It's possible to make friends in another country? | 1001 Dicas de Viagem

Amizades na Europa: isso existe?

VIDA NA FRANÇA
É possível fazer amizades na Europa?

Desde pequeno ouço pessoas falando que os alemães são frios e que nós brasileiros somos muito mais calorosos. Outros países europeus detêm a mesma fama, de acordo com muitos que já foram pra Europa. Hoje vivendo por estes lados, eu posso afirmar que não necessariamente é verdade.

Faz dois anos que estamos na França e só começamos a fazer amizades depois de 1 ano. Mas isso não quer dizer que eles são frios ou que nunca permitem que você entre em seus círculos sociais. Isso se torna um mito que é passado pra frente pelo simples motivo que, nós brasileiros somos falsos.

Não se ofenda antes de eu explicar. Somos falsos no sentido em que, desde o dia em que conhecemos alguém bacana, nos tornamos melhores amigos! Chamamos para o próximo churrasco e assim vai, até ver que a pessoa não encaixa exatamente no seu círculo social e acabamos por parar de chamar essa pessoa. Fazemos isso porque temos a cultura do acolhimento: “Chama o novato pra ele se enturmar”, “chama o gringo pra gente mostrar como a gente festeja”.

A diferença é que os europeus não queimam a largada.

É da cultura brasileira esse “calor” quando se conhece alguém novo. Adoramos os “gringos”.Por isso nossa fama pelo mundo. Mas na questão fazer amizade entre brasileiros, se você levar em conta amizades verdadeiras, elas vêm de anos de convivência, e com certeza serão poucas. Isso não é muito diferente dos europeus.

Comecei a conhecer pessoas por aqui quando comecei a trabalhar. Trabalhava praticamente todos os dias com eles, mas nunca era chamado para as famosas soirées dos franceses. Às vezes conversavam sobre na minha frente e eu não era convidado. Como brasileiro, eu me sentia um pouco ofendido. Mas a cultura não é a mesma. Óbvio que nem na cultura deles é gentil de combinar algo na sua frente e não convidar, porém não é tão chocante.

Mas com o tempo você começa a ver que não é por maldade ou falta de educação que não te convidam. É pelo simples fato de que você ainda não é suficientemente conhecido!

+ Leia também: “15 coisas que mais sinto falta do Brasil”

O que os torna mais honestos se pararmos pra pensar. Eles não chamam você para um jantar ou uma balada logo de início porque não te conhecem. Mas quando te chamam, é porque realmente querem que você vá! E daí pra frente, você começa a ser chamado sempre.

It's possible to make friends in another country? | 1001 Dicas de Viagem
Foto: Arquivo pessoal | 1001 Dicsa de Viagem
It's possible to make friends in another country? | 1001 Dicas de Viagem
Foto: Arquivo pessoal | 1001 Dicsa de Viagem

Amizade mesmo vem de anos de convivência. Amigos do colégio, do maternal. Isso só temos no país onde estudamos. Eles têm isso no país deles, e nós temos no nosso. Confundimos as coisas quando nos sentimos sozinhos e excluídos.

A dificuldade de muitos que mudam de país, é aceitar que não necessariamente pelo fato que nós os acolheríamos de certa maneira, eles nos acolherão da mesma forma.

Então se você mudou de país, sozinho, com sua família, com sua esposa(o) e sente falta dos seus amigos do seu país, isso não vai passar nunca. Mas lembre-se que vai chegar o momento em que você terá amigos por onde você estiver. Só não espere obter o mesmo nível de intimidade com alguém que você não cresceu junto.

VAI VIAJAR? COMECE A PLANEJAR SUA VIAGEM AGORA MESMO:

Reserve hotéis e pousadas pelos melhores preços e sem taxa de reserva

Airbnb: ganhe R$ 130 de desconto na sua 1ª hospedagem

Utilize o cupom 1001DICAS5 e garanta seu Seguro Viagem com até 10% de desconto

Transfira dinheiro para o exterior com praticidade e menores taxas

Saia do Brasil com chip pré pago e internet 4G

Compre seus ingressos para atrações, excursões e passeios com a Get Your Guide

Reserve seu carro com as melhores locadoras e pague em reais em até 12x (e sem IOF)

Procurando os melhores preços de passagem aérea? Então aqui é o lugar certo

Gostou? Então compartilhe este post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *