Melhores cervejas da República Tcheca - Dicas de Viagem

Top 10 cervejas para provar na República Tcheca

Cervejas NA REPÚBLICA TCHECA Praga
Os tchecos são considerados os maiores consumidores de cerveja do mundo!

A República Tchecaé, de longe, o país que mais bebe cervejas do mundo. A cerveja é na verdade parte essencial da cultura do país; uma vez que ela começou a ser produzida nas terras tchecas mesmo antes da migração eslava no século VI.

Hoje em dia, os tchecos bebem, em média, 148,6 litros de cerveja/por pessoa/por ano; o que corresponde a uma pint (0,5 litros) por dia! Sabendo da qualidade e do preço irrisório das cervejas na República Tcheca até fica mais fácil entender o motivo. Para se ter uma idéia, a cerveja chega a ser mais barata que a água nos supermercados. Mesmo em um Pub, uma cerveja não custa mais do que 2 euros. Para cervejas de qualidade, isso é realmente um presente! Mas para te ajudar na hora de escolher, listamos as Top 10 cervejas para provar na República Tcheca. 

+ Leia também: “Spas de cerveja em Praga”

Top 10 cervejas da República Tcheca:
1. Kozel

Cerveja checa produzida desde 1874. A cervejaria foi fundada em Velké Popovice, uma cidade a 25 Km à sudeste de Praga. Seu símbolo é um bode (Kozel significa “bode” em tcheco). E talvez seja um dos símbolos mais encontrados na frente dos pubs. Você pode encontrar facilmente a Kozel em qualquer lugar da República Tcheca (e também na Hungria). A Dark Kozel merece uma atenção especial. Vale realmente a pena provar!

Melhores cervejas da República Tcheca - Dicas de Viagem
Cerveja Kozel. Foto: Divulgação.
2.  Staropramen

A Staropramen Brewery (Pivovary Staropramen s.r.o.) é a segunda maior cervejaria da República Tcheca, e está situada no Distrito de Smichov, em Praga. Foi fundada em 1869 e a marca Staropramen, que significa literalmente “fonte antiga”, foi registrada em 1911.

+ Vai para Praga ? Garanta sua hospedagem com os melhores preços

Melhores cervejas da República Tcheca - Dicas de Viagem
Cerveja tcheca Staropramen. Foto: Divulgação.
3. Pilsner Urquell

A história da cerveja na moderna República Tcheca, historicamente Boêmia, Morávia e Silésia, remonta à criação de Pilsner Urquell em 1842; uma cerveja de cor dourada, límpida e brilhante. A primeira Pilsen da história. A palavra “Urquell” significa “original”, dando o sentido de que esta cerveja é unica.

Hoje ela é a “cerveja estrela internacional”: é possível encontrar a Urquell na maioria dos nossos supermercados; inclusive em outros países como na França. Ela também é servida na maioria dos restaurantes e pubs.

Melhores cervejas da República Tcheca - Dicas de Viagem
Cerveja Pilsner Urquell. Foto: Divulgação.
4. Svijany

Fundada em 1564, Svijany (pronuncia-se “Sviyani“) é uma das mais antigas cervejarias checas. Está localizado na aldeia de mesmo nome. A cervejaria produz uma extensa gama de lagers não pasteurizadas, principalmente de cor clara. A Svijany é raramente encontrada em restaurantes, mas está disponível em cervejarias ou supermercados.

Melhores cervejas da República Tcheca - Dicas de Viagem
Cerveja Svijany. Foto: Divulgação.
5. Lobkowicz

Lobkowicz é certamente a cerveja mais cara neste ranking, mas não poderia estar de fora desta lista. Porém, sabendo que uma cerveja custa no máximo 2 euros, a noção de “cara” deve ser colocada em perspectiva.

+ Confira as melhores atrações na República Tcheca

Melhores cervejas da República Tcheca - Dicas de Viagem
Cerveja Lobkowicz. Foto: Divulgação.
6. Gambrinus

Fabricada na cervejaria Pilsner Urquell, é uma das cervejas mais populares da República Tcheca. A cerveja tem o nome de Gambrinus, um lendário rei de Flandres conhecido por suas habilidades míticas de fabricação de cerveja. Motivo pelo qual é um símbolo para todos os amantes da cerveja. Assim como a “sua prima” Kozel, a Gambrinus é facilmente encontrada em bares e restaurantes.

Melhores cervejas da República Tcheca - Dicas de Viagem
Cerveja Gambrinus. Foto: Divulgação.
7. Radegast

Radegast é uma cerveja tcheca fabricada em Nošovice, região da Morávia e Silésia, desde 1970. A cerveja recebeu o nome do Deus eslavo Radegast, e é também famosa por seu slogan: “Život je hořký: Bohudík“, que se traduz como: “A vida é amarga: Graças a Deus” (em referência ao gosto “amargo” da cerveja). Radegast é a cerveja mais popular na Morávia.

Melhores cervejas da República Tcheca - Dicas de Viagem
Cerveja Radegast. Foto: Divulgação.
8. Bohemia Regent

Produzida em uma pequena cidade no sudoeste da República Tcheca, o Bohemia Regent tem um sabor muito superior ao das grandes cervejarias industriais. Além disso, é a cerveja artesanal mais barata do mundo. Tem coloração amarelo-dourado e notas de ervas, levemente frutada.

+ Veja as melhores opções de hospedagem em Praga

Melhores cervejas da República Tcheca - Dicas de Viagem
Cerveja Bohemia Regent. Foto: Divulgação.
9. 1795

Foi a primeira cerveja a ser fabricada na cidade de Budweis, na Boêmia. Ela é produzida pela Budejovicky Mestansky Pivovar, uma das cervejarias mais antigas da República Tcheca, fundada em 1795.

A cerveja 1795 é feita sob rigorosos e tradicionais processos de produção, com malte próprio e o lúpulo Saaz, o famoso lúpulo Tcheco. Ela é de coloração dourada, apresentando aromas de pão, biscoito e um delicado lúpulo herbal. Seu teor alcoólico é de 4,7%.

Melhores cervejas da República Tcheca - Dicas de Viagem
Cerveja 1795. Foto: Divulgação.
10. Krušovice

Não entre em pânico, não gagueje, apenas respire e repita: “Krouchovitce“; assim, você não irá passar por um turista comum (você vai ver que nem é tão difícil assim).

Sem dúvida uma cerveja típica checa e que faz parte da história do país, tendo início em 1517. Em 1583 a Cervejaria Krušovice foi vendida ao imperador Rudolf II, permitindo-lhes usar a coroa imperial da Áustria como parte do logotipo da empresa. A cervejaria foi totalmente privatizada em 1993 e foram lançadas exportações de cerveja para os EUA e o Reino Unido. Em 2007, a empresa foi adquirida pela Heineken. A Krušovice tem cor dourada, aroma dominado pelo lúpulo e sabor bastante amargo.

Melhores cervejas da República Tcheca - Dicas de Viagem
Cerveja Krušovice. Foto: Divulgação.
Dica rápida!

Todo mês de maio, durante 17 dias, acontece o Festival da Cerveja. Uma espécie de “Oktoberfest Tcheca”. São aproximadamente 70 marcas de cerveja que participam do evento. Além das cervejas, é uma excelente oportunidade de provar a gastronomia tcheca, e presenciar uma programação cultural com danças típicas e músicas da região.

+ Leia também : “Oktoberfest em Munique”

Bom se você viajar para a República Tcheca e tiver um lapso de memória, você pode simplesmente dizer ao garçom: jedno pivo prosim” (pronuncia-se “yedno pivo procim”), que significa “uma cerveja por favor!”.

Boa viagem e excelente degustação (com moderação) !

Vai viajar para a República Tcheca?
Não se esqueça que fazer um Seguro Viagem é obrigatório para viajar para qualquer país da Europa que faça parte do Tratado de Schengen. Utilize o cupom 100DICAS5 e ganhe 5% de desconto no seu seguro viagem.

Gostou? Então compartilhe este post!

3 thoughts on “Top 10 cervejas para provar na República Tcheca

  1. Meu nome Cláudio Tadeu Svedio, sou neto de tcheco. Gostaria de saber sobre onde posso comprar cervejas tchecas para expor e vender. Estamos reiniciando a feira do Leste Europeu que acontece uma vez por mês em São Paulo Capital. Já tive um bar tcheco. Aguardo retorno
    Grato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.