Mercados de Natal na Europa
Os mercados de Natal fazem parte do cenário de final de ano de todas as cidades europeias. A partir do final de novembro já se encontrar os primeiros panetones e as primeiras árvores decoradas. Aos poucos, os famosos mercados vão sendo inaugurados e não tem quem não entre nesse delicioso clima de Natal.
Eles começam, geralmente, quatro domingos antes do Natal, e costumam terminar no dia 24 de dezembro, especialmente nos países germânicos, onde a véspera de Natal é reservada para aparar a árvore na própria casa. Em alguns outros lugares, as comemorações seguem até 6 de janeiro, como é o caso do mercado de Natal de Paris.
Em geral, são construídos em torno de uma grande praça (e muitas vezes de uma catedral). À primeira vista, especialmente se chegar à noite, o conjunto impressiona e comove: os chalézinhos de madeira, as infinitas luzes natalinas, a decoração cuidadosamente planejada. Todo um cenário de sonho.
Independente do mercado de Natal que você vá visitar, o “modelo” é o mesmo. Parte dos chalés vendem comidas típicas tanto do inverno quanto da região em questão. Nos mercados da França, por exemplo, é bastante comum encontrar: castanhas assadas, vinho quente, cerveja de Natal (muito saborosa); chocolate quente, tartiflette (adoro!), sopas, crepes e gaufres, macarons, queijos, e etc. Os demais chalés vendem efeites de decoração de Natal, artesanatos em madeira, sabonetes, luvas e gorros de pele, personagens de presépios, etc.
Sabendo que eles são tão lindos e que tem tanta coisa boa para experimentar, é claro que não poderíamos deixar de conhecer alguns deles e aproveitar ainda mais essa época festiva, né? Este ano (nosso primeiro ano na Europa na época de Natal), fomos conhecer os mercados de Natal de Baden-Baden, Rastatt, Strasbourg e, claro, Besançon.
Baden-Baden – Alemanha
Cada mercado de Natal tem seu estilo próprio, já que são caracterizados de acordo com suas tradições regionais, mas o mercado de Natal de Baden-Baden, embora tenha sido o penúltimo dos 4 mercados que tivemos a oportunidade de conhecer este ano, sem dúvida fica no ranking como o número 1. A atmosfera dos tradicionais “Weihnachtsmarkt”, os Mercados de Natal alemães, é uma experiência imperdível, e além de estar localizado na encosta da lendária Floresta Negra, o mercado de Natal de Baden-Baden tem um charme a mais que os demais: seja pelo cenário iluminado do Kurhaus, pelo famoso e mais antigo cassino da Alemanha, ou pelos famosos parques e jardins da Lichtentaler Allee.
São aproximadamente 100 chalés que apresentam, além do artesanato tradicional, decorações de Natal, presépios e das castanhas assadas, também as famosas salsichas grelhadas, vinho quente (muito mais forte dos que os que provamos na França) e a deliciosa cerveja alemã. Tudo super decorado e iluminado. É considerado um dos maiores e mais bonitos mercados de Natal da região.
Rastatt – Alemanha
Passamos por esta cidadezinha charmosa para conhecer alguns castelos da região e, claro, já aproveitamos também para conhecer o mercado de Natal. Proporcional ao tamanho da cidade, mas também com seu charme e gostosuras que só a Alemanha tem para você.
Este ano também rolou um mercado de Natal na porta do castelo (Barockresidenz Rastatt), mas infelizmente cheguei um dia depois. Disseram ter sido incrivelmente lindo! Quem sabe no ano que vem dou sorte, né? 🙂
Strasbourg – França
Com início no ano de 1570, em torno da sua majestosa catedral (que completou 1.000 anos em 2015), o Mercado de Natal de Strasbourg é hoje um dos mais conhecidos da Europa; e atrai mais de 2 milhões de visitantes a cada ano. A cidade, que fica localizada na região da Alsácia (bem ali na divisa com a Alemanha), é inclusive, conhecida como a “Capital do Natal”.
O Natal transforma Strasbourg, que já é linda, em uma cidade saída de um conto de fadas! Luzes brilhando para todo lado, sinos tocando, aroma de canela e cravo no vinho quente, chalés repletos de enfeites, brinquedos; e comidas típicas da Alsácia como o chucrute e o guisado baeckeoffe.
O mercado que antigamente era concentrado em um único local, este ano já encontra-se espalhado em diversos pontos da região central de Strasbourg – acredito que assim seja melhor, pois é tanta gente, que não consigo imaginar todo mundo em um único local.
Todo ano no mercado de Natal de Strasbourg existe também uma parte destinada à um país convidado para expor sua cultura, comidas típicas e artesanato local. Este ano o país convidado foi Portugal.
+ Confira 5 motivos para viajar para a Europa na primavera
Um mercado bem grande e muito bonito, mas além dos chalés ficarem muito espalhados (o que para mim perde um pouco a magia do mercado), é muita gente e, na minha opinião, ele já está muito comercial. As comidas típicas são mais difíceis de encontrar (ao contrário de pães e bolos) e alguns chalés já vendem itens totalmente aleatórios. Então, se você já está pensando em ir até Strasbourg, eu recomendo subir um pouquinho mais e conhecer o mercado de Natal de Baden-Baden na Alemanha.
Besançon – França
Sendo Besançon a cidade onde atualmente estamos morando, é claro que o Mercado de Natal daqui não ficaria de fora do nosso roteiro. Mais do que isso. Passamos por lá diversas vezes neste período.
Em Besançon o mercado de Natal é espalhado pela cidade, assim como em Strasbourg. São diversas regiões da cidade onde você pode encontrar uma aglomeração de chalés e uma decoração especial. Aqui, além da decoração de Natal e do artesanato local, também é muito comum encontrar: castanhas assadas; vinho quente, cerveja de Natal, tartiflette, sopas, crepes e gaufres, macarons, e queijos.
Ele não é nem de perto um dos maiores mercados de Natal da França, mas achamos excelente. É bonitinho, não é tão cheio, é fácil ir de um local para o outro, não é muito comercial. Além disso, a tartiflette, a cerveja de Natal e o vinho quente estão aprovadíssimos!
+ Faça uma cotação para locação de veículos na Europa: pague em reais, parcelado e livre de IOF
Além dos chalés e de toda a iluminação e decoração da cidade, em Besançon você também encontra alguns pontos com animações natalinas nas paredes.
Não esqueça o seguro viagem obrigatório
Não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para qualquer país da Europa que faça parte do Tratado de Schengen. Utilize o cupom 100DICAS5 e ganhe 5% de desconto no seu seguro viagem.
Se eu já amo Natal, iria enlouquecer nessas lugares. Um sonho visitar cada lugar desse, muito deles já estão na minha lista dos sonhos. Parabens pelo post e pelas imagens lindas! Um grande beijo
Nossa, que interessante. Eu nao sabia desses mercados de natal, mas adoraria conhece-los, dão uma vida diferente para a cidade, essas luzes. bem legal
Nossa eu iria querer comprar tudo! Minha namorada então.. Ahaha
Lindo relato, bem detalhado!
Parabéns
Uma das coisas que mais curti na minha viagem para a Alemanha foram os mercados de Natal. Tão bonitos, alegres e cheios de comidinhas gostosas. Que saudade que me deu!
Ah, os mercados de Natal são tão lindos! Morro de vontade de conhecer, vou tentar incluir numa próxima viagem à Europa!
Daqui a um tempo já vai começar a temporada de mercados de Natal, e esse ano quero muito conhecer alguns aqui pela Europa, ótimas recomendações!
Os mercados de Natal da Europa são lindos. É uma ótima época para viajar para lá. Adorei o post.
Ai, que delícia! Dá vontade de fazer uma viagem só pra ir nesses mercados de Natal. Quando li seu post pensei comigo mesma: meu deus, passou julho, já estamos no final do ano! Hehehehee.
Também adora esses mercados de Natal da Europa são uma mais linda que o outro, o mais bonito que conheci foi o de Copenhague.
Acho tão lindos esses mercados de Natal, dão um clima mais festivo e temático para a data.
E esses que você mostrou no post estão demais!
Tenho muita vontade de ir à Europa nessa época.
Que máximo! realmente época natalina é mágica. Moramos em Montreal (cidade francesa nas Américas) onte capricham muito nas decorações de lojas e ruas também, mas creio que na Europa deva ser mais autêntico ainda, especialmente na Alemanha. Parabéns!
Nossa, amei os mercados de Natal. Nunca tinha pensado em me programar para visitá-los, mas já vou incluir essa dica na minha próxima viagem de fim de ano. Super bacana!
Nikki, cada um mais lindo que o outro né? Adoro esses posts sobre os mercados de Natal, um dia quero conhecer pessoalmente
Oi Niki! Deve ser uma experiência realmente incrível visitar esses mercados de Natal. Eu nunca posso viajar na época em que eles estão em atividade. Então, seu post foi ótimo para dar uma noção de alguns deles. Tudo muito lindo, né? Tantas luzes, tantos mimos… Adorei!!!
Parabéns pelo post!
Abraços,
Carolina