Jours fériés et Calendrier des Vacances en France | Roteiro na França - 1001 Dicas de Viagem

Calendário de Feriados na França em 2021

FRANÇA VIDA NA FRANÇA
Feriados na França: jours féries 2021

Como eu sempre digo, ficar atento ao calendário de feriados é importante não só para quem vive por aqui, como também para quem está planejando uma viagem para a França (ou qualquer outro país, claro!). Afinal, imagina que chato chegar na cidade dos seus sonhos e se deparar com tudo fechado? Ou ir visitar uma atração e se deparar com uma fila imensa, pois todos resolveram aproveitar o feriado para se divertir no mesmo lugar que você?

Para evitar qualquer surpresa do tipo, listei aqui os feriados nacionais para você se atentar. E como vocês vão ver, na França existem realmente muitas datas comemorativas e, portanto, muitos feriados (Iêee!)!

Feriados na França: Calendário de 2021

1 de janeiro (sexta-feira) – Ano Novo – Feriado nacional (Jour de l’an)

Já começamos 2021 com um feriado bem na sexta-feira. Perfeito para começar o ano, né?

2 de abril (sexta-feira) – Sexta-feira Santa (Vendredi Saint)

Ao contrário do Brasil, aqui a sexta-feira Santa é um feriado regional, ou seja, só existe em algumas regiões da França, como por exemplo, na Alsácia e em Moselle.

5 de abril (segunda-feira) – Segunda de Páscoa (Lundi de Pâques)

Como mencionei no item acima, ao contrário do Brasil a sexta-feira Santa não é feriado nacional por aqui. O feriado acontece realmente por toda a França no dia seguinte ao domingo de Páscoa, inclusive nas regiões que também tem feriado na sexta-feira (aí é vida hein!).

 

1 de maio (sábado) – Dia do trabalho (Fête du travail)

O trabalhador também ganha um feriado nacional por aqui. Aliás, não só na França e no Brasil, como também em diversos outros países. No entanto, infelizmente (para quem trabalha de segunda à sexta como eu) esse ano o feriado será bem num sábado. 

Trabalho na França: Dicas para te ajudar a encontrar um emprego

8 de maio (sábado) – Festa da Vitória de 1945 (Fête de La Victoire 1945)

Feriado nacional para comemorar o dia da vitória dos aliados sobre a Alemanha nazista e o fim da Segunda Guerra Mundial.

13 de maio (quinta-feira) – Ascensão de Jesus (Ascension)

Feriado cristão, chamado de Quinta-feira da Ascensão ou Ascensão de Jesus. Ele ocorre 40 dias após a Páscoa. Ao contrário do que ocorre no Brasil, em vários países cristãos este dia é considerado um feriado nacional. E claro, assim como a Páscoa, a quinta-feira da Ascensão também é um feriado móvel.

23 de maio (domingo) – Domingo de Pentecostes (Dimanche de Pentecôte)
24 de maio (segunda-feira) – Segunda-feira de Pentecostes (Lundi de Pentecôte)

Uma das celebrações mais importantes do calendário cristão. Ele é celebrado 50 dias após o domingo de Páscoa, e celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo. O Domingo de Pentecostes, é o último dia da Festa do Divino Espírito Santo, uma data muito conhecida no Brasil e em outros países.

14 de julho (quarta-feira) – Tomada da Bastilha (Fête Nationale de la France)

Provavelmente é o feriado mais animado da França. Ele é celebrado anualmente no dia 14 de julho em memória ao episódio histórico da Tomada da Bastilha, que ocorreu em 1789, quando teve início o caráter popular da Revolução Francesa. Esse feriado é comemorado com grandes celebrações e paradas militares por todo o país, com destaque para o desfile militar da Champs-Élysées de Paris, que é sempre prestigiado pelo Presidente da República. O feriado de 14 de julho marca também o início do verão e, geralmente é uma ótima data para aproveitar o litoral.

15 de agosto (domingo) – Assunção de Maria (Assomption de Marie)

Mais um feriado cristão comemorado na França. Data da assunção do corpo da Virgem Maria no céu ao final de sua vida terrestre. Normalmente eu diria que é o último feriado para quem não tirou férias e quer curtir o verão, mas infelizmente esse ano ele caiu bem no fim de semana.

1 de novembro (segunda-feira) – Todos os Santos (Toussaint)

A festa de Todos os Santos a celebrada em honra de todos os santos e mártires, conhecidos ou não. No fim do segundo século, professos cristãos começaram a honrar os que haviam sido martirizados por causa da sua fé e, achando que eles já estavam com Cristo no céu, oravam a eles para que intercedessem a seu favor. Ela é celebrada por crentes de muitas igrejas cristãs; e diferentemente do Brasil, o feriado na França é comemorado no dia primeiro.

11 de novembro (quinta-feira) – Dia do Armistício (Armistice 1918)

Esse feriado marca o fim (simbólico) da Primeira Guerra Mundial. A data comemora o Armistício de Compiègne, assinado entre os Aliados e o Império Alemão em Compiègne, na França, pelo fim da hostilidade na frente ocidental. 

25 de Dezembro (sábado) – Natal (Noël)

E pra fechar 2021, o último feriado nacional… em pleno sábado.

Mercados de Natal na Europa

26 de Dezembro (domingo) – Saint-Étienne

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para uma viagem para o exterior?
Além de ser obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar a sua entrada. Faça uma cotação online na Seguros Promo, e compare o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe 5% de desconto usando o cupom 1001DICAS5.

Gostou? Então compartilhe este post!

4 thoughts on “Calendário de Feriados na França em 2021

  1. Merci pour cet article : est ce que les vacances de semana santa tombe le même jour en France et au Brésil ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *