Como ir do aeroporto de Split ao centro da cidade
Se você está acostumado a fazer conexões e chegar em grandes aeroportos vai achar bastante diferente chegar em Split, na Croácia. O aeroporto internacional “Resnik Airport” é o aeroporto internacional mais utilizado pelos viajantes que chegam na cidade. Ele é bonitinho, mas bem pequeno, e está em reforma. Para sair do aeroporto de Split e chegar no famoso centro da cidade você tem algumas opções:
Carro alugado: diversas empresas de aluguel possuem um estande ou lojinha dentro do aeroporto em que você é atendido para buscar seu carro alugado antecipadamente ou mesmo para fazer uma reserva de última hora. Durante o verão, principalmente, é bastante recomendável que você faça essa reserva com antecedência. Os preços no balcão são mais altos e a escolha de veículos fica limitada.
Transfer: alguns hotéis e empresas de turismo oferecem transfer para o centro da cidade, mas esses serviços precisam ser previamente agendados. De acordo com o tamanho ou necessidades do grupo essa opção pode ser bastante vantajosa.
Ônibus (shuttle bus):Vai direto para a cidade e da cidade para o aeroporto. Custa 30 Kunas ou 5 euros (preços de agosto 2019). No ônibus eles aceitam pagamento em euros, o que é bem prático para quem acabou de chegar assim, meio desprevenido. Além de ser bastante confortável, o serviço é frequente. Principalmente no verão. Geralmente, eles circulam 30 minutos após a chegada dos voos internacionais. Mas, como o cronograma varia de acordo com a época do ano, vale a pena dar uma olhadinha no site oficial para ter certeza dos horários.
Uber ou táxi: Custa a partir de 250 / 300 Kunas. O que, dependendo do tamanho do seu grupo e das suas malas, também pode valer a pena.
A praia do aeroporto
Parece estranho ouvir alguém dizer que amou a praia ao lado do aeroporto né? Mas é verdade. Perto o suficiente para ir a pé sem suar em pleno verão; a praia que fica bem na frente do aeroporto de Split é maravilhosa. Quente, limpa, de um azul inesquecível e com restaurantes na orla servindo comida boa e bebidas geladas. Quase não dá vontade de sair de lá. Portanto, se você precisa sair cedo do seu hotel e pegar um voo no fim do dia, fica a dica: vá para o aeroporto. Além de tudo não vai se estressar com o horário de embarque, porque estará bem pertinho. Algumas fotos para te convencer que o plano é bom:
Dicas rápidas:
– Como já deu para notar, na Croácia não se costuma pagar com euros. Existem casas de câmbio no próprio aeroporto e a cotação é competitiva quando comparada com os preços das lojas de troca no centro da cidade.
– Como o aeroporto está em obras, o serviço de guarda de bagagem não está disponível; o que pode ser bem chato se você pensou em deixar as malas trancadas em algum lugar e dar um pulinho na praia. Se você não tiver muitas malas, dá para pedir no restaurante da praia para que guardem para você, enquanto você vai dar um mergulho (ou muuuuitos mergulhos).
Não se esqueça do Seguro Viagem
Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O Seguro Viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos países onde ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Sem esquecer que o seguro também é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Com o código 1001DICAS5 nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar.