Filmes sobre vinho: 10 indicações imperdíveis
Você, assim como eu, ama vinhos e está sempre querendo ampliar seu conhecimento sobre o assunto? Então não pode deixar de conferir estas indicações de filmes sobre vinho. Tem para todos os gostos: sobre a história das maiores fraudes de leilões de vinhos; a vida dos viticultores das regiões da Champagne e Borgonha; a dificuldade para se tornar um sommelier, e muito mais!
A lista a seguir não segue nenhum tipo de ordem. Na minha opinião todos são fantásticos e, além de entreter, ensinam muita coisa legal sobre a produção e o mundo dos vinhos.
Agora, que tal pegar uma taça de vinho e apertar o play?
Indicação de filmes sobre vinho:
Sour Grapes (2016)
Direção: Jerry Rothwell e Reuben Atlas
Esse realmente é o meu preferido. Documentário fascinante que conta a história do jovem indonésio Rudy Kurniawan, que com seu carisma e conhecimento em vinhos raros, arquitetou o maior golpe da história do mercado de vinhos. O jovem chegou a arrecadar 35 milhões de dólares com a venda de rótulos raros falsificados, através das mais conceituadas casas de leilão dos Estados Unidos.
Rudy foi desmascarado quando Laurent Ponsot, um produtor de vinhos de Borgonha, descobriu que suas garrafas foram falsificadas e estavam sendo vendidas; inclusive de safras de vinhos que nunca haviam sido produzidas.
Somm (2012)
Direção: Jason Wise
Este documentário acompanha a rotina de quatro sommeliers que se preparam para realizar o exame da Court of Masters Sommeliers para a obtenção do título de Master of Wine; o título mais importante que um sommelier pode ter.
O teste é considerado um dos mais difíceis do mundo. Para se ter uma idéia, o famoso broche de Master Sommelier, conquistado, em média, por menos de 10% dos candidatos que fazem o exame, foi obtido por pouco mais de 200 pessoas desde os primeiros exames em 1969.
Somm: Dentro da Garrafa (2015)
Título original: Somm: Into the bottle
Direção: Jason Wise
A continuação do documentário Somm, citado logo acima, mostra, quatro anos depois, 10 pequenos capítulos de incríveis histórias contadas por vinicultores renomados, jornalistas especializados, e pelos quatro sommeliers do filme anterior. Dessa vez, explorando um pouco mais a fundo o mundo dos vinhos. O filme também aborda a polêmica pontuação criada pelo crítico Robert Parker.
Um ano na Borgonha (2013)
Título original: A Year in Burgundy
Direção: David Kennard
Revela os bastidores dos trabalhos realizados durante a safra de 2011 nos vinhedos e adegas da Borgonha, umas das mais famosas regiões produtoras de vinhos do mundo.
O filme acompanha todas as fases da produção do vinho, durante as quatro estações do ano, trazendo à tona a intimidade dos vinicultores, a rotina de trabalho, os momentos de apreensão e dedicação pelo ofício. Ele destaca também os diferentes terroirs existentes na região, com foco nas variedades Chardonnay e Pinot Noir.
Clos du Vougeot e Morey-Coffinet são alguns dos produtores que relatam o amor por suas vinhas e o cuidado empregado na elaboração de vinhos.
+ Vinhos do Beaujolais: curso e degustação
Um ano em Champagne (2014)
Título original: A Year in Champagne
Direção: David Kennard
Desta vez, o diretor David leva os espectadores para uma viagem de 360 dias na região de Champagne, na França. Com histórias, fatos, e personagens reais, este documentário mostra de perto os bastidores da produção do famoso espumante; tanto das grandes casas quanto dos pequenos produtores independentes.
Entenda sobre as rígidas regras estabelecidas para a produção do Champagne; as medidas tomadas para a prevenção de pragas e como as guerras afetaram a região.
Decanted – A Winemaker’s Journey (2016)
Direção: Nicholas Kovacic
Retrata as consequências que a proibição da produção e consumo de álcool, durante o período da Lei Seca, causaram na indústria vinícola americana; e como os empreendedores pioneiros de Napa Valley, na Califórnia, trouxeram de volta a viticultura.
O longa-metragem apresenta entrevistas com alguns viticultores do Napa Valley; entre eles, Heidi Barrett, dona de rótulos como Screaming Eagles, que chegam a ser vendidos por 2,5 mil dólares nos Estados Unidos. Eles revelam os motivos que os fizeram escolher este negócio, as provações e prazeres da vinificação, etc.
Red Obsession (2013)
Direção: David Roach e Warwick Ross
O título faz um trocadilho com a cor da bandeira chinesa e dos vinhos tintos. Narrado pelo ator Russel Crowe, o documentário fala sobre a obsessão da China pelos vinhos franceses, em especial os de Bordeaux; e como essa busca por vinhos excelentes tem transformado o mercado como todo.
O julgamento de Paris (2008)
Título original: Bottle Shock
Direção: Randall Miller
O filme é baseado em fatos reais e retrata a indústria do vinho em Napa Valley, na Califórnia. A pequena vinícola Chateau Montelena, após quase ir à falência, ganha destaque mundial ao ter o seu Chardonnay eleito como o melhor vinho em uma degustação às cegas, ocorrida em 1976, em Paris.
O resultado desta competição colocou a região de Napa Valley no mapa da vitivinicultura mundial.
A sorte do viticultor (2009)
Título original: The vintner’s luck
Direção: Niki Caro
Este drama conta a história de Sobran Jodeau (Jérémie Renier), um jovem que almeja criar o seu próprio (e perfeito) vinho. Sua vida muda quando em uma noite de verão em 1808, um anjo aparece e lhe oferece algumas mudas de videira para serem plantadas nas terras de sua família. A partir de então, uma vez ao ano eles se encontram e o anjo o aconselha sobre tudo; desde a vida amorosa até a produção de vinho. Até que Sobran descobre que o anjo, na verdade, pode não ter vindo do céu.
Mondovino (2004)
Direção: Jonathan Nossiter
O diretor, antigo sommelier de origem francesa, apresenta uma investigação sobre o tema da globalização, tendo como foco a indústria do vinho e a transformação das formas de produção no velho mundo, influenciadas pelo mercado americano.
Robert Parker (fundador e editor do boletim Wine Advocate), crítico de vinhos de maior influência mundial, também é ilustrado através de uma passagem onde diz ter colocado seu nariz e paladar no seguro, já que a sua opinião pode abalar a bolsa mundial.
Extra: Notas de Rebeldia (2020)
Título original: Uncorked
Direção: Prentice Penny
Este filme envolve diversos temas, como conflitos famíliares, obstáculos e perdas, mas para os apaixonados por vinhos também é uma “viagem” entre taças, conversas, degustações e as dificuldades que os estudantes de Sommelier passam em suas vidas.
E aí, qual é o seu filme preferido sobre vinho? Conta para mim aqui nos comentários!