dos viticultores por estes deliciosos vinhos, e já fico na expectativa da próxima festa! Santé!
Página oficial do evento.
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para uma viagem para o exterior?
Além de ser obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar a sua entrada. Faça uma cotação online na Seguros Promo, e compare o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe 5% de desconto usando o cupom 1001DICAS5.
Hospedagem na Borgonha?
Se você planeja se hospedar alguns dias na Borgonha, não se esqueça de reservar com bastante antecedência para garantir não apenas sua estadia, como as melhores ofertas de hotéis ou apartamentos na Borgonha.
Atividades na Borgonha
Consulte e reserve seus passeios na Borgonha através do Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo; com profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós sempre utilizamos e recomendamos. Dá só uma olhada:
Otimo artigo!!!