Experiência na Borgonha - Gastronomia Francesa - Comidas típicas da França - Receita de Pão de Queijo Francês - Pão de Queijo da Borgonha - Recette de Gougère Bourguignonne | 1001 Dicas de Viagem

Receita de Gougère Bourguignonne, o pão de queijo da Borgonha

Beaune NA FRANÇA RECEITAS
Receita de Gougère Bourguignonne, o pão de queijo da Borgonha

Que tal experimentar a receita do pão de queijo francês? A gougère bourguignonne, também chamada de choux au fromage (a massa é a pâte à choux, a mesma massa das carolinas), é uma especialidade da Borgonha, na França.

Esses pãezinhos são extremamente leves, saborosos e com um sabor delicado de queijo. Mas atenção: o pão de queijo da Borgonha não tem nada a ver com o nosso, sendo tanto o sabor quanto a textura completamente diferentes.

Então bora por a mão na massa e experimentar essa receita de gourgères bourguignonne? Uma receita tão fácil de fazer quanto de se deliciar.

Ingredientes:

– 250 ml de água
– 75 g de manteiga sem sal
– 150 g de farinha de trigo
– 4 ovos
– 200 g de queijo gruyère ralado
– 1/2 colher de chá de sal
– Noz-moscada e pimenta-do-reino a gosto

Dica rápida:
O gruyère pode ser substituído por uma misturinha de queijo parmesão, queijo minas tipo meia cura e queijo tipo estepe ou apenas dois dos queijos indicados.

Modo de preparo:

Pré aqueça o forno a 220°C.

Coloque a água em uma panela com fundo grosso e acrescente a manteiga e o sal. Quando ferver, tire do fogo e adicione a farinha de uma só vez. Misture muito rapidamente com uma espátula.

Assim que a massa estiver macia, forme uma bola e leve ao fogo mais uma vez por aproximadamente 3 minutos pra secar um pouco a massa. Misture bem até que a massa desgrude do fundo da panela.

Retire do fogo e deixe esfriar por 5 minutos. Adicione 3 ovos, um por um, sem parar de misturar. Adicione 170 g de queijo gruyère ralado, uma pitada de noz-moscada e uma pitada de pimenta.

Quando obtiver uma massa homogênea, com o auxílio de uma colher de sopa, forme bolinhas e coloque-as em uma assadeira untada com manteiga ou papel manteiga, deixando um espaço entre elas. Pincele as gougères com a gema de um ovo batida e polvilhe o restante do queijo gruyère sobre elas.

Leve ao forno (pré aquecido a 180º) para assar por aproximadamente 25 minutos.

Só retire do forno quando as gougères estiverem bem douradas, pois elas podem murchar quando a temperatura esfriar. No topo delas irá se formar uma crostinha.

Gastronomia pelo mundo | 1001 Dicas de ViagemDica rápida: 
Você pode servir esse as gougères quentes, fatiadas, como aperitivo, recheadas com foie gras ou uma mistura de queijo de cabra fresco, nozes mistas e um pouco de cebolinha; ou mesmo como entrada junto com uma salada verde.

Rendimento:

30 unidades

Tempo de preparo total:

45 minutos

Vinhos - com o que tomar | 1001 Dicas de Viagem

Harmonização:
Na Borgonha a gougère é consumida, normalmente, acompanhanda de um vinho branco elaborado com a uva Chardonnay. Pode ser um Chablis (mais tradicional), um Chardonnay ou até mesmo o famoso Crémant de Bourgogne.

Gostou? Então compartilhe este post!

VAI VIAJAR? COMECE A PLANEJAR SUA VIAGEM AGORA MESMO:

Reserve hotéis e pousadas pelos melhores preços e sem taxa de reserva

Airbnb: ganhe R$ 130 de desconto na sua 1ª hospedagem

Utilize o cupom 1001DICAS5 e garanta seu Seguro Viagem com até 10% de desconto

Transfira dinheiro para o exterior com praticidade e menores taxas

Saia do Brasil com chip pré pago e internet 4G

Garanta seus ingressos para atrações, excursões e passeios com antecedência

Alugue seu carro com a Rentcars e pague em até 12x e sem IOF

Procurando os melhores preços de passagem aérea?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *