Vinhos do Beaujolais

Vinhos do Beaujolais: curso e degustação

CURSOS E DEGUSTAÇÕES VINHOS

Ontem tive o prazer de participar como convidada do curso e degustação dos vinhos do Beaujolais, ministrado pelo viticultor e enólogo Jean-Luc Longère; e organizado para os alunos do curso superior de “Comércio Internacional de vinhos, espirituosos e enoturismo” do grupo Arcades, em Dijon, França.

Durante o curso aprendemos um pouco da história dos vinhos do Beaujolais, do Terroir, a vinha e, claro, sobre os vinhos do Beaujolais.

Vinhos do Beaujolais
Viticultor e enólogo Jean-Luc. Foto: NiKi Verdot.
Degustando os vinhos do Beaujolais

Após a parte teórica (que diga-se de passagem, foi bem dinâmica e interessante), passamos para a degustação. O enólogo Jean-Luc selecionou 7 vinhos do Beaujolais para degustarmos esta tarde:

1 – Beaujolais-Villages “En Verchères” – Domaine Longère (2015)

2 – Beaujolais Pierres Dorées – Domaine Bosse-Platière – Beaujolais Contrôlée (2015)

3 – Brouilly Mommessin – Château de Pierreux (2015)

4 – Juliénas – “Cuvée Prestige” – Domaine du Clos du Fief TETE Père et Fils – Juliénas Contrôlée (2014)

5 – Chiroubles – “La Précieuses” – Domaine Cheysson (2014)

6 – Moulin à Vent – Château du Moulin à Vent (2014)

7 – Inter-Beaujolais – Cru (2016)

Vinhos do Beaujolais
Vinhos do Beaujolais que degustamos – ficou faltando o primeiro na foto. Foto: NiKi Verdot.

Cada um dos vinhos foi degustado e comentado pelos participantes do curso, com o apoio da ficha técnica de degustação. Esta ficha traz itens básicos a serem “analisados” durante a degustação, como: exame visual (coloração, viscosidade, lágrimas, transparência, etc); exame olfativo (aromas primários, aromas secundários, aromas terciários e “defeitos”); exame degustativo (acidez, açúcar, tanino, álcool, etc.); principais características, opinião pessoal e recomendação de combinação com pratos gastronômicos.

Vins du Beaujolais
Ficha técnica de degustação de vinhos. Foto: NiKi Verdot.

O curso foi realmente muito bom, dinâmico e com uma linguagem direta e de fácil compreensão. Adorei! E para completar, todos os vinhos que degustamos eram realmente muito saborosos! Fica a dica! 🙂

Dicas rápidas!

– Quem tiver interesse em descobrir os vinhos do Beaujolais na própria região, o Jean-Luc Longère tem pacotes com ótimos preços (mesmo!), saindo do “Auberge de Clochemerle” que incluem transporte, guia, degustação, piquenique nas vinhas, e muito mais!

Site: http://www.aubergedeclochemerle.fr

E-mail: contact@aubergedeclochemerle.fr

Telefone: +33 04 74 03 20 16

– Agora, se você quiser experimentar deliciosas opções desta região, mas em outros lugares do mundo; inclusive no Brasil, é só consultar os endereços dos restaurantes aqui no Guide des Bistrots Beaujolais (2017).

Lazenne Wine Accessories

 _________________________________________________________________________________

COMECE SUA VIAGEM AGORA MESMO:

Encontre passagens aéreas mais baratas

Reserve hotéis e pousadas pelos melhores preços

Veja como fazer câmbio com praticidade e menores taxas

Saia do Brasil com chip pré pago e internet 4G

Entenda tudo sobre o Seguro Viagem

Alugue carros pelos melhores preços

Economize e corte filas em passeios

 _________________________________________________________________________________

Gostou? Então compartilhe este post!

13 thoughts on “Vinhos do Beaujolais: curso e degustação

  1. Que chique vinho é maravilhoso e ter a oportunidade de aprender um pouco mais sobre e ainda saborear deve ser melhor ainda. Amei o post. Sucessos!

  2. Que delicia, acho essas coisas um máximo porque além da degustação, podemos conhecer um pouquinho mais do que há por trás do produto..

  3. Muito legal! Eu adoro vinho e sempre quis participar de uma degustaçao, Pena que nunca tive a oportunidade. Amei o post

  4. Acho super interessante essas coisas… Mas eu honestamente não faria hahaha
    Mas é uma experiência e tanto. E ainda mais sendo convidada e ter o curso ministrado por um profissional tão renomado ^^

  5. Oi, tudo bem? Que máximo. Achei bem legal você ter participado dessa degustação. Meu namorado ama vinhos e já mostrei pra ele. Já experimentamos vinhos português, chileno, argentino e uruguaio. É bem interessante conhecer outras culturas por meio do vinho. Beijos, Érika =^.^=

  6. Geente que legal, sempre quis participar de uma degustação de vinhos , tenho bastante vontade de experimentar cada um.
    Adorei sua partilha beijos

  7. Eu amo vinho e esses cursos sao super validos, gostosos e divertidos! Parabéns pela dica e até mais!

  8. Meu marido fez curso de vinho e parece tão interessante toda ideia envolvida. Ele sabe reconhecer os tipos, texturas de vinho enfim…características que quem não entende de vinho como eu fica “boiando” kkk

  9. Com toda a sinceridade: não percebo nada de vinhos! Eu tento habituar-me ao sabor mas não tenho conseguido. Tenho pena que beber um copo de vinho não deixa de ser um ato social.
    Bjnhs

  10. Vinhoos é uma de minhas paixões, amei conhecer mais vinhos. Infelizmente nunca fui em uma degustação :/

  11. Wow, eu nunca soube ao certo o que se fazia nesse tipo de eventos, muito menos tinha conhecimento de uma ficha e dos parâmetros! Parabéns pela oportunidade, e ainda bem que você gostou da sua experiência e conheceu um pouco do background da marca!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *