Malbec Day - Dia Mundial do Malbec - Malbec World Day | 1001 Dicas de Viagem

Dia Mundial da Malbec: 17 de abril | Malbec World Day

VINHOS
Dia Mundial da Malbec: 17 de abril

Dia Mundial da Malbec (Malbec World Day) é comemorado, desde 2011, no dia 17 de abril.

A data foi criada pela organização Wines of Argentina para comemorar e incentivar o consumo da uva mais emblemática do país, a Malbec, que teve uma importante influência na transformação da vitivinicultura do país.

Um pouquinho de história

A Malbec é originária do sudoeste da França, na cidade de Cahors (próxima à Bordeaux), onde era conhecida por “Cot”. Em 1853, o presidente da Argentina, Domingo Faustino Sarmiento, na missão de transformar a indústria vinícola da Argentina, encarregou agrônomo francês Michel Aimé Pouget de trazer novas videiras para o país, entre as quais estava a Malbec.

Aproximadamente 10 anos depois, praticamente todas as vinhas europeias foram dizimadas pela filoxera, reduzindo drasticamente o cultivo de todas as uvas.

Em 1956, outro trágico episódio da história da vitivinicultura da França (uma forte geada), dizimou praticamente todos os vinhedos de Malbec. Deste modo, os únicos vinhedos originais da cepa passaram a se encontrar na Argentina.

+ Confira outras dicas sobre vinhos

Nos anos 90, considerando seu bom desenvolvimento em solo argentino, o país decidiu posicionar o Malbec como sua estrela varietal. Assim, mais de 10.000 acres foram plantados, tornando-se a uva, líder inegável das exportações da Argentina.

O primeiro Malbec de qualidade superior com envelhecimento em barril de carvalho, foi produzido na Argentina em 1997.

Malbec Day - Dia Mundial do Malbec - Malbec World Day | 1001 Dicas de Viagem
Vinhedos da cepa na Argentina.
Malbec na Argentina

Ela é responsável por mais de 50% das exportações de vinho produzidos na Argentina; ocupando mais de 35 mil hectares do território argentino. Destes, aproximadamente 86% encontram-se em Mendoza, principal região vitivinícola do país; onde o clima é ideal para o desenvolvimento da cepa.

Apesar de estar presente em outros países (até mesmo no Brasil), Malbec é sinônimo de vinho argentino. E graças a ela, a cada ano milhares de turistas vão visitar a Argentina, mais especificamente para Mendoza em busca dos sabores desta variedade.

+ Leia também: Visita e degustação na Bodega Septima em Luján de Cuyo

Aromas de ameixas maduras e o frescor de folhas de menta são típicos de um exemplar desta uva. Ela também é famosa por seus encorpados vinhos, repletos de taninos potentes; que usualmente são amaciados pela passagem em barril de carvalho. Geralmente não é necessário envelhecimento prévio para degustar o vinho Malbec.

Malbec Day - Dia Mundial do Malbec - Malbec World Day | 1001 Dicas de Viagem
Fonte: winefolly.com
Como celebrar este dia?

É claro que a melhor maneira para comemorar o sucesso da Malbec é brindando com um belo vinho. E, para experimentar toda a tipicidade da Malbec, a sugestão fica para o vinho tinto D.O.C Luigi Bosca, de Luján de Cuyo; ou para o Cobos Felino, da Vinã Cobos, também de Mendoza, Argentina.

Gostou? Então compartilhe este post!

VAI VIAJAR? COMECE A PLANEJAR SUA VIAGEM AGORA MESMO:

Reserve hotéis e pousadas pelos melhores preços e sem taxa de reserva

Airbnb: ganhe R$ 130 de desconto na sua 1ª hospedagem

Utilize o cupom 1001DICAS5 e garanta seu Seguro Viagem com até 10% de desconto

Transfira dinheiro para o exterior com praticidade e menores taxas

Saia do Brasil com chip pré pago e internet 4G

Garanta seus ingressos para atrações, excursões e passeios com antecedência

Alugue seu carro com a Rentcars e pague em até 12x e sem IOF

Procurando os melhores preços de passagem aérea?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *