Domaine Faiveley: um dos maiores produtores de vinhos da Borgonha
Se você é um apreciador de vinhos da Borgonha, certamente já ouviu falar do Domaine Faiveley. Localizado em Nuits-Saint-Georges, a família Faiveley possui hoje mais de 130 hectares de vinhas em terroirs excepcionais (incluindo 12 Grands Crus e 25 Premiers Crus); e é considerado como um dos maiores produtores de vinhos finos da região. Muitos diriam também, um dos melhores produtores de vinhos finos da Bourgogne.
O Domaine Faiveley normalmente não é aberto para visitantes, mas tivemos o prazer e o privilégio de fazer uma visita privativa. Então, é claro, não poderíamos deixar de contar e mostrar um pouquinho dele para vocês.
Quase 200 anos de história
Em 1825, Pierre Faiveley fundou sua empresa, inicialmente chamada de “Maison Joseph Faiveley”. Na época, Pierre era um negociante clássico, que comprava e vendia vinhos. Mas de geração em geração, com um forte compromisso com a qualidade e preservação do patrimônio da Borgonha, a família Faiveley foi investindo em vinhedos próprios; e hoje é considerada como um dos maiores proprietários de vinhedos da Borgonha, distribuídos na Côte de Nuits, Côte de Beaune e Côte Chalonnaise.
O Domaine Faiveley já está nas mãos da sua 7ª geração, sendo administrado pelos irmãos Erwan e Eve Faiveley. Eu tive o prazer de conhecer Erwan Faiveley pessoalmente, que aliás é muito simpático e educado. Desde 2005, Erwan dá continuidade ao trabalho de seu pai. Eve Faiveley, no entanto, se juntou ao Domaine somente em 2014, sendo a primeira mulher em 7 gerações a participar dos negócios da família.
Curiosidades:
Depois da Primeira Guerra Mundial, quando a crise mundial quase havia parado as vendas de vinhos, o bisavô de Erwan, Georges Faiveley, teve a brilhante idéia de reunir todas as celebridades francesas, a mídia, e até mesmo o embaixador americano, para lançar a Confrérie des Chevaliers du Tastevins, com intuido de promover os vinhos e a cultura da Borgonha. Hoje em dia existem milhares de membros em todo o mundo, que se encontram para beber os grandes vinhos da Borgonha no mesmo formato que o evento original criado na época. Já em 2007, o pai de Erwan, François Faiveley, criou o festival “Música e Vinho”, realizado anualmente no Château du Clos du Vougeot. Os lucros do evento e das vendas dos vinhos são usados para conceder bolsas de estudo a jovens talentos e para a produção de instrumentos musicais de alta qualidade; que depois são doados a músicos que não podem pagar por eles.
Em 2021, a família Faiveley decidiu expandir seus vinhos além da Borgonha, comprando a parte minoritária da clássica vinícola californiana Williams Selyem; uma das grandes produtoras de Pinot Noir de Sonoma. Kathe e John Dyson, continuarão como sócios majoritários por mais três anos; e após esse período, as famílias voltarão a conversar e a parceria será reexaminada.
La cuverie du Domaine Faveiley
A “Cuverie 38”, em Nuits-Saint-Georges, construída há quase dois séculos, é a alma da propriedade; e local onde os 25 Premiers Crus e 12 Grands Crus da propriedade são vinificados: Corton “Clos des Cortons Faiveley”, Corton-Charlemagne, Clos-de-Vougeot e muitos outros.
Com um investimento de mais 8 milhões de euros, Erwan Faiveley renovou o local, que agora ostenta prensas de barricas de última geração, cubas de madeira projetadas sob medida e entre os melhores barris de carvalho disponíveis no mundo.
Leia também:
+ A Rota dos Vinhos Grands Crus de Bicicleta
+ Tastevinage: evento celebra os vinhos da Borgonha
Os vinhos do Domaine Faiveley
O Domaine Faiveley é mais conhecido por seus vinhos Pinot Noir e Chardonnay, mas pequenas quantidades de Aligoté também são plantadas na Côte Chalonnaise.
Com modernidade associada à tradição da produção vitivinícola, o Faiveley matura seus vinhos em barris de carvalho em adegas abobadadas que datam do século XIX. Tanto os vinhos Premier como os Grand Crus podem receber dois terços de madeira nova.
Os vinhos tintos de Faiveley são elegantes, encorpados, ricos e complexos; e sua concentração e profundidade garantem aos exemplares enorme longevidade, especialmente nas melhores safras, como as de 1990, 1995 e 1996. Os vinhos tintos de estilo antigo eram bastante tânicos. No entanto, desde 2007, com as novas técnicas de vinificação empregadas, os vinhos passaram a ser muito mais frescos e frutados, mas ainda com bastante intensidade. Os vinhos brancos do Domaine são sedosos e bem minerais.
Muitos dos melhores vinhos Faiveley são engarrafados à mão, sem passar pelo processo de filtração, resultando em vinhos limpos e opulentos; e frequentemente atingindo o melhor resultado do Pinot Noir.
Domaine Faiveley
Para mais informações, visite a página oficial
Endereço : 8 Rue du Tribourg, 21700 Nuits-Saint-Georges
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para uma viagem para o exterior?
Além de ser obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar a sua entrada. Faça uma cotação online na Seguros Promo, e compare o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe 5% de desconto usando o cupom 1001DICAS5.
Hospedagem na Borgonha?
Se você planeja se hospedar alguns dias na Borgonha, não se esqueça de reservar com bastante antecedência para garantir não apenas sua estadia, como as melhores ofertas de hotéis ou apartamentos na Borgonha.
Atividades na Borgonha
Consulte e reserve seus passeios na Borgonha através do Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo; com profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós sempre utilizamos e recomendamos. Dá só uma olhada: