Recette de Baguette - Pain français | 1001 Dicas de Viagem

Receita de baguete francesa

RECEITAS

Receita de baguete francesa

Não importa em qual cidade da França você estiver, ver as pessoas segurando ou comendo uma baguete é uma situação rotineira.

“Crocante por fora e macia por dentro”

Assim é a baguete francesa, um dos símbolos típicos do país. Leve, crocante, e saborosa; ela conquistou não apenas a população local, como também a internacional. Por isso, em janeiro de 2018 o Presidente da França, Emmanuel Macron, declarou até mesmo seu interesse em considerá-la um Patrimônio Mundial da Humanidade (UNESCO).

+ Saiba onde encontrar a melhor baguete de Paris

Ainda hoje não se sabe a origem exata da receita da baguete francesa. Acredita-se que em 1793 foi aprovado um decreto que daria acesso a todo cidadão francês a um mesmo tipo de pão, chamado “pão da igualdade”. Nesta época, porém, os pães eram redondos para garantir uma melhor conservação. Nem preciso dizer que o decreto foi um fracasso, né?

Somente em 1856, os padeiros de Napoleão Bonaparte teriam originado a baguette no formato como conhecemos; com o intuito de tornar mais simples o transporte dos pães dentro dos bolsos das calças dos soldados.

Napoleão também criou um decreto estabelecendo normas para a produção do pão francês, ou seja, controlando os ingredientes que deveriam ser usados na receita da baguete.

No governo posterior, foram adicionadas especificações a esse mesmo decreto de Napoleão; como o tamanho e a forma do pãozinho para que tenha o direito de ser chamada de “baguete francesa”.

Em 1993, o “Decreto do Pão” estabeleceu que apenas padeiros que fizessem o pão de forma “caseira” poderiam ter seu estabelecimento chamado de “boulangerie” (padaria).

Receita de Baguete Francesa
Ingredientes:

– 20 g de fermento para pão

– 650 g de farinha

– 380 mL de água

– 10 g de sal

Modo de preparo:

Em uma tigela grande, coloque a água (para não empelotar), depois a farinha, o sal e o fermento. Misture bem até virar uma massa heterogênea.

Jogue um pouco de farinha em uma superfície lisa e bata a massa até que ela fique com uma elasticidade razoável.

Em seguida, coloque a massa de volta na tigela, cubra com um pano úmido, e deixe descansar por 45 minutos.

Passado este tempo, divida a massa em partes iguais e bata bastante dobrando-a várias vezes para ficar bem macia. Forme baguetes de em media 30 cm – esta receita rende em média 3 a 4 baguetes. Deixe-as descansar novamente por 45 minutos.

Faça traços superficiais nas baguetes e coloque-as no forno pré-aquecido a 250ºC junto com um copo de água (segredinho para ficarem mais crocantes).

Recette de Baguette - Pain français | 1001 Dicas de Viagem
Receita da Baguete Francesa. Foto: NiKi Verdot.
Recette de Baguette - Pain français | 1001 Dicas de Viagem
Receita da Baguete Francesa. Foto: NiKi Verdot.
Medidas oficiais:

Como mencionado anteriormente, a baguete francesa possui medidas oficiais precisas: 80 centímetros de comprimento, de 6 a 7 centímetros de largura e peso entre 250 e 300 gramas. No entanto, como não temos um formo em casa compatível com este tamanho, utilizamos a mesma receita, porém com o tamanho reduzido.

Dica rápida:

No nosso caso e no nosso forno:

– Se as baguetes ficarem no forno por 18 minutos, elas ficarão super crocantes e bem escurinhas, com o interior moderadamente macio.

– Já no caso de deixar as baguetes no forno por 15 minutos, elas ficarão moderadamente crocantes, com coloração mais clara e o interior super macio

VAI VIAJAR? COMECE A PLANEJAR SUA VIAGEM AGORA MESMO:

Reserve hotéis e pousadas pelos melhores preços e sem taxa de reserva

Utilize o cupom 1001DICAS5 e garanta seu Seguro Viagem com até 10% de desconto

Transfira dinheiro para o exterior com praticidade e menores taxas

Saia do Brasil com chip pré pago e internet 4G

Compre seus ingressos para atrações, excursões e passeios com a Get Your Guide

Reserve seu carro com as melhores locadoras e pague em reais em até 12x (e sem IOF)

Vai para França ou Holanda? Reserve sua passagem pelo site oficial da KLM

Gostou? Então compartilhe este post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.