Já faz um pouco mais de um mês que nos mudamos para Dijon, no interior da França, e a maioria de vocês já sabe que a cidade é muito conhecida pelas famosas mostardas e incríveis vinhos da Borgonha. Não só isso, a cidade é também super conhecida pela sua gastronomia, e para enfatizar essa fama, o site do atabula.com lançou uma lista das melhores cidades da França para se comer em 2017, e adivinha se Dijon não está nessa lista?
As melhores cidades da França para se comer em 2017
Para começar, selecionaram as 30 cidades mais populosas da França e, a partir delas, fizeram uma filtragem usando dezenas de critérios como número de estrelas no guia Michelin, número de restaurantes no guia Gault & Millau, notas de sites especializados, número de mesas do restaurante e etc. Todos os resultados obtidos foram ponderados em função do número de habitantes de cada cidade. Lembrando que apenas os centros foram contabilizados, deixando de fora os bairros mais afastados das cidades.
O resultado, de acordo com essa pesquisa, foi que Bordeaux acabou ficando com o topo do pódio; seguido de Paris com a prata e, com a medalha de bronze, Lyon. É claro que a lista não pára apenas no pódio. Sendo assim, a pesquisa mostra Dijon, a nossa nova cidade, na 14ª posição; atrás da cidade de Tours. Convenhamos que essa posição só tem a subir; uma vez que Dijon já é reconhecida por ser a cidade da gastronomia (Cité de la Gastronomie) e do vinho.
Dentre as 30 cidades selecionadas, 9 não tinham nem ao menos uma estrela no guia Michelin! Entre elas Besançon, uma das cidades que moramos antes de vir pra Dijon. Ah, e só pra você saber, Paris é a cidade que mais tem restaurantes com estrelas do guia!
Se tiver curiosidade para ver a lista completa e com todos os detalhes, é só entrar no site Atabula.com e conferir tudo e se deliciar com todas essas informações!
Agora vocês me dêem licença, porque morar na 14ª cidade da melhor gastronomia da França dá uma fome!