Receita de baguete francesa
Não importa em qual cidade da França você estiver, ver as pessoas segurando ou comendo uma baguete é uma situação rotineira.
“Crocante por fora e macia por dentro”
Assim é a baguete francesa, um dos símbolos típicos do país. Leve, crocante, e saborosa; ela conquistou não apenas a população local, como também a internacional. Por isso, em janeiro de 2018 o Presidente da França, Emmanuel Macron, declarou até mesmo seu interesse em considerá-la um Patrimônio Mundial da Humanidade (UNESCO).
Ainda hoje não se sabe a origem exata da receita da baguete francesa. Acredita-se que em 1793 foi aprovado um decreto que daria acesso a todo cidadão francês a um mesmo tipo de pão, chamado “pão da igualdade”. Nesta época, porém, os pães eram redondos para garantir uma melhor conservação. Nem preciso dizer que o decreto foi um fracasso, né?
Somente em 1856, os padeiros de Napoleão Bonaparte teriam originado a baguette no formato como conhecemos; com o intuito de tornar mais simples o transporte dos pães dentro dos bolsos das calças dos soldados.
+ Saiba onde encontrar a melhor baguete de Paris
Napoleão também criou um decreto estabelecendo normas para a produção do pão francês, ou seja, controlando os ingredientes que deveriam ser usados na receita da baguete.
No governo posterior, foram adicionadas especificações a esse mesmo decreto de Napoleão; como o tamanho e a forma do pãozinho para que tenha o direito de ser chamada de “baguete francesa”.
Em 1993, o “Decreto do Pão” estabeleceu que apenas padeiros que fizessem o pão de forma “caseira” poderiam ter seu estabelecimento chamado de “boulangerie” (padaria).
Receita de Baguete Francesa
Ingredientes
– 20 g de fermento para pão
– 650 g de farinha
– 380 mL de água
– 10 g de sal
Modo de preparo
Em uma tigela grande, coloque a água (para não empelotar), depois a farinha, o sal e o fermento. Misture bem até virar uma massa heterogênea.
Jogue um pouco de farinha em uma superfície lisa e bata a massa até que ela fique com uma elasticidade razoável.
Em seguida, coloque a massa de volta na tigela, cubra com um pano úmido, e deixe descansar por 45 minutos.
Passado este tempo, divida a massa em partes iguais e bata bastante dobrando-a várias vezes para ficar bem macia. Forme baguetes de em media 30 cm – esta receita rende em média 3 a 4 baguetes. Deixe-as descansar novamente por 45 minutos.
Faça traços superficiais nas baguetes e coloque-as no forno pré-aquecido a 250ºC junto com um copo de água (segredinho para ficarem mais crocantes).
Medidas oficiais
Como mencionado anteriormente, a baguete francesa possui medidas oficiais precisas: 80 centímetros de comprimento, de 6 a 7 centímetros de largura e peso entre 250 e 300 gramas. No entanto, como não temos um formo em casa compatível com este tamanho, utilizamos a mesma receita, porém com o tamanho reduzido.
Dicas rápidas
No nosso caso e no nosso forno:
– Se as baguetes ficarem no forno por 18 minutos, elas ficarão super crocantes e bem escurinhas, com o interior moderadamente macio.
– Já no caso de deixar as baguetes no forno por 15 minutos, elas ficarão moderadamente crocantes, com coloração mais clara e o interior super macio.
2 thoughts on “Receita de baguete francesa”