Conhecendo o Parque Aconcágua
O Parque Provincial Aconcágua está localizado na província de Mendoza, departamento Las Heras, quase na fronteira com o Chile. Embora seja bem no meio das Cordilheiras dos Andes, fica à apenas 165 Km da cidade de Mendoza e 75 Km de Uspallata pela Ruta Nacional 7 (que liga Buenos Aires à Santiago do Chile).
Dentro do parque, com 6.962 metros de altitude, está o Cerro Aconcágua; o ponto mais alto do Hemisfério Sul e a montanha mais alta do mundo fora da Ásia.
O termo “Aconcágua” significa “sentinela de pedra” em aymará ou “sentinela branca” em quéchua.
O local é muito procurado por praticantes de trekking e alpinistas de todo o mundo, que buscam superar seus limites em uma das escaladas mais perigosas do mundo. Mas não se preocupe, pois não é preciso ser atleta para conhecer a espetacular paisagem do Parque Provincial Aconcágua.
Você sabia? 

Como chegar
Para chegar até o Cerro Aconcágua basta seguir a Ruta Nacional 7 até chegar na entrada do parque.
Caso esteja hospedado em Mendoza e o objetivo seja apenas fazer um bate e volta, o ideal é alugar um carro. A viagem de carro leva cerca de 2h30 e você ainda poderá incluir outros passeios no caminho, como a Puente del Inca, Potrerillos e Uspallata.
Se preferir, você também pode chegar até o Parque Aconcágua com um ônibus que sai do terminal de Mendoza e vai parando em diversos outros pontos; como o terminal de Uspallata. É só pedir pra descer no Parque Aconcágua que o motorista irá te avisar quando for a hora de descer. O percurso de Mendoza até o Parque Aconcágua em ônibus dura cerca de 4 horas.
Dica rápida: Se tiver a oportunidade, recomendo fazer a travessia da Argentina para o Chile pela estrada que corta a Cordilheira dos Andes. A Ruta ou Estrada CH-60 é conhecida como a “Estrada dos Caracóis” por causa das curvas constantes (e bem acentuadas). Ela é considerada como uma das rodovias mais belas do mundo!Uma outra opção, claro, é contratar uma agência de viagens para fazer a visita ao Parque Aconcágua. Normalmente o passeio também inclui pequenas paradas na Puente del Inca, em Potrerillos e em Uspallata.

Quando visitar o Parque Aconcágua
O Parque Provincial Aconcágua permanece fechado na maior parte do ano, devido à periculosidade das trilhas. Ele costuma estar aberto para fazer trekkings ou montanhismo entre os meses de novembro e fevereiro, mas a data exata varia a cada ano.
+ Leia também: “Rafting em Potrerillos, província de Mendoza”
Informações sobre ingressos
O Centro de Visitantes fica logo na entrada do Parque; é lá você poderá compra o seu ingresso. Os ingressos possuem custos e permissões diferentes; variando em função da nacionalidade, do circuito, da duração, e da época do ano da sua visita (alta ou baixa temporada). Você pode consultar as tarifas atualizadas no site do Parque.
Atenção:Trilhas no Parque Aconcágua
Dependendo da época da sua visita, poderá fazer trilhas curtas, trekkings de 3 ou 7 dias, e escalada.
O circuito da Lagoa de Horcones e o trekking até Cofluenzia, são duas opções oferecidas pelo parque que não exigem permissão ou registro prévio. Mas independente de qual trilha escolher, a paisagem é mesmo de tirar o fôlego!
+ Confira opções de passeios guiados em Mendoza
O parque abriga grandes geleiras, que funcionam como reserva de água. Ele é um importante sítio arqueológico e um verdadeiro local dos sonhos para os escaladores e montanhistas!



Atenção:
As condições climáticas podem às vezes ser muito extremas com ventos fortes e temperaturas muito baixas! Então esteja preparado!
Em termos de fauna e flora, o Parque Aconcágua abriga mais de 60 espécies de animais, especialmente aves que são incríveis! Se tiver sorte, poderá até mesmo avistar um condor, ave símbolo das cordilheiras.
Quanto à flora, devido às condições climáticas do deserto, você poderá encontrará cactos, arbustos e algumas flores, especialmente na primavera e no verão!




Dicas rápidas
– Não esqueça de levar óculos de Sol e protetor solar (mesmo durante o inverno).
– Leve uma garrafa de água e alguns snacks na sua mochila.
– Visita-se com roupas confortáveis e adequadas à época do ano.
– Compre a bota certa e a amacie bem antes de usar.
Mais informações
Para mais informações, consulte a página oficial.
Adorei o artigo, as fotos, a paisagem e o conteúdo, mais um local adicionado a minha lista para viajar. Obrigado.
Esse lugar é lindo demais!!!! Meo Deos….. que passeio que vcs fizeram…. Vou seguir as dicas pois pretendo estar por lá logo logo…Valeu por compartilhar.
É muito importante estarmos preparados para fazer esses passeios, e você conseguiu nos orientar muito bem. Agora é só fazer o planejamento e partir para curtir esse lugar lindo.Amei as dicas!
Que tremonha maravilhoso, 3 a 7 dias e escalada.❤️ Amei as dicas e já tomei nota de tudinho. Obrigada por compartilhar!
Fizemos há poucas semanas o trajeto de Mendoza a Santiago de carro e passamos pelo parque, mas não fizemos as trilhas. Lendo seu post, fiquei morrendo de vontade e incluí um novo motivo para voltar à região. Obrigada por compartilhar!
Que delícia de viagem, estou programando a minha, suas dicas ajudara muito. Valeu!!!!
Que bom saber que ajudamos! Esperamos que tenha aproveitado bastante!