Dicas de cerveja Sommelier de Cerveja 1001 Dicas de Viagem

5 dicas para escolher a melhor cerveja no inverno

Cervejas

Começou o inverno no Brasil e quem pensa que esta estação não combina com cerveja, é porque não conhece as mais escuras, encorpadas e com maior teor alcoólico, produzidas justamente para aquecer os dias frios.

Dicas para escolher e apreciar melhor a cerveja no inverno

1. O teor alcoólico é uma das características na escolha da bebida no inverno. Afinal quanto maior o teor alcóolico, mais licorosa ela tende a ser, proporcionando uma maior sensação de aquecimento na boca.

2. Como o teor alcoólico das cervejas de inverno é mais elevado, nada de servir esses estilos “estupidamente gelados”.

+ Confira também: “Top 10 cervejas para provar na República Tcheca”

3. O formato do copo é outro diferencial importante para a ingestão da cerveja. Os copos mais retos fazem com que a bebida vá mais diretamente para a boca; e assim acabamos engolindo mais rapidamente. No inverno o ideal são copos com bases mais largas, parecidos com os de conhaque ou vinho tinto, para que o consumo seja mais lento.

4. No inverno escolha tons escuros, marrons e avermelhados da bebida, que são os mais indicados para a estação, porque sinalizam níveis especiais de torra do malte.

5. Cervejas maturadas em barris de madeira também indicam que o estilo é indicado para o inverno.

Dica de cervejas para o inverno

Segundo Renan Leonessa, gerente de marketing da Cervejaria Artesanal Madalena, um dos estilos que promete aquecer a temporada de inverno é a Double IPA. Com dose superior de lúpulo, ela se destaca por possuir o característico amargor acentuado do estilo, mas de forma equilibrada, sem agressividade. Possui aroma cítrico pronunciado e teor alcoólico de 7,5%. Sua coloração é um âmbar e sua espuma bastante cremosa, perfeita porque mantém todas as características da IPA tradicional; porém em uma versão mais potente.

Já a recomendação do mestre cervejeiro fica para a Jack-Stout, da Cervejaria Madalena, é claro! O estilo Stout é envelhecido por 6 meses em barris de Jack Daniels, sendo uma cerveja muito consumida neste período. É uma cerveja escura, de alta fermentação, com espuma cremosa e persistente. Possui sabor equilibrado de café e chocolate meio amargo característico do estilo, fazendo com que seja uma das queridinhas da estação de inverno.

Gostou? Então compartilhe este post!

1 thought on “5 dicas para escolher a melhor cerveja no inverno

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *