Os tchecos são considerados os maiores consumidores de cerveja do mundo!
A República Tchecaé, de longe, o país que mais bebe cervejas do mundo. A cerveja é na verdade parte essencial da cultura do país; uma vez que ela começou a ser produzida nas terras tchecas mesmo antes da migração eslava no século VI.
Hoje em dia, os tchecos bebem, em média, 148,6 litros de cerveja/por pessoa/por ano; o que corresponde a uma pint (0,5 litros) por dia! Sabendo da qualidade e do preço irrisório das cervejas na República Tcheca até fica mais fácil entender o motivo. Para se ter uma idéia, a cerveja chega a ser mais barata que a água nos supermercados. Mesmo em um Pub, uma cerveja não custa mais do que 2 euros. Para cervejas de qualidade, isso é realmente um presente! Mas para te ajudar na hora de escolher, listamos as Top 10 cervejas para provar na República Tcheca.
+ Leia também: “Spas de cerveja em Praga”
Top 10 cervejas da República Tcheca:
1. Kozel
Cerveja checa produzida desde 1874. A cervejaria foi fundada em Velké Popovice, uma cidade a 25 Km à sudeste de Praga. Seu símbolo é um bode (Kozel significa “bode” em tcheco). E talvez seja um dos símbolos mais encontrados na frente dos pubs. Você pode encontrar facilmente a Kozel em qualquer lugar da República Tcheca (e também na Hungria). A Dark Kozel merece uma atenção especial. Vale realmente a pena provar!
2. Staropramen
A Staropramen Brewery (Pivovary Staropramen s.r.o.) é a segunda maior cervejaria da República Tcheca, e está situada no Distrito de Smichov, em Praga. Foi fundada em 1869 e a marca Staropramen, que significa literalmente “fonte antiga”, foi registrada em 1911.
+ Vai para Praga ? Garanta sua hospedagem com os melhores preços
3. Pilsner Urquell
A história da cerveja na moderna República Tcheca, historicamente Boêmia, Morávia e Silésia, remonta à criação de Pilsner Urquell em 1842; uma cerveja de cor dourada, límpida e brilhante. A primeira Pilsen da história. A palavra “Urquell” significa “original”, dando o sentido de que esta cerveja é unica.
Hoje ela é a “cerveja estrela internacional”: é possível encontrar a Urquell na maioria dos nossos supermercados; inclusive em outros países como na França. Ela também é servida na maioria dos restaurantes e pubs.
4. Svijany
Fundada em 1564, Svijany (pronuncia-se “Sviyani“) é uma das mais antigas cervejarias checas. Está localizado na aldeia de mesmo nome. A cervejaria produz uma extensa gama de lagers não pasteurizadas, principalmente de cor clara. A Svijany é raramente encontrada em restaurantes, mas está disponível em cervejarias ou supermercados.
5. Lobkowicz
O Lobkowicz é certamente a cerveja mais cara neste ranking, mas não poderia estar de fora desta lista. Porém, sabendo que uma cerveja custa no máximo 2 euros, a noção de “cara” deve ser colocada em perspectiva.
+ Confira as melhores atrações na República Tcheca
6. Gambrinus
Fabricada na cervejaria Pilsner Urquell, é uma das cervejas mais populares da República Tcheca. A cerveja tem o nome de Gambrinus, um lendário rei de Flandres conhecido por suas habilidades míticas de fabricação de cerveja. Motivo pelo qual é um símbolo para todos os amantes da cerveja. Assim como a “sua prima” Kozel, a Gambrinus é facilmente encontrada em bares e restaurantes.
7. Radegast
Radegast é uma cerveja tcheca fabricada em Nošovice, região da Morávia e Silésia, desde 1970. A cerveja recebeu o nome do Deus eslavo Radegast, e é também famosa por seu slogan: “Život je hořký: Bohudík“, que se traduz como: “A vida é amarga: Graças a Deus” (em referência ao gosto “amargo” da cerveja). Radegast é a cerveja mais popular na Morávia.
8. Bohemia Regent
Produzida em uma pequena cidade no sudoeste da República Tcheca, o Bohemia Regent tem um sabor muito superior ao das grandes cervejarias industriais. Além disso, é a cerveja artesanal mais barata do mundo. Tem coloração amarelo-dourado e notas de ervas, levemente frutada.
+ Veja as melhores opções de hospedagem em Praga
9. 1795
Foi a primeira cerveja a ser fabricada na cidade de Budweis, na Boêmia. Ela é produzida pela Budejovicky Mestansky Pivovar, uma das cervejarias mais antigas da República Tcheca, fundada em 1795.
A cerveja 1795 é feita sob rigorosos e tradicionais processos de produção, com malte próprio e o lúpulo Saaz, o famoso lúpulo Tcheco. Ela é de coloração dourada, apresentando aromas de pão, biscoito e um delicado lúpulo herbal. Seu teor alcoólico é de 4,7%.
10. Krušovice
Não entre em pânico, não gagueje, apenas respire e repita: “Krouchovitce“; assim, você não irá passar por um turista comum (você vai ver que nem é tão difícil assim).
Sem dúvida uma cerveja típica checa e que faz parte da história do país, tendo início em 1517. Em 1583 a Cervejaria Krušovice foi vendida ao imperador Rudolf II, permitindo-lhes usar a coroa imperial da Áustria como parte do logotipo da empresa. A cervejaria foi totalmente privatizada em 1993 e foram lançadas exportações de cerveja para os EUA e o Reino Unido. Em 2007, a empresa foi adquirida pela Heineken. A Krušovice tem cor dourada, aroma dominado pelo lúpulo e sabor bastante amargo.
Dica rápida!
Todo mês de maio, durante 17 dias, acontece o Festival da Cerveja. Uma espécie de “Oktoberfest Tcheca”. São aproximadamente 70 marcas de cerveja que participam do evento. Além das cervejas, é uma excelente oportunidade de provar a gastronomia tcheca, e presenciar uma programação cultural com danças típicas e músicas da região.
+ Leia também : “Oktoberfest em Munique”
Bom se você viajar para a República Tcheca e tiver um lapso de memória, você pode simplesmente dizer ao garçom: “jedno pivo prosim” (pronuncia-se “yedno pivo procim”), que significa “uma cerveja por favor!”.
Boa viagem e excelente degustação (com moderação) !
Vai viajar para a República Tcheca?
Não se esqueça que fazer um Seguro Viagem é obrigatório para viajar para qualquer país da Europa que faça parte do Tratado de Schengen. Utilize o cupom 100DICAS5 e ganhe 5% de desconto no seu seguro viagem.
Meu nome Cláudio Tadeu Svedio, sou neto de tcheco. Gostaria de saber sobre onde posso comprar cervejas tchecas para expor e vender. Estamos reiniciando a feira do Leste Europeu que acontece uma vez por mês em São Paulo Capital. Já tive um bar tcheco. Aguardo retorno
Grato