Receita de Gougère Bourguignonne, o pão de queijo da Borgonha
Que tal experimentar a receita do pão de queijo francês? A gougère bourguignonne, também chamada de choux au fromage (a massa é a pâte à choux, a mesma massa das carolinas), é uma especialidade da Borgonha, na França.
Esses pãezinhos são extremamente leves, saborosos e com um sabor delicado de queijo. Mas atenção: o pão de queijo da Borgonha não tem nada a ver com o nosso, sendo tanto o sabor quanto a textura completamente diferentes.
Então bora por a mão na massa e experimentar essa receita de gourgères bourguignonne? Uma receita tão fácil de fazer quanto de se deliciar.
Ingredientes:
– 250 ml de água
– 75 g de manteiga sem sal
– 150 g de farinha de trigo
– 4 ovos
– 200 g de queijo gruyère ralado
– 1/2 colher de chá de sal
– Noz-moscada e pimenta-do-reino a gosto
Dica rápida:
O gruyère pode ser substituído por uma misturinha de queijo parmesão, queijo minas tipo meia cura e queijo tipo estepe ou apenas dois dos queijos indicados.
Modo de preparo:
Pré aqueça o forno a 220°C.
Coloque a água em uma panela com fundo grosso e acrescente a manteiga e o sal. Quando ferver, tire do fogo e adicione a farinha de uma só vez. Misture muito rapidamente com uma espátula.
Assim que a massa estiver macia, forme uma bola e leve ao fogo mais uma vez por aproximadamente 3 minutos pra secar um pouco a massa. Misture bem até que a massa desgrude do fundo da panela.
Retire do fogo e deixe esfriar por 5 minutos. Adicione 3 ovos, um por um, sem parar de misturar. Adicione 170 g de queijo gruyère ralado, uma pitada de noz-moscada e uma pitada de pimenta.
Quando obtiver uma massa homogênea, com o auxílio de uma colher de sopa, forme bolinhas e coloque-as em uma assadeira untada com manteiga ou papel manteiga, deixando um espaço entre elas. Pincele as gougères com a gema de um ovo batida e polvilhe o restante do queijo gruyère sobre elas.
Leve ao forno (pré aquecido a 180º) para assar por aproximadamente 25 minutos.
Só retire do forno quando as gougères estiverem bem douradas, pois elas podem murchar quando a temperatura esfriar. No topo delas irá se formar uma crostinha.
Dica rápida:
Você pode servir esse as gougères quentes, fatiadas, como aperitivo, recheadas com foie gras ou uma mistura de queijo de cabra fresco, nozes mistas e um pouco de cebolinha; ou mesmo como entrada junto com uma salada verde.
Rendimento:
30 unidades
Tempo de preparo total:
45 minutos
Harmonização:
Na Borgonha a gougère é consumida, normalmente, acompanhanda de um vinho branco elaborado com a uva Chardonnay. Pode ser um Chablis (mais tradicional), um Chardonnay ou até mesmo o famoso Crémant de Bourgogne.
parabéns pelo site, muito util.
dicas que realmente ajuda muito
amo pão de queijo, sempre faço as receitas desse site.