Jurados no Concurso Internacional de Lyon: Vinhos, Cervejas e Destilados
Este ano tivemos o prazer de participar como jurados no Concurso Internacional de Vinhos, Cervejas e Destilados, que acontece todos os anos em Lyon, na França.
O Concurso Internacional de Lyon, analisa amostras de diversos países e recompensa as melhores bebidas; que são degustadas e avaliadas às cegas. Este ano foram provadas 7.638 amostras, representadas por 40 países.
Especialização dos júris
Para garantir a qualidade da degustação dos produtos, o Concurso de Lyon tem várias etapas no processo de seleção e validação dos provadores.
O responsável pelos júris, chega até mesmo a entrar em contato por telefone com cada novo membro para considerar sua experiência; e garantir que eles tenham as habilidades necessárias para provar as bebidas. Se necessário, mesmo uma formação de degustação (que inclui a avaliação e atribuição de notas durante o concurso) pode ser proposta para os novos membros.
Júris mistos para garantir a heterogeneidade de opiniões
Como a maioria dos consumidores são amadores, o Concurso Internacional de Lyon propõe uma “mistura” de júris; ou seja, as amostras não são apenas provadas por profissionais. Sendo assim, em cada mesa composta de 4 juris, estão presentes amadores e profissionais do setor; para garantir ao produtor a heterogeneidade das opiniões dos provadores.
+ Leia também: “Top 10 cervejas para provar na República Tcheca”
Tabela de avaliação
Para simplificar e padronizar as notas concedidas durante a degustação às cegas, utilizamos uma tabela de avaliação com o total de 100 pontos; como em todas as competições internacionais. Cada aspecto de uma amostra deve ser analisado, como: visual, aromas, sabor, e impressões gerais. Após avaliar cada um dos aspectos, o jurado deve calcular a nota total da bebida.
No caso de uma amostra receber nota total inferior à 75, o jurado deve justificar sua nota; pois a bebida é desclassificada.
Nossa experiência como jurados
Além de extremamente bem organizado, o Concurso Internacional de Lyon tem um ambiente muito gostoso e amigável. Tivemos o prazer de conhecer pessoas muito simpáticas e; claro, degustar produtos de diversos países e diferentes categorias.
O André este ano ficou na mesa dos vinhos AOP Saint-Émilion Grand Cru de Bordeaux; enquanto eu fui jurada no concurso das cervejas aromatizadas (subcategoria: envelhecidas em barris de carvalho) e cervejas de alta fermentação (subcategoria: Imperial IPA).
Dentre as cervejas aromatizadas e envelhecidas em barris de carvalho, a medalha de ouro ficou para a Cerveja Belga “La Corne du Bois des Pendus Hiver”. No entanto, entre as cervejas de alta fermentação (subcategoria: Imperial IPA), quem levou a medalha de ouro no Concurso foi a cerveja artesanal brasileira Wäls Serra do Curral. E devo dizer que ela é realmente muito boa. Sem saber que era brasileira (claro, visto que as etiquetas estão escondidas), dei nota 92/100 para ela. 😀
Mas como se não bastasse, a Wäls saiu de lá com 17 medalhas no total: 12 de ouro e 5 de prata! Félicitation!
Após o término das degustações, os jurados podem levar as garrafas degustadas para provarem juntos durante o buffet.
Resultados do Concurso Internacional de Lyon
Lista completa das cervejas premiadas
Lista completa dos vinhos premiados
O evento conta com o apoio de parceiros de renome, como Les Toques Blanches Lyonnaises; a Associação de Sommeliers de Lyon, Rhône Alpes e Metro.
Últimamente he estado surfeando en línea más de 3 horas, pero nunca descubrí ningún artículo que llame la atención como el suyo. Me encanta lo suficiente. En mi opinión, si todos los dueños de Websites y blogueros hicieron buen contenido como probablemente lo hiciste, la red probablemente será mucho más provechoso que nunca.|
Muchas gracias. Estamos muy contentos con tu mensaje!