De Mendoza a Santiago: atravessando as Cordilheiras dos Andes pela Estrada de Los Caracoles
A estrada de Los Caracoles é conhecida mundialmente pelas lindas e sinuosas curvas do seu trajeto. Atravessar a Cordilheira dos Andes por essa rodovia é com certeza uma aventura inesquecível para qualquer viajante.
A estrada de Los Caracoles fica do lado chileno e o zig-zag proveniente das 29 curvas sinuosas, bem fechadas e sem nenhum tipo de guard rail, à 3.175 metros acima do nível do mar, fascina motoristas e viajantes do mundo todo!
Nós fizemos o trajeto no sentido da Argentina para o Chile, mas tenha em mente que você pode fazer no sentido contrário numa boa. O trajeto completo, de Mendoza, na Argentina, à Santiago, no Chile, passando pela Estrada de Los Caracoles, tem um total de 360 Km. A viagem tem duração de aproximadamente 5h e garante paisagens deslumbrantes pelo caminho. Esta é sem dúvida uma das estradas mais incríveis da América do Sul!
+ Quer se hospedar em Mendoza? Encontre os melhores hotéis aqui.
Estrada de Los Caracoles de ônibus
Diversas empresas fazem este percurso, com diversos horários e opções de poltronas (ônibus comum ou semileito). As reservas podem ser feitas diretamente na rodoviária ou através do site das empresas.
Dica esperta:
Para quem vai de Mendoza a Santiago, escolha os assentos à direita do ônibus. A vista é bem mais bonita. Para quem vem de Santiago a Mendoza, o lado esquerda é a melhor escolha.
Ir de ônibus foi uma excelente escolha: econômica e prática. O único “porém” é não poder parar na estrada para tirar fotos. Com certeza se estivéssemos de carro teríamos feito isso várias vezes! Se preferir, você pode alugar um carro em Mendoza ou até mesmo em Santiago e cair na estrada!
Imigração em Paso de Los Libertadores
O Paso Internacional Los Libertadores é o local que separa administrativamente a Argentina e o Chile. Ao chegar lá, todos os passageiros devem desembarcar para dar início ao procedimento de saída e entrada em outro país. Todas as bagagens são cuidadosamente inspecionadas e nós devemos passar pelo no raio X. Aqui fizemos a burocracia com os passaportes. Primeiro numa sala para saída da Argentina e depois em outra para entrar no Chile. Voltamos para o ônibus apenas depois que o veículo foi cuidadosamente investigado por cães farejadores. Esse processo todo demora cerca de uma hora, então, esteja ciente do tempo no planejamento do seu roteiro.
Caso esteja saindo da Argentina para o Chile, fique atento pois no Chile não é permitido entrar com nenhum produto alimentício que não seja industrializado.
A travessia de Uspallata a Santiago do Chile
No lado argentino, a estrada se chama oficialmente RN7, que vai desde o Paso de Los Libertadores, passando por Mendoza, até Buenos Aires. Do lado Chileno, a estrada que nos leva até Santiago, se chama CH-60 ou Ruta 60. A distância desse trecho em solo chileno é de 140 Km.
+ Quer se hospedar em Santiago do Chile? Encontre os melhores hotéis aqui.
Logo depois do Paso, e agora do lado chileno, chegamos em Los Caracoles. A visão é de tirar o fôlego!
No geral, a estrada é bem conservada, embora tenha pouca sinalização. As curvas são realmente muito fechadas e sem nenhum tipo de guard rail. Além disso, o trajeto e é bem movimentado, com carros e caminhões nos dois sentidos. O trajeto é lindo e assustador. A cada curva, àquela ligeira sensação de que o ônibus iria cair no abismo!
Durante o inverno a atenção deve ser redobrada e correntes nos pneus são essenciais para evitar acidentes. Los Caracoles é um trecho muito lindo, porém muito perigoso.
Quando a descida acaba, o cenário muda radicalmente. Em poucos quilômetros, surgem um infinito de vinhedos e uma lembrança inesquecível desta road trip.
Não esqueça o seguro viagem
Não se esqueça de fazer um Seguro Viagem Internacional. Utilize o cupom 100DICAS5 e ganhe 5% de desconto no seu seguro viagem.
Atividades na região
Consulte e reserve seus passeios através do Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo; com profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós sempre utilizamos e recomendamos. Dá só uma olhada:
Onde ficar hospedado?
Se você planeja se hospedar alguns dias na região, não se esqueça de reservar com bastante antecedência para garantir não apenas sua estadia, como as melhores ofertas de hotéis ou apartamentos.
Belíssima viagem! Uma dúvida: vocês acham viável ir de Mendoza à Santiago e, no caminho, visitar o Parque Aconcágua? Fazer isso em um dia? Estamos indo para lá em 2 motos no mês de abril.
Olá Renata! A viagem é belíssima. Também fizemos nossa viagem de Mendonza à Santiago, no entanto, aproveitamos a região de Uspallata para conhecer não só o Parque Aconcágua como outras atrações. O Parque Aconcágua em um dia é possível sim, foi isso que fizemos. Mas a região é sensacional, tem outras coisas que no caminho que também valem muito a pena!