Ingresso para o Coliseu de Roma - Dicas de Viagem

Coliseu de Roma: história, dicas e ingressos

Roma

O Coliseu é o principal cartão postal de Roma e um dos pontos turísticos mais visitados do mundo. Para se ter uma ideia, cerca de 21 mil pessoas visitam o Coliseu de Roma diariamente. Patrimônio Mundial da UNESCO, já inclusive eleito como uma das Sete Maravilhas do Mundo.

Coliseu de Roma: um pouquinho de história

Conhecido também como Anfiteatro Flaviano, por ter sido construído por ordem de Flávio Vespasiano, durante o Império Romano, no ano 72 d.C.; o Coliseu só foi concluído oito anos depois, sob o mandato do seu filho, o imperador Tito.

Esta impressionante obra tem uma estrutura elíptica de 188 metros de comprimento, 156 metros de largura e 48,5 metros de altura.

Os assentos eram de mármore travertino e a arquibancada dividia-se em três níveis. O Coliseu tinha capacidade para abrigar cerca de mais de 50 mil pessoas; sendo os espectadores separados por setores, de acordo com a classe social: o podium, para as classes mais altas; a meaniana, para a classe média; e os pórticos, para a plebe e as mulheres. A tribuna imperial ficava no podium e era rodeada pelos assentos reservados aos senadores e magistrados.

Ingresso para o Coliseu de Roma - Dicas de Viagem
Foto: 1001 Dicas de Viagem.
Ingresso para o Coliseu de Roma - Dicas de Viagem
Foto: 1001 Dicas de Viagem.

Os principais eventos de “entretenimento” aconteciam no local. Nos espetáculos e jogos dentro do Coliseu, até batalhas navais eram encenadas.

+ Compre antecipadamente seus ingressos para passeios e atrações em Roma

No início, os gladiadores que lutavam nos jogos eram apenas soldados em treinamento. Com o tempo os lutadores passaram a ser os escravos, criminosos ou prisioneiros de guerra. Os jogos de luta permitiam o uso de lanças, espadas, tridentes, carruagens, e tudo o que fosse interessante para entreter a população de Roma.

A partir do ano 404, os espetáculos com morte de homens foram proibidos. Mas segundo os historiados, mais de 10 mil gladiadores morreram em três séculos de combates, duelando entre si ou enfrentando animais ferozes. Somente para a inauguração do Coliseu foram organizados 100 dias de espetáculos, onde cerca de 2 mil gladiadores e 9 mil animais foram mortos.

O monumento sobreviveu ao tempo, a saques e grandes terremotos. Para isso, no entanto, diversas restaurações foram feitas para preservá-lo, tendo a última terminado em 2000, após recuperar a face externa dos arcos de mármore.

Como chegar ao Coliseu

Você pode visitar os principais pontos turísticos de Roma caminhando. Mas caso esteja um pouco longe e prefira chegar ao Coliseu utilizando o transporte público, você pode pegar a linha B do metrô e descer na estação Colosseo (bem em frente) ou usar as linhas de ônibus 75, 81, 673, 175 e 204.

Ingresso para o Coliseu de Roma - Dicas de Viagem
Foto: 1001 Dicas de Viagem.
Ingressos para o Coliseu de Roma

O ingresso pode ser comprado na hora, mas para evitar as filas (sempre presente) e não corre o risco de não conseguir entrar; o ideal é comprar o seu ingresso para o Coliseu de Roma com bastante antecedência pela internet. O ingresso comum e sem filas inclui a entrada no Coliseu, Fórum Romano e Palatino.

Outra opção é comprar o Roma Pass. Neste caso, você pode reservar sua entrada no Coliseu: online: pelo custo de 2 euros; através do call center (tel. 06 39 96 75 75); ou gratuitamente indo pessoalmente, no mesmo dia em que pretende fazer a visita, nas bilheterias do Fórum Romano/Palatino. Neste caso, vale dizer que só conseguirá escolher entre os horários ainda disponíveis.

Atenção:
O Roma Pass permite fazer a visita ao Coliseu pelo circuito simples, dando acesso ao térreo e ao segundo anel. Caso queira visitar o subsolo e o terceiro anel, é preciso comprar o ingresso VIP e com muita antecedência; uma vez que esse tour só comporta 25 pessoas por vez e só está disponível em determinadas épocas do ano.

 

Horários de visitação

A atração mais famosa de Roma só fecha em datas muito especiais como Natal e a virada de Ano Novo. Já o horário de visitação varia um pouco de acordo com a época do ano:

– De 2 de janeiro à 15 de fevereiro: das 8h30 às 16h30

– De 16 de fevereiro à 15 de março: das 8h30 às 17h00

– De 16 de março ao último sábado de março: das 8h30 às 17h30

– Do último domingo de março até 31 de agosto: das 8h30 às 19h15

– Do dia 1º ao dia 30 de setembro: das 8h30 às 19h

– Do último domingo de outubro até 31 de dezembro: das 8h30 às 16h30

– De 1 de outubro até o último sábado de outubro: das 8h30 às 18h30

Se preferir, verifique a página oficial do Coliseu.

Dicas rápidas

– O acesso ao Coliseu só é permitido para até 3 mil pessoas simultaneamente. Por isso, nos períodos de maior fluxo turístico, vale a pena garantir seu ingresso com muita antecedência, clicando aqui.

– Se preferir comprar seu ingresso pessoalmente, prefira a bilheteria do Palatino, pois ela é, geralmente, mais vazia. Além disso, para evitar grandes filas no Coliseu de Roma: não vá aos domingos!

– Chegue cedo (primeiro horário) ou vá no final da tarde, para tentar evitar as orlas de grupos de excursões.


Gostou? Então compartilhe este post!

VAI VIAJAR? COMECE A PLANEJAR SUA VIAGEM AGORA MESMO:

Reserve hotéis e pousadas pelos melhores preços e sem taxa de reserva

Airbnb: ganhe R$ 130 de desconto na sua 1ª hospedagem

Utilize o cupom 1001DICAS5 e garanta seu Seguro Viagem com até 10% de desconto

Transfira dinheiro para o exterior com praticidade e menores taxas

Saia do Brasil com chip pré pago e internet 4G

Garanta seus ingressos para atrações, excursões e passeios com antecedência

Alugue seu carro com a Rentcars e pague em até 12x e sem IOF

Procurando os melhores preços de passagem aérea?

4 thoughts on “Coliseu de Roma: história, dicas e ingressos

  1. Adorei as dica já sei o e como fazer para ir visitar o coliseu não me posso esquecer é melhor não ir aos domingo.

  2. O Coliseu é lindo neh?! Foi um dos lugares que mais gostei de visitar… Amei suas dicas, são realmente necessárias… Vou compartilhar

  3. Adorei as dicas, sempre bom ter um trajeto bem definido e planejado para não correr riscos.
    Meu sonho conhecer o Coliseu!
    Espero que em breve eu possa realizar!
    Amei as fotos!
    Beijos!

  4. Menina do céu! Que saudades que eu estava do seu blog. Fazia um tempo já que eu não vinha aqui e, quando volto, já me deparo com essa mega viagem a Roma.
    Adorei as dicas, as fotos e as informações sobre o Coliseu. <3

    Beijos,
    Isa Gomes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *