WSET Vinhos e Destilados Qualificação Nível 2

WSET Nível 2 – Certificação em Vinhos e Destilados

CURSOS E DEGUSTAÇÕES
Qualificação em vinhos e destilados pela WSET (Wine & Spirit Education Trust)

Quem me acompanha pelo Instagram viu que esta semana eu recebi o meu certificado internacional em vinhos e destilados pela WSET (Wine & Spirit Education Trust) – Certificação WSET Nível 2. E como bastante gente ficou curiosa em relação à esta certificação, vim aqui explicar um pouquinho para vocês.

A WSET é uma instituição fundada em 1969 na Inglaterra para suprir as necessidades do mercado britânico de vinhos e destilados da época.

Com o passar do tempo, a WSET cresceu e expandiu-se; estando, hoje, em mais de 60 países e sendo a maior organização em educação de vinhos e destilados do mundo.

Eu fiz o meu curso em fevereiro de 2019 em Londres, na própria escola WSET, aproveitando uns dias para curtir a cidade, claro! Mas, se preferir, no Brasil também existem escolas provedoras da Certificação WSET.

Sobre o WSET Nível 2

O curso WSET nível 2 corresponde ao nível intermédio em vinhos e destilados. É o curso ideal para quem quer adquirir conhecimento sobre as principais castas cultivadas no mundo, os diferentes estilos de vinhos produzidos e a produção de bebidas espirituosas (licores e destilados). Após a conclusão com sucesso, você receberá um certificado reconhecido internacionalmente e um pin de lapela da WSET.

+ Veja também: “Vinhos do Beaujolais: Curso e Degustação”

O que irá aprender no WSET nível 2

– Como os vinhos são produzidos

– Quais são os fatores que influenciam no estilo dos vinhos

– As principais castas brancas e castas tintas e as suas características

– As regiões vinícolas mais importantes do mundo

– Produção de vinhos espumantes, vinhos tranquilos, vinhos doces e vinhos fortificados

– Terminologias utilizadas nos rótulos

– Os princípios da harmonização de vinho e comida

– As principais categorias de destilados e licores; e como são produzidos

– Como descrever um vinho utilizando a Técnica Sistemática de Prova de Vinho WSET Nível 2

Ingressos sem fila - Get Your Guide Dicas de Viagem

A partir de 31 de janeiro de 2020, a Qualificação de Nível 2 em Vinhos e Destilados da WSET será retirada definitivamente, permanecendo a Qualificação de Nível 2 em Vinhos. A Qualificação em Vinhos e Destilados permanecerá disponível até 31 de julho de 2020, apenas para os candidatos que necessitam repetir a teste por terem reprovado.

Material e curso de vinhos e destilados

A qualificação em vinhos e destilados – WSET Nível 2 pode ser feita à distância ou presencial, sendo sempre ministrada por um centro de ensino autorizado da WSET. Normalmente o curso presencial tem duração de 3 dias para o WSET 2.

Em torno de 2 semanas após fazer a sua inscrição, você deverá receber em casa o seu material de estudos: um livro com 88 páginas e um modelo de ficha técnica para a degustação de vinhos.

WSET Vinhos e Destilados Qualificação Nível 2
Livro para a qualificação WSET Nível 2 em Vinhos e Destilados.

Apesar do conteúdo ser relativamente denso, com bastante detalhes sobre as diferentes variedades de uvas e das principais regiões vinícolas do mundo; todas as informações são apresentadas de forma simples e didática.

Recomendo estudar o livro todo antes das aulas começarem, bem como fazer todos os simulados disponibilizados. O método WSET é de estudo em casa, sendo as aulas presenciais somente para tirar dúvidas e fazer as degustações de vinhos. Afinal, os professores jamais conseguiriam, em tão pouco tempo, cobrir todos os principais vinhos e regiões do mundo.

Durante o curso e meus estudos, fiz diversas degustações de vinhos do mundo todo, e de todos os estilos possíveis; realizando comparações entre uvas, regiões, métodos de produção, etc.

+ Veja também”Borgonha: Visita e degustação na Maison Veuve Ambal”

Ao final do curso, é aplicada uma prova com 50 questões de múltipla escolha; onde é preciso acertar, no mínimo, 28 para receber a certificação.

No meu caso, como escolhi fazer meu curso em Londres, na própria escola WSET, meu certificado chegou pelo correio, cerca de 6 semanas após a prova. E o resultado não poderia ter sido melhor: 90% de aproveitamento – Pass With Distinction! 😀

Formação WSET Vinhos e Destilados Qualificação Nível 2
Qualificação com distinção no WSET Nível 2. Foto: 1001 Dicas de Viagem
Requisitos de admissão

Não existem requisitos de admissão para esta qualificação; o que significa que você não precisa ser um expert em vinhos antes de fazer o curso.

Vale a pena fazer o WSET 2?

Independentemente de uma carreira profissional na área de vinhos e destilados, acredito que fazer os cursos da Wine & Spirits Education Trust (WSET) é muito interessante para os amadores, só pelo conhecimento adquirido. Além disso, todos os cursos WSET tem reconhecimento internacional.

Maiores informações?

Consulte a página oficial.

Gostou? Então compartilhe este post!

VAI VIAJAR? COMECE A PLANEJAR SUA VIAGEM AGORA MESMO:

Reserve hotéis e pousadas pelos melhores preços e sem taxa de reserva

Airbnb: ganhe R$ 130 de desconto na sua 1ª hospedagem

Utilize o cupom 1001DICAS5 e garanta seu Seguro Viagem com até 10% de desconto

Transfira dinheiro para o exterior com praticidade e menores taxas

Saia do Brasil com chip pré pago e internet 4G

Garanta seus ingressos para atrações, excursões e passeios com antecedência

Alugue seu carro com a Rentcars e pague em até 12x e sem IOF

Procurando os melhores preços de passagem aérea?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *