A fondue é uma das comidas comunitárias mais simpáticas do mundo, e quando começa a esfriar, é difícil não pensar naquela deliciosa massa de queijo derretida e uma taça de vinho.
Apesar da região de origem da fondue não ser totalmente definida, a história da culinária conta que a criação teve origem na região Jura/Savoie (próxima da fronteira com a Suíça). E apesar de existirem inúmeras variações, é da receita de Fondue Savoyarde Tradicional que vamos falar neste post.
Harmonização com Fondue Savoyarde
Um trio incrível de queijos derretidos (Comté, Beaufort e Emmental), um pouco de vinho branco seco, uma pitada de Kirsch (destilado feito com cerejas negras); uma bela baguete (de preferência amanhecida) picada em pedaços e voilà. O resultado é um creme de queijos suave, com um toque de acidez.
Dito isto, para a harmonização perfeita com a fondue de Savoyarde, a dica é simples: um bom vinho branco seco.
Mas é claro que não estamos falando de qualquer vinho branco seco, mas sim um capaz de refrescar o paladar; equilibrando o lado opulento do queijo derretido.
+ Clique aqui para conferir nossas receitas e fazer uma viagem gastronômica sem sair de casa
Vinho branco com Fondue Savoyarde
São inúmeras as opções. Eu adoro harmonizações regionais. Se você também gosta, sugiro optar por um vinho branco da Savoie, como: Roussette de Savoie, Apremont ou Chignin.
Outras opções são: um branco do Jura ou do Cantão Valais na Suíça, para manter a altitude; outros vinhos franceses como um Pacherenc-du-Vic-Bilh seco, um Sancerre; um Borgonha (Pouilly-Fuissé ou Chablis, por exemplo), um Sylvaner da Alsácia ou um Vouvray seco; ou mesmo um Grüner Veltliner da Áustria, um Riesling da Alemanha, ou um Sauvignon Blanc da Nova Zelândia (Marlborough).
2 thoughts on “Como harmonizar vinho com Fondue Savoyarde?”