Rafting Mendoza Potrerillos

Rafting em Potrerillos, província de Mendoza – Argentina

ARGENTINA ECOTURISMO ESPORTES Mendoza

Quem curte se aventurar em esportes radicais ou simplesmente desfrutar de uma bela paisagem não pode deixar de visitar Potrerillos, na província de Mendoza, Argentina. Localizado a cerca de 60 Km do centro de Mendoza, seguindo pela Rota 7 (a mesma que nos leva até o Parque Provincial Aconcágua), Potrerillos é o destino número 1 para quem quer praticar esportes de aventura na Argentina. Também é lá o ponto de partida para os passeios de rafting e demais atividades oferecidas no turismo de aventura em Mendoza.

São inúmeras as atividades oferecidas para quem quer quebrar um pouco a rotina de degustações e visitas às vinícolas. A maioria delas podem ser feitas em Uspallata, Potrerillos e Cacheuta, mas em geral, são realizados nas proximidades do Lago Potrerillos; um lago artificial formado pelo Dique Potrerillos no Rio Mendoza, considerado também como o melhor ponto para o rafting.

Embora seja navegável durante todo o ano, o Rio Mendoza se destaca no verão, quando apresenta maior fluxo de água em função do degelo. Em 2008 foi eleito pela IRF (Federação Internacional de Rafting) para sediar o Campeonato Pan-americano de Rafting, e em 2009 e Copa do Mundo de Rafting.

Potrerillos Argentine
Vista no caminho para Potrerillos. Foto: NiKi Verdot.
Sobre a empresa e os serviços oferecidos

Empresa recomendada:

Todo esporte de aventuras oferece um risco, e por isso é tão importante escolher uma empresa séria, com profissionais treinados e seja adepta de procedimentos de segurança. Sempre busque referências das empresas profissionais que oferecem os passeios do seu interesse e analise se são bem avaliadas pelos clientes.

Nós fizemos a nossa pesquisa e optamos por fazer o nosso passeio com a empresa Argentina Rafting; a qual não nos decepcionou nenhum pouco.

E lembre-se: não se aventure em esportes radicais sem ter um seguro viagem com boa cobertura.

Rafting em Mendoza
Argentina Rafting em Potrerillos. Foto: NiKi Verdot.

Serviços inclusos:
– Serviço de transfer desde Mendoza.
– Guia profissional, certificado e bilíngue.
– Assistência de caiaque (apoio/segurança).
– Equipamento completo: capacete, roupas e botas de neoprene, jaqueta impermeável, colete salva-vidas, e remo.
– Kit de primeiros socorros.
– Seguro contra acidentes.
– Mini curso de rafting.

Serviços adicionais:
– Fotos e vídeos (câmera Go Pro).
– Alimentos e bebidas no restaurante.

Serviços disponibilizados na base:
– Chuveiros, armários, Wi-Fi, gazebo, espreguiçadeiras, restaurante.

O que levar:

– Cadeado para o armário, toalha (para economizar no aluguel), protetor solar, uma muda de roupa.

Dica: mesmo que esteja frio, vá com uma roupa de banho para usar por baixo da roupa de neoprene. Assim você evita passar mais frio e ficar com as suas roupas encharcadas o resto do dia.

Não é necessário ter experiência prévia para fazer o rafting em Mendoza. Para o turismo de aventura, o requisito básico é a coragem! Adaptado tanto para iniciantes, famílias ou aventureiros, o passeio é emocionante; cheio de adrenalina e com toda a segurança necessária. Lembrando apenas que a idade mínima para o rafting é de 10-12 anos.

+ Garanta seu seguro viagem antes de se aventurar em esportes radicais  

Preço do passeio de rafting:

No ponto de apoio, por exemplo, você poderá praticar também outras atividades como: caiaque, canopy ou trekking com rappel, cavalgada e tirolesa. Assim, o preço vai depender do passeio escolhido e também do período (rafting de ½ dia ou rafting fullday).

  • Rafting de 1/2 dia: 2h30 de duração; 1h15 de navegação; 12 Km de distância percorridos; nível de dificuldade II e III (dependendo do nível de fluxo). Preço: 700,00 pesos (atualizado em janeiro de 2018).
  • Rafting fullday: 3h30 de duração; 30 Km de distância percorridos; nível de dificuldade II e III (dependendo do nível de fluxo). Inclui um pequeno almoço. Preço: 1.750,00 pesos (atualizado em janeiro de 2018).

Vale lembrar que embora o tempo do rafting seja curto, o passeio costuma tomar todo o seu dia. Saímos do nosso hotel às 9h00 e só retornamos depois das 17h00.

Rafting em Potrerillos: nossa experiência

Os preparativos para o rafting

Chegamos em Potrerillos, na base da empresa Argentina Rafing, e fomos nos preparar para o rafting.

Nos vestiários, vestimos as roupas de neoprene, e os equipamentos necessários. Lá também ficam os armários para você deixar sua mochila e seus documentos.

Com todos uniformizados e equipados, subimos em um ônibus que seguiu pela RN7 durante uns 15 Km. Durante o trajeto recebemos uma “mini formação” sobre o rafting e informações de segurança.

Ao chegar no trecho do Rio Mendoza onde se inicia o rafting, os participantes são divididos em grupos menores, de 6 a 5 pessoas. Cada grupo recebe um bote e um instrutor. Eles são instruídos para serem muito claros em relação a toda e qualquer eventualidade no percurso. No nosso caso, o instrutor foi o Oscar. Um cara muito simpático e profissional.

Antes de começarmos, nosso instrutor já deu a letra do que nos esperava: em pleno outono e um dia não muito ensolarado, a sensação térmica da água estava abaixo de 8ºC e o nível do rafting estava em 2/3. Bom, sabendo que a água do Rio Mendoza é proveniente das águas de degelo das montanhas dos Andes, já sabíamos que quente ela nunca seria.

Rafting em Mendoza
Nossa equipe. Foto: Arquivo pessoal.
Rafting Potrerillos Mendoza
Pronta para começar. Foto: André Polistchuck.
Rafting no Rio Mendoza:

A descida de 12 Km durou um pouco mais de 1 hora. No início, quando a correnteza era mais tranquila, nosso instrutor aproveitou para praticarmos os comandos básicos ensinados anteriormente (frente, trás, para fora, sentar no fundo, etc.). Um pouco mais adiante o percurso já ficou bem mais emocionante, com muitas curvas, e uma forte correnteza.

Caso conseguia apreciar em meio a tanta adrenalina, as montanhas e a vegetação típica da região formam uma paisagem linda! Em um determinado trecho também é possível ver um pouco dos trilhos por onde passa o trem Trasandino, que ia do Chile à Mendoza, na Argentina.

Rafting em Mendoza
Rafting no Rio Mendoza. Foto: NiKi Verdot.
Rafting em Mendoza
Rafting no Rio Mendoza. Foto: NiKi Verdot.

Apesar da roupa de neoprene, logo na primeira “onda”, a água entrou pelo vão do meu pescoço e me congelou inteira. A partir daí, mesmo com adrenalina, de tão congelada, a cada “onda” eu sentia menos a minha mão.

Por pouco não cai do bote, mas uma das meninas caiu e ficou bem apavorada. Mas claro que no final deu tudo certo!

Rafting em Mendoza
Rafting no Rio Mendoza. Foto: Arquivo pessoal.
Rafting em Mendoza
Rafting no Rio Mendoza. Foto: Arquivo pessoal.

No final do rafting paramos em um trecho tranquilo, onde os corajosos poderiam se atirar na água congelante. Bom, o único maluco a fazer isso foi meu marido, André.

Ecoturismo na Argentina
Felicidade após o rafting. Foto: Arquivo pessoal.

Depois de desembarcar e retirar o bote da água, seguimos de volta com uma van até a sede para tomar um banho quente e se esquentar.

O restaurante, na sede, tem uma vista maravilhosa e oferece comida caseira. A refeição dá direito a uma entrada, um tipo de carne, 4 acompanhamentos, uma bebida e uma sobremesa. Quem preferir também pode ficar apenas nos snacks, no cássico café con leche e medialunas; ou mesmo uma gelada cerveja argentina.

Argentina Rafting em Potrerillos
Área do restaurante. Foto: NiKi Verdot
Rafting em Mendoza
Cervejinha após o rafting. Fotos: Arquivo pessoal.

Antes de partirmos de volta à Mendoza, fizemos ainda uma parada no belíssimo Lago Potrerillos, ainda nas proximidades da sede.

Lagoa Potrerillos em Mendoza Argentina
Lagoa Potrerillos. Foto: André Polistchuck.

Todo este passeio valeu muito a pena! Foi uma das melhores experiências de Mendoza. E, além da adrenalina, a paisagem é claro, é de deixar qualquer um de boca aberta.

Dicas rápidas:

– Agende seu passeio com antecedência. Os horários são bem específicos e variam de acordo com o grau de dificuldade da atividade.

– Caso você não tenha uma máquina/capa à prova d’água ou tenha medo de perde-la, você não precisa se preocupar. Durante o passeio a equipe da Argentina Rafting tira fotos profissionais, em pontos estratégicos da descida; e você pode comprá-las em forma de CD na base da empresa. Apesar de estar com a minha própria máquina, acabei comprando o CD, pois realmente acho que vale a recordação.

+ Garanta seu seguro viagem antes de se aventurar em esportes radicais

Para saber mais:

Argentina Rafting
Site: www.argentinarafting.com
E-mail: info@argentinarafting.com
Tel: +54 261 429 6325

Parque de Aventura
Endereço: Ruta Perilagos, S/N, Potrerillos
E-mail: adminstracion@argentinarafting.com
Tel: +54 2624 482037

NOSSA AVALIAÇÃO:

Acesso: ⭐⭐⭐⭐

Estrutura: ⭐⭐⭐⭐

Atendimento: ⭐⭐⭐⭐⭐

Qualidade/Menu: ⭐⭐⭐⭐⭐

Preço (em pesos): 💰💰💰💰💰

Legenda das Avaliações e Review de Restaurante _ 1001 Dicas de Viagem

 _________________________________________________________________________________

COMECE SUA VIAGEM AGORA MESMO:
Utilize o cupom 1001DICAS5 e garanta seu Seguro Viagem com até 10% de desconto

Transfira dinheiro para o exterior com praticidade e menores taxas

Reserve hotéis e pousadas pelos melhores preços

Saia do Brasil com chip pré pago e internet 4G

Encontre passagens aéreas mais baratas

Alugue carros pelos melhores preços

Economize e corte filas em passeios
Gostou? Então compartilhe este post!

15 thoughts on “Rafting em Potrerillos, província de Mendoza – Argentina

  1. oi Niki… você coloca muito bem: requisito básico, coragem! Fiquei com muita vontade de me jogar numa aventura assim! Deve ser mesmo muita adrenalina e claro energia pura nesta paisagem linda. Até o frio – detesto água gelada – deve ser uma aventura também! rsrsrs
    O almoço no final para relaxar é a cereja do bolo! rsrs bj

  2. ual, não sabia desse passeio em Mendoza. Todas as vezes que procurei ou ouvi falar da cidade só via sobre as vinícolas e as montanhas. Que legal esse passeio. Adorei.

  3. Aaah que lugar lindo!! Viajar é maravilhoso. Agora sobre esse rafting só me falta coragem… kkkkk e muita.

  4. Meu Deus que lugar mais lindo, que delícia de passeio! Pena que sou medrosa demais, não tenho coragem de fz rafting…

  5. Que aventura maravilhosa, eu adoro essas coisas com adrenalina e quero muito ter a oportunidade de fazer <3
    Amei seu blog, irei acompanhar sempre <3

  6. Tenho muita vontade de conhecer a Argentina e o Chile, vou ate da uma olhada em outros posts aqui!
    adorei suas dicas e as fotos!!!

  7. Ameei esse post. Eu adoro aventuras, e amei todas as dicas!
    Você é muito corajosa, parabéns. Adorei as fotografias, arrasou! Bejos..

  8. Viajar é mesmo, sem sombra de dúvidas, a melhor coisa do mundo! Adorei a indicação, pretendo ir para a Argentina no final do ano e vou acrescentar na lista aqui.
    Parabéns pelo blog e pelo empenho nítido que você tem nele ❤️

  9. Sabia que a Argentina é mesmo linda, mas esportes radicais em um local tão lindo não sabia.
    Aaaa parabéns pela coragem

  10. Eu amo isso da Argentina que tem algo para todos os tipos de viajantes. Quero muito conhecer Mendonza. Vou em Maio, quem sabe não consigo. Adorei o post.

  11. Eu achando que Mendoza teria apenas a parte enogastronômica para explorar. Achei ótimo saber que tem essa opção fora desse quesito. Não sei se sou muito corajoso para rafting, mas acho que tentaria vencer o medo.

  12. Parabéns pela coragem!
    Quando fizemos nossa viagem de carro por Argentina e Chile, ao passar pela ponte metálica, avistamos um pessoal fazendo este rafting, mas apenas observamos de longe. Muito legal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *