Roteiro na Borgonha: visita à Fromagerie Gaugry
A Borgonha é uma região de tradições, vinhos e gastronomia! E se você for dar um pulo por aqui, não pode deixar de visitar a famosa Queijaria Gaugry (Fromagerie Gaugry), localizada em Brochon, à apenas 2,2 Km de Gevrey-Chamertin e 13 Km de Dijon.
A história da Queijaria Gaugry (Fromagerie Gaugry)
O Sr. Raymond Gaugry iniciou a sua profissão de queijeiro como itinerante na década de 1920. Durante anos, passou de uma queijaria à outra, adquirindo conhecimento e experiência.
Em 1946, Raymond e sua esposa Odette mudaram-se para Brochon e assumiram a queijaria “Laiterie de la Côte”.
Em 1950, o Sr. Gaugry criou um queijo macio de casca lavada, feito com know-how inspirado no dos produtores de queijo Epoisses AOP de Langres. Os viticultores de Grevrey-Chambertin apreciaram tanto este queijo, que combinavam perfeitamente com seus vinhos tintos, que passaram a chamá-lo de “l’Ami du Chambertin” (“amigo do Chambertin”).
+ Leia também: “Degustação de Vinhos de Guarda na Borgonha”
Em 1953, Jean Gaugry, filho de Raymond, juntou-se ao pai na fábrica de queijos.
Em 1970, impulsionada pela demanda do consumidor, a Fromagerie Gaugry iniciou a produção do queijo Epoisses AOP.

Em 1971, Jean Gaugry substituiu seu pai como gerente da leiteria.
Nas décadas de 80 e 90, seus dois filhos Sylvain e Olivier passaram a fazer parte do negócio da família, trazendo novos queijos, como: “Le Palet de Bourgogne”, “Soumaintrain”, “Cendré de Vergy”, “Plaisir au Chablis” e “Petit Gaugry”.
Em 1997, Jean vendeu a fábrica de queijos para os seus dois filhos Sylvain e Olivier, que deixaram o local original para iniciar a produção em novas instalações, com o objetivo de aumentar e modernizar sua produção, permitindo inclusive à visita na produção.
Hoje, a Fromagerie Gaugry continua especializada na produção de queijos seguindo a tradição familiar e regional de fabricação. Atualmente produzem 11 queijos diferentes, sendo 2 provenientes da produção orgânica.
Visita e degustação de queijos na Borgonha
Visitar a Queijaria Gaugry é garantia de encontrar um queijo DOP (Denominação de Origem Protegida) e ainda conhecer todas as etapas da sua fabricação.
A fábrica possui janelas de vidros, através dos quais os visitantes podem acompanhar a produção dos queijos em tempo real; além de 3 vídeos explicativos (em francês, inglês e alemão). As visitas são livres e gratuitas, mas você também tem a opção de fazer uma visita guiada; neste caso, faça sua reserva com antecedência. Se possível, faça sua visita no período da manhã, durante as horas de produção.

No final da visita existe o “espaço degustação”, onde você poderá degustar 5 queijos da fábrica Gaudry, acompanhados de um delicioso vinho da Borgonha (ou suco). O pacote “visita guiada + degustação” custa 6€.

E por fim, uma pequena loja para você poder comprar e levar para casa essas delícias. Na loja também é possível encontrar outras especialidades gastronômicas regionais.

Fromagerie Gaugry
Página oficial: clique aqui
Visitas livres e degustação: das 9h às 11h30 e das 14h00 à 17h30 (degustação somente com reservas feitas antecipadamente).
Fechado aos domingos e segundas-feiras.
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para uma viagem para o exterior?
Além de ser obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar a sua entrada. Faça uma cotação online na Seguros Promo, e compare o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe 5% de desconto usando o cupom 1001DICAS5.