Guia de Viaagem para Roma: Top 10 Atrações em Roma - 1001 Dicas de Viagem

Roma: Top 10 atrações imperdíveis na cidade

Roma

Com mais de 2.700 anos de história, Roma é hoje praticamente um museu à céu aberto, exibindo seus tesouros arqueológicos e arquitetônicos, charmosas piazzas, belas fontes e magníficas igrejas. É tanta coisa para ver que achamos melhor te ajudar, listando as 10 principais atrações na capital italiana.

Principais atrações de Roma
1. Coliseu

Principal cartão postal de Roma, o Coliseu foi construído no ano de 72 d.C por ordem do imperador Flávio Vespasiano. Com capacidade para mais de 50 mil pessoas, o Anfiteatro foi palco de lutas sangrentas entre gladiadores e animais ferozes.

Dica rápida: Se você está pensando em visitar o Coliseu, é importante saber que ele pode ter filas enormes para entrar, principalmente no verão. Sugerimos que compre seu ingresso online, antecipadamente. O ingresso para o Coliseu também dá acesso ao Fórum Romano e ao Monte Palatino.
Guia de Viagem para Roma: Top 10 Atrações em Roma - 1001 Dicas de Viagem
Vista no interior do Coliseu. Foto: 1001 Dicas de Viagem.

+ Leia também: “Coliseu de Roma: Histórica, dicas e ingressos”

2. Forum Romano e o Monte Palatino

Forum Romano foi o centro da cidade durante o Império Romano. Era o local onde se desenvolvia a vida pública, cultural e econômica da época.

Já o Monte Palatino, considerado o berço da capital italiana, está localizado à 40 metros de altura sobre o Forum Romano. No local encontram-se as ruínas dos palácios dos imperadores Augusto, Tibério e Domiciano.

Segundo a lenda, foi ali que os gêmeos fundadores de Roma, Rômulo e Remo, foram criados por uma loba.

Guia de Viagem para Roma: Top 10 Atrações em Roma - 1001 Dicas de Viagem
Forum Romano. Foto: 1001 Dicas de Viagem.
3. Arco de Constantino

Este monumento foi construído por ordem do Senado Romano para celebrar a vitória de Constantino sobre Maxêncio na Batalha da Ponte Mílvio, 312 d.C. O Arco de Constantino está localizado entre o Coliseu e o Palatino.

Guia de Viagem para Roma: Top 10 Atrações em Roma - 1001 Dicas de Viagem
Arco de Constantino. Foto: 1001 Dicas de Viagem.
4. Fontana di Trevi

Fontana di Trevi, com diversas esculturas de figuras mitológicas, foi eternizada pelo filme “La Dolce Vita”, de Federico Fellini. É realmente um clássico romano absoluto, sobretudo à noite!

Quando fizer sua visita, não se esqueça de jogar uma moedinha, com a mão direita e de costas pelo ombro esquerdo, para manter a tradição. Assim, você garante a sua próxima ida à Roma.

Guia de Viagem para Roma: Top 10 Atrações em Roma - 1001 Dicas de Viagem
Fontana di Trevi. Foto: 1001 Dicas de Viagem.
5. Piazza di Spagna

Sem dúvida uma das praças mais famosas de Roma. Além da esplêndida escadaria, no centro da Piazza di Spagna está a charmosa fonte em forma de barco, a Fontana della Barcaccia, projetada por Pietro Bernini.

Roteiro em RomaDica rápida: Depois de visitar a Piazza de Spagna, suba a escadaria e vá em direção a Villa Borghese. É o terceiro maior parque urbano de Roma, e um dos maiores da Europa. Em 1901, o Estado adquiriu os jardins da família Borghese, que foram abertos ao público em 12 de julho de 1903. Aproveite também para visitar a Galleria Borghese.
Guia de Viagem para Roma: Top 10 Atrações em Roma - 1001 Dicas de Viagem
Piazza di Spagna. Foto: Divulgação.
6. Bocca della Verità

Uma das atrações mais curiosas e interessantes é La Bocca della Verità, localizada à esquerda da Igreja de Santa Maria in Cosmedin. A escultura em pedra de mármore e com um diâmetro de 1,75 metro, é dedicada ao Deus do Mar.

Segundo a lenda, na antiguidade, servia como detector de mentiras. Assim para saber se uma pessoa estava realmente falando a verdade, ela deveria colocar a mão em seu interior. Se ela estivesse mentindo, ela teria o membro decepado.

Para ver uma das famosas cenas da Boca da Verdade, assista o filme “A princesa e o plebeu”, com Audrey Hepburn.

Guia de Viagem para Roma: Top 10 Atrações em Roma - 1001 Dicas de Viagem
Boca da Verdade. Foto: 1001 Dicas de Viagem.
7. Panteão

Concebido para ser um templo pagão, o Panteão de Roma foi convertido em igreja no século XII e hoje atrai inúmeros turistas pela sua história e beleza.

Guia de Viagem para Roma: Top 10 Atrações em Roma - 1001 Dicas de Viagem
Panteão de Roma. Foto: 1001 Dicas de Viagem.
8. Monumento à Vittorio Emanuele

Na Piazza Venezia encontra-se o Monumento Nazionale, também conhecido como Vittoriale.

O Monumento foi inaugurado em 1911 para homenagear Vittorio Emanuele II, primeiro rei da Itália depois da unificação e considerado o pai da pátria italiana. No seu interior está o Museu Central do Ressurgimento, com entrada gratuita.

Guia de Viagem para Roma: Top 10 Atrações em Roma - 1001 Dicas de Viagem
Monumento à Vittorio Emanuele. Foto: 1001 Dicas de Viagem.
9. Mercado de Trajano

Construído entre os anos 100 e 110 d.C., o Mercado de Trajano foi o primeiro centro comercial coberto da história, com mais de 150 estabelecimentos. Atualmente, abriga o Museu dos Fóruns Imperiais.

10. Piazza Navona

Dotada de um estilo barroco, a Piazza Navona é a maior (e a mais alegre) praça pública de Roma. Além de três lindas fontes, como a dos Quattro Fiumi, projetada por Bernini, esta praça é rodeada por restaurantes e cafés.

Guia de Viagem para Roma: Top 10 Atrações em Roma - 1001 Dicas de Viagem
Piazza Navona. Foto: Divulgação.
Extra: Basílica de São Pedro

Basílica de São Pedro, apesar de estar localizada no Vaticano(e não em Roma) também merece estar entre as melhores atrações a serem visitadas.

Concluída no século 17, a Basílica de São Pedro é o edifício religioso mais importante do catolicismo. A maior estrela é a obra “La Pietà”, esculpida em mármore por Michelangelo.

Se estiver disposto a subir 551 degraus, poderá apreciar uma vista incrível de Roma e da própria Basílica. Mas cuidado: o último trecho da subida é feito por meio de uma empinada e estreita escada caracol que pode ser bastante incômoda.

Cuidado - AtençãoAtenção:
Não é permitida a entrada com pernas e ombros à mostra, portanto, nada de bermudas, saias acima dos joelhos, ou camisetas regata no dia em que for visitar a Basílica de São Pedro.
Guia de Viaagem para Roma: Top 10 Atrações em Roma - 1001 Dicas de Viagem
Basílica de São Pedro. Foto: 1001 Dicas de Viagem.



Booking.com

Gostou? Então compartilhe este post!

VAI VIAJAR? COMECE A PLANEJAR SUA VIAGEM AGORA MESMO:

Reserve hotéis e pousadas pelos melhores preços e sem taxa de reserva

Airbnb: ganhe R$ 130 de desconto na sua 1ª hospedagem

Utilize o cupom 1001DICAS5 e garanta seu Seguro Viagem com até 10% de desconto

Transfira dinheiro para o exterior com praticidade e menores taxas

Saia do Brasil com chip pré pago e internet 4G

Garanta seus ingressos para atrações, excursões e passeios com antecedência

Alugue seu carro com a Rentcars e pague em até 12x e sem IOF

Procurando os melhores preços de passagem aérea?