Vinhos do Beaujolais

Vinhos do Beaujolais: curso e degustação

CURSOS E DEGUSTAÇÕES

Ontem tive o prazer de participar como convidada do curso e degustação dos vinhos do Beaujolais, ministrado pelo viticultor e enólogo Jean-Luc Longère; e organizado para os alunos do curso superior de “Comércio Internacional de vinhos, espirituosos e enoturismo” do grupo Arcades, em Dijon, França.

Durante o curso aprendemos um pouco da história dos vinhos do Beaujolais, do Terroir, a vinha e, claro, sobre os vinhos do Beaujolais.

Vinhos do Beaujolais
Viticultor e enólogo Jean-Luc. Foto: NiKi Verdot.
Degustando os vinhos do Beaujolais

Após a parte teórica (que diga-se de passagem, foi bem dinâmica e interessante), passamos para a degustação. O enólogo Jean-Luc selecionou 7 vinhos do Beaujolais para degustarmos esta tarde:

1 – Beaujolais-Villages “En Verchères” – Domaine Longère (2015)

2 – Beaujolais Pierres Dorées – Domaine Bosse-Platière – Beaujolais Contrôlée (2015)

3 – Brouilly Mommessin – Château de Pierreux (2015)

4 – Juliénas – “Cuvée Prestige” – Domaine du Clos du Fief TETE Père et Fils – Juliénas Contrôlée (2014)

5 – Chiroubles – “La Précieuses” – Domaine Cheysson (2014)

6 – Moulin à Vent – Château du Moulin à Vent (2014)

7 – Inter-Beaujolais – Cru (2016)

Vinhos do Beaujolais
Vinhos do Beaujolais que degustamos – ficou faltando o primeiro na foto. Foto: NiKi Verdot.

Cada um dos vinhos foi degustado e comentado pelos participantes do curso, com o apoio da ficha técnica de degustação. Esta ficha traz itens básicos a serem “analisados” durante a degustação, como: exame visual (coloração, viscosidade, lágrimas, transparência, etc); exame olfativo (aromas primários, aromas secundários, aromas terciários e “defeitos”); exame degustativo (acidez, açúcar, tanino, álcool, etc.); principais características, opinião pessoal e recomendação de combinação com pratos gastronômicos.

Vins du Beaujolais
Ficha técnica de degustação de vinhos. Foto: NiKi Verdot.

O curso foi realmente muito bom, dinâmico e com uma linguagem direta e de fácil compreensão. Adorei! E para completar, todos os vinhos que degustamos eram realmente muito saborosos! Fica a dica! 🙂

Dicas rápidas!

– Quem tiver interesse em descobrir os vinhos do Beaujolais na própria região, o Jean-Luc Longère tem pacotes com ótimos preços (mesmo!), saindo do “Auberge de Clochemerle” que incluem transporte, guia, degustação, piquenique nas vinhas, e muito mais!

Site: http://www.aubergedeclochemerle.fr

E-mail: contact@aubergedeclochemerle.fr

Telefone: +33 04 74 03 20 16

– Agora, se você quiser experimentar deliciosas opções desta região, mas em outros lugares do mundo; inclusive no Brasil, é só consultar os endereços dos restaurantes aqui no Guide des Bistrots Beaujolais (2017).

VAI VIAJAR? COMECE A PLANEJAR SUA VIAGEM AGORA MESMO:

Reserve hotéis e pousadas pelos melhores preços e sem taxa de reserva

Utilize o cupom 1001DICAS5 e garanta seu Seguro Viagem com até 10% de desconto

Transfira dinheiro para o exterior com praticidade e menores taxas

Saia do Brasil com chip pré pago e internet 4G

Compre seus ingressos para atrações, excursões e passeios com a Get Your Guide

Reserve seu carro com as melhores locadoras e pague em reais em até 12x (e sem IOF)

Vai para França ou Holanda? Reserve sua passagem pelo site oficial da KLM

Gostou? Então compartilhe este post!

13 thoughts on “Vinhos do Beaujolais: curso e degustação

  1. Que chique vinho é maravilhoso e ter a oportunidade de aprender um pouco mais sobre e ainda saborear deve ser melhor ainda. Amei o post. Sucessos!

  2. Que delicia, acho essas coisas um máximo porque além da degustação, podemos conhecer um pouquinho mais do que há por trás do produto..

  3. Muito legal! Eu adoro vinho e sempre quis participar de uma degustaçao, Pena que nunca tive a oportunidade. Amei o post

  4. Acho super interessante essas coisas… Mas eu honestamente não faria hahaha
    Mas é uma experiência e tanto. E ainda mais sendo convidada e ter o curso ministrado por um profissional tão renomado ^^

  5. Oi, tudo bem? Que máximo. Achei bem legal você ter participado dessa degustação. Meu namorado ama vinhos e já mostrei pra ele. Já experimentamos vinhos português, chileno, argentino e uruguaio. É bem interessante conhecer outras culturas por meio do vinho. Beijos, Érika =^.^=

  6. Geente que legal, sempre quis participar de uma degustação de vinhos , tenho bastante vontade de experimentar cada um.
    Adorei sua partilha beijos

  7. Eu amo vinho e esses cursos sao super validos, gostosos e divertidos! Parabéns pela dica e até mais!

  8. Meu marido fez curso de vinho e parece tão interessante toda ideia envolvida. Ele sabe reconhecer os tipos, texturas de vinho enfim…características que quem não entende de vinho como eu fica “boiando” kkk

  9. Com toda a sinceridade: não percebo nada de vinhos! Eu tento habituar-me ao sabor mas não tenho conseguido. Tenho pena que beber um copo de vinho não deixa de ser um ato social.
    Bjnhs

  10. Vinhoos é uma de minhas paixões, amei conhecer mais vinhos. Infelizmente nunca fui em uma degustação :/

  11. Wow, eu nunca soube ao certo o que se fazia nesse tipo de eventos, muito menos tinha conhecimento de uma ficha e dos parâmetros! Parabéns pela oportunidade, e ainda bem que você gostou da sua experiência e conheceu um pouco do background da marca!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.