Conhecendo o Parque Aconcágua
O Parque Provincial Aconcágua está localizado na província de Mendoza, departamento Las Heras, quase na fronteira com o Chile. Embora seja bem no meio das Cordilheiras dos Andes, fica à apenas 165 Km da cidade de Mendoza e 75 Km de Uspallata pela Ruta Nacional 7 (que liga Buenos Aires à Santiago do Chile).
Dentro do parque, com 6.962 metros de altitude, está o Cerro Aconcágua; o ponto mais alto do Hemisfério Sul e a montanha mais alta do mundo fora da Ásia.
O termo “Aconcágua” significa “sentinela de pedra” em aymará ou “sentinela branca” em quéchua.
O local é muito procurado por praticantes de trekking e alpinistas de todo o mundo, que buscam superar seus limites em uma das escaladas mais perigosas do mundo. Mas não se preocupe, pois não é preciso ser atleta para conhecer a espetacular paisagem do Parque Provincial Aconcágua.
Como chegar
Para chegar até o Cerro Aconcágua basta seguir a Ruta Nacional 7 até chegar na entrada do parque.
Caso esteja hospedado em Mendoza e o objetivo seja apenas fazer um bate e volta, o ideal é alugar um carro. A viagem de carro leva cerca de 2h30 e você ainda poderá incluir outros passeios no caminho, como a Puente del Inca, Potrerillos e Uspallata.
Se preferir, você também pode chegar até o Parque Aconcágua com um ônibus que sai do terminal de Mendoza e vai parando em diversos outros pontos; como o terminal de Uspallata. É só pedir pra descer no Parque Aconcágua que o motorista irá te avisar quando for a hora de descer. O percurso de Mendoza até o Parque Aconcágua em ônibus dura cerca de 4 horas.
Uma outra opção, claro, é contratar uma agência de viagens para fazer a visita ao Parque Aconcágua. Normalmente o passeio também inclui pequenas paradas na Puente del Inca, em Potrerillos e em Uspallata.
Quando visitar o Parque Aconcágua
O Parque Provincial Aconcágua permanece fechado na maior parte do ano, devido à periculosidade das trilhas. Ele costuma estar aberto para fazer trekkings ou montanhismo entre os meses de novembro e fevereiro, mas a data exata varia a cada ano.
+ Leia também: “Rafting em Potrerillos, província de Mendoza”
Informações sobre ingressos
O Centro de Visitantes fica logo na entrada do Parque; é lá você poderá compra o seu ingresso. Os ingressos possuem custos e permissões diferentes; variando em função da nacionalidade, do circuito, da duração, e da época do ano da sua visita (alta ou baixa temporada). Você pode consultar as tarifas atualizadas no site do Parque.
Trilhas no Parque Aconcágua
Dependendo da época da sua visita, poderá fazer trilhas curtas, trekkings de 3 ou 7 dias, e escalada.
O circuito da Lagoa de Horcones e o trekking até Cofluenzia, são duas opções oferecidas pelo parque que não exigem permissão ou registro prévio. Mas independente de qual trilha escolher, a paisagem é mesmo de tirar o fôlego!
+ Confira opções de passeios guiados em Mendoza
O parque abriga grandes geleiras, que funcionam como reserva de água. Ele é um importante sítio arqueológico e um verdadeiro local dos sonhos para os escaladores e montanhistas!
Atenção:
As condições climáticas podem às vezes ser muito extremas com ventos fortes e temperaturas muito baixas! Então esteja preparado!
Em termos de fauna e flora, o Parque Aconcágua abriga mais de 60 espécies de animais, especialmente aves que são incríveis! Se tiver sorte, poderá até mesmo avistar um condor, ave símbolo das cordilheiras.
Quanto à flora, devido às condições climáticas do deserto, você poderá encontrará cactos, arbustos e algumas flores, especialmente na primavera e no verão!
Dicas rápidas
– Não esqueça de levar óculos de Sol e protetor solar (mesmo durante o inverno).
– Leve uma garrafa de água e alguns snacks na sua mochila.
– Visita-se com roupas confortáveis e adequadas à época do ano.
– Compre a bota certa e a amacie bem antes de usar.
Mais informações
Para mais informações, consulte a página oficial.
Adorei o artigo, as fotos, a paisagem e o conteúdo, mais um local adicionado a minha lista para viajar. Obrigado.
Esse lugar é lindo demais!!!! Meo Deos….. que passeio que vcs fizeram…. Vou seguir as dicas pois pretendo estar por lá logo logo…Valeu por compartilhar.
É muito importante estarmos preparados para fazer esses passeios, e você conseguiu nos orientar muito bem. Agora é só fazer o planejamento e partir para curtir esse lugar lindo.Amei as dicas!
Que tremonha maravilhoso, 3 a 7 dias e escalada.❤️ Amei as dicas e já tomei nota de tudinho. Obrigada por compartilhar!
Fizemos há poucas semanas o trajeto de Mendoza a Santiago de carro e passamos pelo parque, mas não fizemos as trilhas. Lendo seu post, fiquei morrendo de vontade e incluí um novo motivo para voltar à região. Obrigada por compartilhar!
Que delícia de viagem, estou programando a minha, suas dicas ajudara muito. Valeu!!!!
Que bom saber que ajudamos! Esperamos que tenha aproveitado bastante!