Recette de Baguette - Pain français | 1001 Dicas de Viagem

Receita de baguete francesa

NA FRANÇA RECEITAS

Receita de baguete francesa

Não importa em qual cidade da França você estiver, ver as pessoas segurando ou comendo uma baguete é uma situação rotineira.

“Crocante por fora e macia por dentro”

Assim é a baguete francesa, um dos símbolos típicos do país. Leve, crocante, e saborosa; ela conquistou não apenas a população local, como também a internacional. Por isso, em janeiro de 2018 o Presidente da França, Emmanuel Macron, declarou até mesmo seu interesse em considerá-la um Patrimônio Mundial da Humanidade (UNESCO).

+ Saiba onde encontrar a melhor baguete de Paris

Ainda hoje não se sabe a origem exata da receita da baguete francesa. Acredita-se que em 1793 foi aprovado um decreto que daria acesso a todo cidadão francês a um mesmo tipo de pão, chamado “pão da igualdade”. Nesta época, porém, os pães eram redondos para garantir uma melhor conservação. Nem preciso dizer que o decreto foi um fracasso, né?

Somente em 1856, os padeiros de Napoleão Bonaparte teriam originado a baguette no formato como conhecemos; com o intuito de tornar mais simples o transporte dos pães dentro dos bolsos das calças dos soldados.

Napoleão também criou um decreto estabelecendo normas para a produção do pão francês, ou seja, controlando os ingredientes que deveriam ser usados na receita da baguete.

No governo posterior, foram adicionadas especificações a esse mesmo decreto de Napoleão; como o tamanho e a forma do pãozinho para que tenha o direito de ser chamada de “baguete francesa”.

Em 1993, o “Decreto do Pão” estabeleceu que apenas padeiros que fizessem o pão de forma “caseira” poderiam ter seu estabelecimento chamado de “boulangerie” (padaria).

Receita de Baguete Francesa
Ingredientes:

– 20 g de fermento para pão

– 650 g de farinha

– 380 mL de água

– 10 g de sal

Modo de preparo:

Em uma tigela grande, coloque a água (para não empelotar), depois a farinha, o sal e o fermento. Misture bem até virar uma massa heterogênea.

Jogue um pouco de farinha em uma superfície lisa e bata a massa até que ela fique com uma elasticidade razoável.

Em seguida, coloque a massa de volta na tigela, cubra com um pano úmido, e deixe descansar por 45 minutos.

Passado este tempo, divida a massa em partes iguais e bata bastante dobrando-a várias vezes para ficar bem macia. Forme baguetes de em media 30 cm – esta receita rende em média 3 a 4 baguetes. Deixe-as descansar novamente por 45 minutos.

Faça traços superficiais nas baguetes e coloque-as no forno pré-aquecido a 250ºC junto com um copo de água (segredinho para ficarem mais crocantes).

Recette de Baguette - Pain français | 1001 Dicas de Viagem
Receita da Baguete Francesa. Foto: NiKi Verdot.
Recette de Baguette - Pain français | 1001 Dicas de Viagem
Receita da Baguete Francesa. Foto: NiKi Verdot.
Medidas oficiais:

Como mencionado anteriormente, a baguete francesa possui medidas oficiais precisas: 80 centímetros de comprimento, de 6 a 7 centímetros de largura e peso entre 250 e 300 gramas. No entanto, como não temos um formo em casa compatível com este tamanho, utilizamos a mesma receita, porém com o tamanho reduzido.

Dica rápida:

No nosso caso e no nosso forno:

– Se as baguetes ficarem no forno por 18 minutos, elas ficarão super crocantes e bem escurinhas, com o interior moderadamente macio.

– Já no caso de deixar as baguetes no forno por 15 minutos, elas ficarão moderadamente crocantes, com coloração mais clara e o interior super macio.

VAI VIAJAR? COMECE A PLANEJAR SUA VIAGEM AGORA MESMO:

Reserve hotéis e pousadas pelos melhores preços e sem taxa de reserva

Utilize o cupom 1001DICAS5 e garanta seu Seguro Viagem com até 10% de desconto

Transfira dinheiro para o exterior com praticidade e menores taxas

Saia do Brasil com chip pré pago e internet 4G

Compre seus ingressos para atrações, excursões e passeios com a Get Your Guide

Reserve seu carro com as melhores locadoras e pague em reais em até 12x (e sem IOF)

Vai para França ou Holanda? Reserve sua passagem pelo site oficial da KLM

Gostou? Então compartilhe este post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *