Mercados de Natal na Europa | 1001 Dicas de Viagem

Mercados de Natal na Europa

Mercados de Natal na Europa

Eles fazem parte do cenário de final de ano de todas as cidades europeias. A partir do final de novembro já se encontrar os primeiros panetones e as primeiras árvores decoradas. Aos poucos, os famosos mercados vão sendo inaugurados e não tem quem não entre nesse delicioso clima de Natal.

Eles começam, geralmente, quatro domingos antes do Natal, e costumam terminar no dia 24 de dezembro, especialmente nos países germânicos, onde a véspera de Natal é reservada para aparar a árvore na própria casa. Em alguns outros lugares, as comemorações seguem até 6 de janeiro, como é o caso do mercado de Natal de Paris.

Em geral, são construídos em torno de uma grande praça (e muitas vezes de uma catedral). À primeira vista, especialmente se chegar à noite, o conjunto impressiona e comove: os chalézinhos de madeira, as infinitas luzes natalinas, a decoração cuidadosamente planejada. Todo um cenário de sonho.

Independente do mercado de Natal que você vá visitar, o “modelo” é o mesmo. Parte dos chalés vendem comidas típicas tanto do inverno quanto da região em questão. Nos mercados da França, por exemplo, é bastante comum encontrar: castanhas assadas, vinho quente, cerveja de Natal (muito saborosa), chocolate quente, tartiflette (adoro!), sopas, crepes e gaufres, macarons, queijos, e etc. Os demais chalés vendem efeites de decoração de Natal, artesanatos em madeira, sabonetes, luvas e gorros de pele, personagens de presépios, etc.

Sabendo que eles são tão lindos e que tem tanta coisa boa para experimentar, é claro que não poderíamos deixar de conhecer alguns deles e aproveitar ainda mais essa época festiva, né? Este ano (nosso primeiro ano na Europa na época de Natal), fomos conhecer os mercados de Natal de Baden-Baden, Rastatt, Strasbourg e, claro, Besançon (nossa cidade).

 

Baden-Baden – Alemanha

Mercado de Natal Alemanha - Marché de Nöel
Mercado de Natal de Baden-Baden na Alemanha. Foto: NiKi Verdot.

Cada mercado de Natal tem seu estilo próprio, já que são caracterizados de acordo com suas tradições regionais, mas o mercado de Natal de Baden-Baden, embora tenha sido o penúltimo dos 4 mercados que tivemos a oportunidade de conhecer este ano, sem dúvida fica no ranking como o número 1. A atmosfera dos tradicionais “Weihnachtsmarkt”, os Mercados de Natal alemães, é uma experiência imperdível, e além de estar localizado na encosta da lendária Floresta Negra, o mercado de Natal de Baden-Baden tem um charme a mais que os demais: seja pelo cenário iluminado do Kurhaus, pelo famoso e mais antigo cassino da Alemanha, ou pelos famosos parques e jardins da Lichtentaler Allee.

Mercado de Natal Alemanha - Marché de Nöel
Mercado de Natal de Baden-Baden na Alemanha. Foto: André Polistchuck.
Mercado de Natal Alemanha - Marché de Nöel
Mercado de Natal de Baden-Baden na Alemanha. Foto: NiKi Verdot.

São aproximadamente 100 chalés que apresentam, além do artesanato tradicional, decorações de Natal, presépios e das castanhas assadas, também as famosas salsichas grelhadas, vinho quente (muito mais forte dos que os que provamos na França) e a deliciosa cerveja alemã. Tudo super decorado e iluminado. É considerado um dos maiores e mais bonitos mercados de Natal da região.

Aberto do dia 21 de novembro de 30 de dezembro de 2016.

Link para o álbum de fotos completo: Flick.

 

Rastatt – Alemanha

Passamos por esta cidadezinha charmosa para conhecer alguns castelos da região e, claro, já aproveitamos também para conhecer o mercado de Natal. Proporcional ao tamanho da cidade, mas também com seu charme e gostosuras que só a Alemanha tem para você.

Este ano também rolou um mercado de Natal na porta do castelo (Barockresidenz Rastatt), mas infelizmente cheguei um dia depois. Disseram ter sido incrivelmente lindo! Quem sabe no ano que vem dou sorte, né? 🙂 

Mercado de Natal de Rastatt na Alemanha por 1001 Dicas de Viagem
Mercado de Natal de Rastatt na Alemanha. Foto: NiKi Verdot.
Mercado de Natal de Rastatt na Alemanha por 1001 Dicas de Viagem
Mercado de Natal de Rastatt na Alemanha. Foto: NiKi Verdot.

Strasbourg – França

Com início no ano de 1570, em torno da sua majestosa catedral (que completou 1.000 anos em 2015), o Mercado de Natal de Strasbourg é hoje um dos mais conhecidos da Europa, e atrai mais de 2 milhões de visitantes a cada ano. A cidade, que fica localizada na região da Alsácia (bem ali na divisa com a Alemanha), é inclusive, conhecida como a “Capital do Natal”.

O Natal transforma Strasbourg, que já é linda, em uma cidade saída de um conto de fadas! Luzes brilhando para todo lado, sinos tocando, aroma de canela e cravo no vinho quente, chalés repletos de enfeites, brinquedos, e comidas típicas da Alsácia como o chucrute e o guisado baeckeoffe.

O mercado que antigamente era concentrado em um único local, este ano já encontra-se espalhado em diversos pontos da região central de Strasbourg – acredito que assim seja melhor, pois é tanta gente, que não consigo imaginar todo mundo em um único local.

Catedral de Strasbourg. Foto: NiKi Verdot.
Catedral de Strasbourg. Foto: NiKi Verdot.
Mercado de Natal de Strasbourg na França. Foto: NiKi Verdot.
Mercado de Natal de Strasbourg na França. Foto: NiKi Verdot.

Todo ano no mercado de Natal de Strasbourg existe também uma parte destinada à um país convidado para expor sua cultura, comidas típicas e artesanato local. Este ano o país convidado foi Portugal.

Mercado de Natal de Strasbourg na França com parte destina à tradição Portuguesa. Foto: NiKi Verdot.
Mercado de Natal de Strasbourg na França com parte destina à tradição Portuguesa. Foto: NiKi Verdot.

Um mercado bem grande e muito bonito, mas além dos chalés ficarem muito espalhados (o que para mim perde um pouco a magia do mercado), é muita gente e, na minha opinião, ele já está muito comercial. As comidas típicas são mais difíceis de encontrar (ao contrário de pães e bolos) e alguns chalés já vendem itens totalmente aleatórios. Então, se você já está pensando em ir até Strasbourg, eu recomendo subir um pouquinho mais e conhecer o mercado de Natal de Baden-Baden na Alemanha. 

Aberto de 27 de Novembro a 24 de Dezembro de 2016.

Link para o álbum de fotos completo: Flickr.

 

Besançon – França

Sendo Besançon a cidade onde atualmente estamos morando, é claro que o Mercado de Natal daqui não ficaria de fora do nosso roteiro. Mais do que isso. Passamos por lá diversas vezes neste período.

Em Besançon o mercado de Natal é espalhado pela cidade, assim como em Strasbourg. São diversas regiões da cidade onde você pode encontrar uma aglomeração de chalés e uma decoração especial. Aqui, além da decoração de Natal e do artesanato local, também é muito comum encontrar: castanhas assadas, vinho quente, cerveja de Natal, tartiflette, sopas, crepes e gaufres, macarons, e queijos.

Ele não é nem de perto um dos maiores mercados de Natal da França, mas achamos excelente. É bonitinho, não é tão cheio, é fácil ir de um local para o outro, não é muito comercial e a tartiflette, a cerveja de Natal e o vinho quente estão aprovadíssimos! Rs!

Além dos chalés e de toda a iluminação e decoração da cidade, em Besançon você também encontra alguns pontos com animações natalinas nas paredes.

Mercado de Natal na França
Mercado de Natal de Besançon – França. Foto: NiKi Verdot.
Mercado de Natal na França
Mercado de Natal de Besançon – França. Foto: NiKi Verdot.

Aberto de 27 de Novembro a 24 de Dezembro de 2016.

Link para o álbum de fotos completo: Flickr.

 _________________________________________________________________________________

COMECE SUA VIAGEM AGORA MESMO:

Encontre passagens aéreas mais baratas pelo Decolar

Reserve hotéis pelos melhores preços através do Booking.com

Quer comprar moedas? Encontrei o Melhor Câmbio da sua cidade 

Câmbio com praticidade e menores taxas pelo Transferwise

Saia do Brasil com chip pré pago e internet 4G da Travel Mobile

Alugue carros pelos melhores preços pela RentCars

Economize e corte filas em passeios pela Tickerbar

Faça uma cotação para o seu Seguro Viagem

Gostou? Então compartilhe este post!

NiKi Verdot

NiKi Verdot, além de ser uma apaixonada pela vida, considera-se uma viciada em viagens. Mal acaba de chegar de uma e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em 16 países (tendo passado por mais de 140 cidades) e adora compartilhar suas fotos, dicas e experiências, com o objetivo de ajudar a todos que, assim como ela, são viciados em viagens.

14 comentários em “Mercados de Natal na Europa

  • 5 de agosto de 2017 em 08:23
    Permalink

    Se eu já amo Natal, iria enlouquecer nessas lugares. Um sonho visitar cada lugar desse, muito deles já estão na minha lista dos sonhos. Parabens pelo post e pelas imagens lindas! Um grande beijo

    Resposta
  • 4 de agosto de 2017 em 22:10
    Permalink

    Nossa, que interessante. Eu nao sabia desses mercados de natal, mas adoraria conhece-los, dão uma vida diferente para a cidade, essas luzes. bem legal

    Resposta
  • 4 de agosto de 2017 em 19:39
    Permalink

    Nossa eu iria querer comprar tudo! Minha namorada então.. Ahaha
    Lindo relato, bem detalhado!
    Parabéns

    Resposta
  • 4 de agosto de 2017 em 16:55
    Permalink

    Uma das coisas que mais curti na minha viagem para a Alemanha foram os mercados de Natal. Tão bonitos, alegres e cheios de comidinhas gostosas. Que saudade que me deu!

    Resposta
  • 4 de agosto de 2017 em 12:49
    Permalink

    Ah, os mercados de Natal são tão lindos! Morro de vontade de conhecer, vou tentar incluir numa próxima viagem à Europa!

    Resposta
  • 4 de agosto de 2017 em 12:21
    Permalink

    Daqui a um tempo já vai começar a temporada de mercados de Natal, e esse ano quero muito conhecer alguns aqui pela Europa, ótimas recomendações!

    Resposta
  • 4 de agosto de 2017 em 11:52
    Permalink

    Os mercados de Natal da Europa são lindos. É uma ótima época para viajar para lá. Adorei o post.

    Resposta
  • 4 de agosto de 2017 em 11:12
    Permalink

    Ai, que delícia! Dá vontade de fazer uma viagem só pra ir nesses mercados de Natal. Quando li seu post pensei comigo mesma: meu deus, passou julho, já estamos no final do ano! Hehehehee.

    Resposta
  • 4 de agosto de 2017 em 07:41
    Permalink

    Também adora esses mercados de Natal da Europa são uma mais linda que o outro, o mais bonito que conheci foi o de Copenhague.

    Resposta
  • 3 de agosto de 2017 em 19:38
    Permalink

    Acho tão lindos esses mercados de Natal, dão um clima mais festivo e temático para a data.
    E esses que você mostrou no post estão demais!
    Tenho muita vontade de ir à Europa nessa época.

    Resposta
  • 3 de agosto de 2017 em 08:55
    Permalink

    Que máximo! realmente época natalina é mágica. Moramos em Montreal (cidade francesa nas Américas) onte capricham muito nas decorações de lojas e ruas também, mas creio que na Europa deva ser mais autêntico ainda, especialmente na Alemanha. Parabéns!

    Resposta
  • 1 de agosto de 2017 em 15:55
    Permalink

    Nossa, amei os mercados de Natal. Nunca tinha pensado em me programar para visitá-los, mas já vou incluir essa dica na minha próxima viagem de fim de ano. Super bacana!

    Resposta
  • 1 de agosto de 2017 em 13:12
    Permalink

    Nikki, cada um mais lindo que o outro né? Adoro esses posts sobre os mercados de Natal, um dia quero conhecer pessoalmente

    Resposta
  • 31 de julho de 2017 em 10:25
    Permalink

    Oi Niki! Deve ser uma experiência realmente incrível visitar esses mercados de Natal. Eu nunca posso viajar na época em que eles estão em atividade. Então, seu post foi ótimo para dar uma noção de alguns deles. Tudo muito lindo, né? Tantas luzes, tantos mimos… Adorei!!!
    Parabéns pelo post!
    Abraços,
    Carolina

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!