15 coisas que mais sinto falta do Brasil

Prestes a completar 1 ano na França e ainda sem data prevista de retorno (de férias), resolvi compartilhar com vocês uma listinha das 15 coisas que mais sinto falta do Brasil. Claro que neste tempo senti falta de muitas coisas, mas dessa vez estamos falando em termos de comida! Afinal, qualquer um que fique fora do país por bastante tempo tem que confessar que a comida brasileira é a melhor do mundo!

Imagino que a maioria dos brasileiros que morem fora do país devam sentir falta, praticamente, das mesmas coisas. Não que estes alimentos/produtos não existam em outros países mas, em geral, quando eles existem, costumam ser muito caros.

Bom, não preciso dizer que nenhum destes itens é fundamental para nossa vida né? Mas seria ótimo poder matar a saudade da comida brasileira de vez enquando…

 

Comida brasileira: 15 itens que mais sinto falta
Açaí

Açaí pra mim é sinônimo de felicidade! Pode ser puro, batido com banana, morango, acompanhado por leite ninho, leito condensado, não importa… Açaí é uma das melhores coisas do mundo! Ok, vivi praticamente 5 meses de inverno por aqui e não tive muito tempo de me lembrar do açaí neste período. Mas foi só chegar o verão europeu que já passei a sonhar com Açaí. 

Taditional Brazilian Foods You Need To Eat
Foto: Divulgação
Feijão

Apenas digo: valorize o seu prato de arroz e feijão de cada dia! Eu sei que em muitas cidades (Paris, por exemplo) existem restaurantes de comidas típicas brasileiras, mas aqui para os nossos lados, infelizmente, não existe nada parecido.

Geralmente só damos valor à típica combinação de arroz com feijão quando reparamos que não conseguimos mais encontrar. Te garanto que mesmo tendo tanta coisa gostosa em qualquer outro país, depois de algumas semanas você já vai começar a sentir uma falta danada da comida brasileira.

Arroz é fácil de encontrar fora do Brasil, mas feijão? Meu amigo, se você é apaixonado por feijão e está indo morar fora, recomendo fortemente que leve um estoque de Carioquinha com você. Você pode até encontrar feijão vermelho, feijão branco, feijão colorido, sei lá, mas nunca será a mesma coisa. Sem contar que na maioria das vezes eles serão enlatados (já pré prontos).

Taditional Brazilian Foods You Need To Eat
Foto: Divulgação
Churrasco

Talvez este seja o TOP 1 da minha lista. A falta que sinto de um churrasco de verdade, daqueles com direito a picanha, maminha, linguiça, vinagrete, farofa,  e pagode não dá nem para descrever. Eu não quero nem falar sobre este item, porque posso ter uma crise de abstinência agora, então vamos ao próximo…

Taditional Brazilian Foods You Need To Eat
Foto: Divulgação
Queijo Minas

Levinho, cremoso, e único. Tudo bem que agora eu moro no país dos queijos e não dá nem para reclamar neste quesito. Mas o Queijo Minas é um caso à parte e que faz muita falta sim! Servido com goiabada então, nem se fala.

Taditional Brazilian Foods You Need To Eat
Foto: Divulgação
Requeijão

Quem me conhece sabe o quanto eu sou apaixonada por requeijão, então imagina a falta que não me faz! Antes era pão francês com requeijão, tapioca com requeijão e banana, pão de queijo com requeijão, panqueca com requeijão, macarrão com atum e requeijão, pão na chapa com requeijão (este aliás deveria ser um item à parte), TUDO com requeijão. Claro que aqui existem inúmeros “substitutos”, mas nenhum chega aos pés do nosso querido requeijão.

Taditional Brazilian Foods You Need To Eat
Foto: Divulgação
Coxinha

Fritinha, sequinha, e claro recheada de frango com requeijão ou catupiry. OMG! Com a minha crise de abstinência eu aceitaria até uma coxinha velha do boteco da esquina agora…

Taditional Brazilian Foods You Need To Eat
Foto: Divulgação
Pão de Queijo

Quase consigo sentir o cheiro ao imaginar àquele pão de queijo quentinho, tirado do forno na hora e servido com um café. Definitivamente, nós brasileiros, sabemos aproveitar as coisas boas da vida! Talvez comprando polvilho em algum lugar eu consiga fazer em casa, mas certamente não será igual. Por aqui não temos nada parecido, nem mesmo  àqueles pacotinhos pré prontos… 

Taditional Brazilian Foods You Need To Eat
Foto: Divulgação
Sucos de laranja natural

Não que não exista por aqui, é claro que existe, mas custa muito MUITO caro! Por isso hoje em dia eu daria tudo por um carrinho daqueles que vende suco de laranja por 1 real na porta do metrô no final do dia. 

Taditional Brazilian Foods You Need To Eat
Foto: Divulgação
Pizza

Claro que existe em qualquer lugar do mundo, inclusive até descobrimos uma pizzaria deliciosa aqui em Dijon para nos deixar mais contentes. Mas nenhuma pizza, de nenhum lugar do mundo, se compara às pizzas do Brasil! Só nós sabemos como fazer aquele recheio de 2 dedos de altura, com muito molho de tomate, muito queijo, e uma massa deliciosa. Sem contar que só no Brasil existe pizza de strogonoff, pizza de batata frita, e mais um bilhão de sabores que só o brasileiro é capaz de inventar.

Taditional Brazilian Foods You Need To Eat
Foto: Divulgação
Doce de leite 

Quando eu falo doce de leite eu não quero dizer àquele da Argentina (embora seja fantástico). Eu quero dizer o doce de leite caseiro. Àquele tradicional da minha Vó mineirinha. Seja o doce de leite de colher, seja o quadradinho sequinho. Macio, saboroso, único. Qualquer um deles é bem vindo. O pingo de leite também é muito bem vindo hoje em dia viu! 

Taditional Brazilian Foods You Need To Eat
Foto: Divulgação
Mamão Papaia

Por motivos óbvios, frutas tropicais não são tão comuns por aqui. De todo jeito, se encontrar elas ainda serão bem diferente do que estamos acostumados e custarão bem caro. O mamão papaia é o que mas me faz falta. Este realmente não existe por aqui. Mas não é só ele que faz falta. Em geral, todas as frutas que estamos acostumados. Por aqui a laranja, como já mencionado, custa o olho da cara; o abacate é beeeem pequeno e também custa caro; sem contar a melancia, o coco fresco, e melão que, se achar, também são os mesmos.

Taditional Brazilian Foods You Need To Eat
Foto: Divulgação
Goiabada cascão 

Praticamente já cantei a bola no início do post quando falei do Queijo Minas, mas a goiabada merecia um item à parte. Mesmo sendo uma comida brasileira, para quem mora em São Paulo já é difícil encontrar uma goiabada que se preze. Mas estando aqui, provavelmente, qualquer uma seria a mais incrível do mundo no momento.

Taditional Brazilian Foods You Need To Eat
Foto: Divulgação
Pastel

Nossenhora, salivei só de lembrar daquele delicioso pastel da feira agora! Bem sequinho… Pastel de pizza, pastel de frango com catupiry, pastel só de mussarela, até pastel de vento eu aceitaria agora! Para os franceses, provavelmente, seria uma “comida muito gordurosa”, mas mal sabem eles o que estão perdendo.

Taditional Brazilian Foods You Need To Eat
Foto: Divulgação
Guaraná Antarctica

Mesmo não sendo viciada em refrigerantes, tenho que confessar que às vezes dá uma baita vontade de um guaraná bem geladinho. Pelo menos este, apesar de ser um refrigerante brasileiro, não é tão impossível de encontrar por aqui. Às vezes encontramos no supermercado na seção de comidas exóticas/estrangeiras. Não é a mesma coisa sem o nosso pastel para acompanhar, mas já é um começo. 

Taditional Brazilian Foods You Need To Eat
Foto: Divulgação
Comida mineira

E claro que a culinária mineira não poderia ficar de fora. Principalmente no meu caso, que apesar de ter crescido em São Paulo, sou de família mineira. No meu caso este item também pode ser entendido como comida mineira = comida caseira = comida da mamãe. Qualquer lanchinho ou almocinho básico da minha mãe ou da minha Vó são de deixar qualquer um extasiado. Mas além do simples arroz com feijão, bife e farofa, do pão de queijo e do queijo minas, morro de saudades de um virado de banana, biscoitos de polvilho, pizza enrolada, sem falar nos doces mineiros… Aiai!

Taditional Brazilian Foods You Need To Eat
Foto: Divulgação

 

Ok! Morri de saudades e água na boca só de lembrar de cada um destes itens. Então já fica a dica para quem vier de férias nos visitar hein! 🙂

 

 _________________________________________________________________________________

COMECE SUA VIAGEM AGORA MESMO:

Encontre passagens aéreas mais baratas

Reserve hotéis e pousadas pelos melhores preços

Veja como fazer câmbio com praticidade e menores taxas

Saia do Brasil com chip pré pago e internet 4G

Entenda tudo sobre o Seguro Viagem

Alugue carros pelos melhores preços

Economize e corte filas em passeios

 _________________________________________________________________________________

Gostou? Então compartilhe este post!

NiKi Verdot

NiKi Verdot, além de ser uma apaixonada pela vida, considera-se uma viciada em viagens. Mal acaba de chegar de uma e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em 16 países (tendo passado por mais de 140 cidades) e adora compartilhar suas fotos, dicas e experiências, com o objetivo de ajudar a todos que, assim como ela, são viciados em viagens.

21 comentários em “15 coisas que mais sinto falta do Brasil

  • 21 de outubro de 2017 em 20:35
    Permalink

    Pois é e quando temos em fartura não damos valor…kkk sempre que comer algum desses itens lembrarei de você…beijos rsrs

    Resposta
    • 30 de outubro de 2017 em 16:31
      Permalink

      Kkkk realmente eu confesso que não dava o devido valor para muitos desses itens… Mas só quando ficamos muito tempo sem é que vemos o quanto é bom e o quanto fazem falta viu 😛

      Resposta
  • 12 de outubro de 2017 em 20:25
    Permalink

    Coxinha deveria ser algo exportado pro mundo todo! 🙂 Eita comida boa!

    Resposta
  • 7 de setembro de 2017 em 12:56
    Permalink

    Ola,
    Moro em Toulouse a 5 anos e das comidas que citou encontro super facil por aqui:
    Feijao encontro todos os tipos(carioca, paulista, fradinho) no supermercado.. 500g, 2,50€-3,00 (mais barato que no Brasil)
    Pao de queijo e guarana encontro da Yoki em supermercado portugues.. Preços bons!
    Pao de queijo – 3,50€ o pacote (da pra fazer uns 20) e guarana 2,50 o litro
    Tambem encontro farofa Yoki a 3€ o pacote!

    Resposta
    • 7 de setembro de 2017 em 16:59
      Permalink

      Sandro do céu! Não acredito rs… Que inveja! 😛 Morei em Toulouse um mês, mas como não estávamos conseguindo alugar apartamento acabamos mudando de cidade. Acabo de me arrepender imensamente rs…

      Resposta
  • 25 de agosto de 2017 em 19:09
    Permalink

    Quando penso no Brasil uma das coisas imediatas é a comida… Pão de queijo e açai. ADORO!!!!

    Resposta
  • 22 de agosto de 2017 em 09:48
    Permalink

    Nooossa! Lista maravilhosa, acho que mais da metade dessa sua lista estaria na minha também! ahahahha

    Amo açaí! Eseria difícil ter em outro país..

    Adorei o post, parabéns

    Resposta
  • 22 de agosto de 2017 em 04:28
    Permalink

    Ai, que saudades né! De tudo, o que mais sinto falta é do churrasco, bem gaúcho, atolado de sal grosso. E pastel. Se bem que aqui em Madrid já encontrei todas estas coisas, só que não com a facilidade de estar no Brasil. Inclusive hoje vai sair um feijãozinho aqui em casa, ó!

    Resposta
  • 22 de agosto de 2017 em 02:56
    Permalink

    Vem pra Londres que aqui tem tudo isso! Inclusive eu planto feijão preto na minha horta e o carioquinha encontro nas várias mercearias portuguesas e brasileiras. Até queijo minas já fazem, mas se você quer uma alternativa, procure por queijo turco artesanal que é muito parecido!

    Resposta
  • 21 de agosto de 2017 em 17:33
    Permalink

    Quando estamos fora dos nosso país, das coisas que mais nos dão saudades é a comida. Eu adoro comida brasileira, principalmente os churrascos, é mesmo de deixar água na boca!

    Resposta
  • 21 de agosto de 2017 em 17:21
    Permalink

    Niki, acrescentaria nessa lista o brigadeiro! Não sou muito fá de doce, mas se passasse 1 ano longe da terrinha, com certeza trocaria um macaron por um brigadeiro! hehehe
    Adorei a lista! Já deu fome…

    Resposta
  • 21 de agosto de 2017 em 17:20
    Permalink

    De todos os itens da lista acho que o que faz mais falta é o feijão né!? Eu pelo menos sou dependente do feijão hehehe! Adorei o post!

    Resposta
  • 21 de agosto de 2017 em 11:34
    Permalink

    Olha, eu nem estou fora do país. Mas só de ler a sua lista quis comer tudo que você colocou aí.

    Também acho a nossa comida a melhor do mundo. hahahaha

    Resposta
  • 21 de agosto de 2017 em 10:04
    Permalink

    Hmmm.. essa lista me deixou com água na boca. Imagino seu sofrimento mesmo sem todas essas gostosuras. Deve ser triste, né?! Hehehehe. Bom é aprender fazer tudo pra poder comer o que dá pra fazer sem ingredientes muito especiais.

    Resposta
  • 21 de agosto de 2017 em 08:36
    Permalink

    Muito boa a lista! Eu quando morei fora quase morria de vontade de coxinha todos os dias. Acho que passei semanas comendo coxinha quando voltei rsrsrsrs.

    Abraços!

    Robba

    Resposta
  • 21 de agosto de 2017 em 08:18
    Permalink

    Ótimo post! Eu sinto muita falta de farinha de mandioca quando estou viajando. Eu simplesmente amo um bife acebolado com arroz, feijão, batata frita, uma saladinha e uma bela farofa com farinha de mandioca, isso me faz sentir falta do BR até mesmo aqui dentro hehehe (ah, a falta de churrasco é algo diário também, mesmo estando aqui kkk)

    Resposta
  • 20 de agosto de 2017 em 22:17
    Permalink

    hahahahahaha
    Amei tua lista!
    Eu tenho uma lista de produtos italianos e alemaes que eu morro de saudades!
    rsrsrs
    Mas é curioso mesmo! Quando morei na Italia, tentei a todo custo fazer arroz e nao consegui. Certa vez participei de uma festa com comidas tìpicas e a besta aqui ficou no arroz com feijao!

    Resposta
  • 20 de agosto de 2017 em 20:03
    Permalink

    Ahhh você só falou de comidas que adoro! Imagino que eu também sentiria muita falta destas delícias se morasse em outro país. Adorei o post! Parabéns.

    Resposta
  • 20 de agosto de 2017 em 17:00
    Permalink

    Faz 5 meses que eu estou fora do Brasil e sinto falta de quase todas essas coisas que você citou. Essa semana mesmo passei numa loja de brasileiros aqui em Londres e comprei uma garrafa de 2 litros de guaraná Antártica hahah Mas o que mais sinto falta é do pão de queijo ❤

    Resposta
  • 20 de agosto de 2017 em 10:59
    Permalink

    Pra mim, definitivamente o que mais faz falta é coxinha e pastel! Quase todos os outros itens felizmente eu encontro aqui em lojas de produtos brasileiros e/ou latinos, e o pão de queijo eu faço em casa! Mas o pastelzinho de domingo com caldo de cana… ah, que saudades!

    Resposta
  • 19 de agosto de 2017 em 14:38
    Permalink

    oi Niki… de vez em quando, quando estou viajando eu penso nisso. Se sentiria saudades da comida brasileira, caso um dia eu morasse fora e acredito que a resposta seria sim.

    De sua lista, com certeza entraria na minha a feijuca, o queijo minas, as frutas e o suco. Sentiria falta de abará, uma boa moqueca, caruru, aipim… rsrsrsrs

    Uma vez, levamos uma garrafinha de dendê para uma amiga que estava morando na Holanda e morrendo de saudades dos sabores brasileiros. A gente tem muita coisa boa por aqui né?! Gostei muito de ler este texto. Adoro textos assim que mostram as diferenças culturais. ehehe bj

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
  
error: Content is protected !!