Oktoberfest em Munique - Oktoberfes na Alemanha | 1001 Dicas de Viagem

Oktoberfest em Munique

Cervejas Munique
Oktoberfest: o festival na cerveja em Munique

O Oktoberfest é uma das maiores e mais famosas festas de cerveja do mundo. Ela acontece em Munique, na Alemanha, da metade de setembro à primeira semana de outubro, tendo por volta de 16 a 18 dias regados à cervejas, pratos tradicionais e muita música. E um pouco mais de cerveja, claro!

Munique é uma das cidades mais incríveis que já conheci. Se somar o Oktoberfest então, não tem pra ninguém! Sabendo disso, resolva que esse será seu próximo destino e redirecione parte do porquinho da viagem pra essa parada.

Todo mundo que faz mochilão tem uma tendência a tentar visitar vários países em uma tacada só. Eu sempre indico a diminuir ao máximo o número de países para aproveitar melhor cada um deles, mas no caso de Munique, na época do Oktoberfest, você pode colocar ele no itinerário sem tomar muito da sua agenda. Deixando claro, é lógico, que essa festa não é nenhuma perda de tempo.

+ Munique: cartão de transporte ilimitado e entrada em atrações

Quanto tempo ficar

Dependendo do quanto você aguenta beber (eu aguentei 3 canecas…”aguentei”) e sua idade, o cálculo de tempo em Munique pode variar. Se você tem de 18 a 25 anos, o seu dia seguinte à festa pode, por exemplo, começar mais cedo dos que os demais (meu caso, claro!). Eu quase perdi o café da manhã (imperdível até mesmo nos mais simples hosteis da Alemanha), após nosso 1º dia de Oktoberfest, pois ainda não conseguia levantar e andar em linha reta. Então, quanto mais cedo você acordar no dia seguinte, mais você poderá aproveitar a cidade; ou mesmo mais um dia de festa. No nosso caso, aguentamos dois dias de festa. Digo, o primeiro no estilo hardcore e o segundo, de ressaca brava, aproveitamos para almoçar em uma das tendas (comida excelente por sinal) e passear pela cidade depois.

Oktober in Munich
Segundo dia de Oktoberfest – Ressaca total. Foto: 1001 Dicas de Viagem
Joelho de porco Oktoberfest
Joelho de porco acompanhado de uma bela cerveja. Foto: 1001 Dicas de Viagem
Sobre a festa

A festa em si já impressiona logo quando você chega. Ela se situa num local chamado Theresienwiese, ao lado do Bavarianpark. A entrada, com milhões de pessoas, música, o parque de diversões em volta, milhares de barraquinhas vendendo chapéus, roupas típicas, chocolates, canecas de todos os tamanhos e detalhes, salsichões, e o que você puder lembrar ter ouvido sobre o Oktoberfest vai estar vendendo em alguma barraquinha por lá. Aliás, uma mais bonita que a outra. Um ponto importante: a entrada é gratuíta, você paga apenas o que consumir nas tendas ou no parque.

Oktoberfest na Alemanha
Vista geral do Oktoberfest. Foto: 1001 Dicas de Viagem

A primeira parte da festa é decidir qual tenda entrar. São 14 pra escolher. Nós fomos na primeira que deu na telha. Não tem como errar. Vai lá e entra na primeira que der. Dependendo do horário e da tenda, há reservas (pagas) de mesa, mas se for esse o caso, vão te banir logo na entrada e então você já passa para próxima. Nós escolhemos entrar em uma que não precisava de reserva (Paulaner), e achamos (por sorte) uma mesa com dois lugares (todo mundo senta com todo mundo) onde havia um casal australiano, um casal alemão e duas pessoas de um país que eu não consegui entender em nenhuma língua, o que não importou, pois após 1 caneca, já estávamos cantando músicas típicas bávaras de pé na mesa e abraçados.

+ Leia também: “Englischer Garten: Surf em Munique” 
Paulaner in Munich
Tenda da Paulaner no Oktoberfest de Munique. Foto: 1001 Dicas de Viagem
Beer Festival
Nossa mesa no início da tarde. Foto: uma das outras duas pessoas que estavam na mesma mesa. Foto: 1001 Dicas de Viagem

É bem isso mesmo. A dinâmica do festival é alucinante. Centenas e centenas de pessoas do mundo inteiro, juntas, bebendo em uma caneca de 1L e comendo Pretzel ou o que tivesse no menu (vendem pratos no meio daquele caos e eles realmentem chegam dentro de 15 min como se fosse um restaurante tranquilo). E pra isso temos que tirar o chapéu (comprado em uma das barraquinhas do lado de fora, ou na tenda também vende) para as mulheres que trabalham na festa carregando de 5 a 10 canecas de 1L em cada mão. Em. Cada. Mão. Incrível!!!!

Beer Festival Germany
Impressionante a força que elas tem para carregar tantas cervejas. Foto: 1001 Dicas de Viagem

Uma coisa que indico a todos que forem: almocem bem ou comam algo antes de começarem a beber. Tivemos a brilhante idéia de comer apenas um pretzel antes de começar, pois nosso vôo atrasou, a bagagem extraviou e tudo que poderia dar errado para nos fazer perder algumas horas do primeiro dia aconteceu. Não passamos mal, mas foi por pouco. 😛

+ No blog Mulher Casada Viaja tem todas as dicas para ir do aeroporto ao centro de Munique
Oktoberfest em Munique, na Alemanha
Começando a brincadeira. Foto: 1001 Dicas de Viagem

Após a 1ª caneca, as amizades já começam a ser facilitadas (converso esporadicamente com o casal australiano até hoje para vocês terem uma idéia). As músicas começam a fazer sentido e todos começam a subir nas mesas. As amizades em mesas vizinhas começam a se proliferar. Idas ao banheiro começam a se multiplicar e amizades feitas lá começam a chegar nas mesas. Quando percebi, logo tinha sido adicionados à nossa meda mais dois americanos, três brasileiros e a mesa ao lado, com 7 ucranianos. Ou seja, não tem como não se divertir. É simplesmente uma experiência a ser vivida.

Oktoberfest em Munique na Alemanha
Oktoberfest em Munique. Foto: 1001 Dicas de Viagem
Oktoberfest na Alemanha
Oktoberfest em Munique. Foto: 1001 Dicas de Viagem
Oktoberfest na Alemanha
Oktoberfest em Munique. Foto: 1001 Dicas de Viagem
Oktoberfest na Alemanha
Oktoberfest em Munique. Foto: 1001 Dicas de Viagem

Até hoje temos fotos onde eu e minha esposa estamos curtindo a festa de ângulos onde não tinha sido nenhuma das pessoas da nossa mesa que tirou a foto… E até hoje, o autor da foto (muito boa por sinal) segue incógnito. Ainda bem que acordamos com a máquina no bolso, pois acordamos no dia seguinte com a certeza de que a tínhamos perdido.

Oktoberfest na Alemanha
Final da noite. Foto: 1001 Dicas de Viagem
Resumindo:

Vale a experiência e o desvio da sua viagem para curtir uns dias do Oktoberfest, ou até mesmo aproveitar Munique por inteiro por mais alguns dias. Como eu disse antes, é uma das cidades mais incríveis que já conheci.

Não esqueça o seguro viagem obrigatório
Não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para qualquer país da Europa que faça parte do Tratado de Schengen. Utilize o cupom 100DICAS5 e ganhe 5% de desconto no seu seguro viagem.



Gostou? Então compartilhe este post!

15 thoughts on “Oktoberfest em Munique

  1. Que legal, parece ser bem animada igual a do Brasil. Bem interessante. Adorei as dicas e as fotos.

  2. Que tudo! A festa parece ser demais. Sou louca para conhecer! hahaha. Adorei o post. Me deixou com mais vontade.

  3. Cara, para quem gosta de cerveja e de muita gente junta, essa festa deve ser imperdível, né?!
    Confesso que já fui convidada 3x pra October de Blumenau mas sempre declinei porque não faz meu estilo, no entanto, certamente existe uma razão pela boa fama dela. Pra quem gosta, deve ser única, ainda mais essa que você foi, a original. 🙂

  4. Adorei!! Se ir na de Blumenau já é divertidíssimo, imagina na original? 🙂 E nada como uma boa cerveja pra facilitar a comunicação e as amizades hahaha

  5. Adorei ver a foto de voces antes e depois! Aliàs, realmente: que sorte que o autor desconhecido fez aquela foto de voces! Ficou òtima!
    😉
    Oktoberfest està na minha lista! Espero achar alguém que fique com meu filhote por là!
    hehehehehe

  6. Demais! Esse post veio bem a calhar, já que estamos considerando ir pra Oktoberfest esse ano, pela primeira vez! Vamos nos esbaldar 😀

  7. Fui duas vezes à Munique, mas nunca na Oktoberfest.
    Tenho um amigo australiano que vai todos os anos.
    No final nao tem muita gente bêbada enchendo o saco?? haha
    Nao gosto de cerveja, então essa festa não eh pra mim, apesar do lado cultural… mas pra quem gosta, com certeza eh uma ótima opção 😉
    Abraço

  8. Entrei no link achando que vocês iam falar no sul do Brasil e vocês me humilham com esse post maravilhoso sobre a festa original na Alemanha!!! Rs Perfeito!!! Dá para ver que vocês foram muito felizes em Munik

  9. Munique é mesmo muuuuuuuito legal! A foto de autor desconhecido foi a melhor ahahaha
    Eu curti a Oktoberfest, mas da proxima vez quero ir durante semana, pois achei o final de semana muito tumultuado!

  10. Wow!! That’s was ine of my craziest experiences of my life!! I loved your blog and your post 😉 thanks to put the translator, don’ have any skills in portuguese!

    Jenn

    Xoxoxo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *