Completei 6 anos morando na França, e por isso resolvi compartilhar com vocês uma listinha das 15 coisas que mais sinto falta do Brasil. Claro que neste tempo senti falta de muitas coisas, mas dessa vez estamos falando em termos de comida! Afinal, qualquer um que fique fora do país por bastante tempo tem que confessar que a comida brasileira é a melhor do mundo!
Imagino que a maioria dos brasileiros que morem fora do país devam sentir falta, praticamente, das mesmas coisas. Não que estes alimentos/produtos não existam em outros países mas, em geral, quando eles existem, costumam ser muito caros. De toda forma, aqui na Borgonha (especialmente em Beaune) infelizmente ainda não existe nenhuma loja especializada em produtos brasileiros. Sei que em Portugal, Paris, Londres e até mesmo em cidades pequenas da Alemanha existem lojas especializadas que ajudam aos brasileiros a matar um pouquinho a saudade do país, mas por enquanto, por aqui só quando alguém pode trazer mesmo…
Claro que nenhum destes itens é fundamental para nossas vidas né? Mas seria ótimo poder matar a saudade da comida brasileira de vez enquando…
Comida brasileira: 15 itens que mais sinto falta
Açaí
Açaí pra mim é sinônimo de felicidade! Pode ser puro, batido com banana, morango, acompanhado por leite ninho, leito condensado, não importa… Açaí é uma das melhores coisas do mundo! Ok, vivi praticamente 5 meses de inverno por aqui e não tive muito tempo de me lembrar do açaí neste período. Mas foi só chegar o verão europeu que já passei a sonhar com Açaí.
Feijão
Apenas digo: valorize o seu prato de arroz e feijão de cada dia! Eu sei que em muitas cidades (Paris, por exemplo) existem restaurantes de comidas típicas brasileiras, mas aqui para os nossos lados, infelizmente, não existe nada parecido.
Geralmente só damos valor à típica combinação de arroz com feijão quando reparamos que não conseguimos mais encontrar. Te garanto que mesmo tendo tanta coisa gostosa em qualquer outro país, depois de algumas semanas você já vai começar a sentir uma falta danada da comida brasileira.
Arroz é fácil de encontrar fora do Brasil, mas feijão? Meu amigo, se você é apaixonado por feijão carioquinha e está indo morar fora, recomendo fortemente que leve um estoque com você. Você pode até encontrar feijão vermelho, feijão branco, feijão colorido, sei lá, mas nunca será a mesma coisa. Sem contar que na maioria das vezes eles serão enlatados (já pré prontos).
Churrasco
Talvez este seja o TOP 1 da minha lista. A falta que sinto de um churrasco de verdade, daqueles com direito a picanha, maminha, linguiça, vinagrete, farofa, e pagode não dá nem para descrever. Eu não quero nem falar sobre este item, porque posso ter uma crise de abstinência agora, então vamos ao próximo…
Queijo Minas
Levinho, cremoso, e único. Tudo bem que agora eu moro no país dos queijos e não dá nem para reclamar neste quesito. Mas o Queijo Minas é um caso à parte e que faz muita falta sim! Servido com goiabada então, nem se fala.
Requeijão
Quem me conhece sabe o quanto eu sou apaixonada por requeijão, então imagina a falta que não me faz! Antes era pão francês com requeijão, tapioca com requeijão e banana, pão de queijo com requeijão, panqueca com requeijão, macarrão com atum e requeijão, pão na chapa com requeijão (este aliás deveria ser um item à parte), TUDO com requeijão. Claro que aqui existem inúmeros “substitutos”, mas nenhum chega aos pés do nosso querido requeijão.
Coxinha
Fritinha, sequinha, e claro recheada de frango com requeijão ou catupiry. OMG! Com a minha crise de abstinência eu aceitaria até uma coxinha velha do boteco da esquina agora…
Pão de Queijo
Quase consigo sentir o cheiro ao imaginar àquele pão de queijo quentinho, tirado do forno na hora e servido com um café. Definitivamente, nós brasileiros, sabemos aproveitar as coisas boas da vida! Talvez comprando polvilho em algum lugar eu consiga fazer em casa, mas certamente não será igual. Por aqui não temos nada parecido, nem mesmo àqueles pacotinhos pré prontos…
Sucos de laranja natural
Não que não exista por aqui, é claro que existe, mas custa muito MUITO caro! Por isso hoje em dia eu daria tudo por um carrinho daqueles que vende suco de laranja por 1 real na porta do metrô no final do dia.
Pizza
Claro que existe em qualquer lugar do mundo, inclusive até descobrimos uma pizzaria deliciosa aqui em Dijon para nos deixar mais contentes. Mas nenhuma pizza, de nenhum lugar do mundo, se compara às pizzas do Brasil! Só nós sabemos como fazer aquele recheio de 2 dedos de altura, com muito molho de tomate, muito queijo, e uma massa deliciosa. Sem contar que só no Brasil existe pizza de strogonoff, pizza de batata frita, e mais um bilhão de sabores que só o brasileiro é capaz de inventar.
Doce de leite
Quando eu falo doce de leite eu não quero dizer àquele da Argentina (embora seja fantástico). Eu quero dizer o doce de leite caseiro. Àquele tradicional da minha Vó mineirinha. Seja o doce de leite de colher, seja o quadradinho sequinho. Macio, saboroso, único. Qualquer um deles é bem vindo. O pingo de leite também é muito bem vindo hoje em dia viu!
Mamão Papaia
Por motivos óbvios, frutas tropicais não são tão comuns por aqui. De todo jeito, se encontrar elas ainda serão bem diferente do que estamos acostumados e custarão bem caro. O mamão papaia é o que mas me faz falta. Este realmente não existe por aqui. Mas não é só ele que faz falta. Em geral, todas as frutas que estamos acostumados. Por aqui a laranja, como já mencionado, custa o olho da cara; o abacate é beeeem pequeno e também custa caro; sem contar a melancia, o coco fresco, e melão que, se achar, também são os mesmos.
Goiabada cascão
Praticamente já cantei a bola no início do post quando falei do Queijo Minas, mas a goiabada merecia um item à parte. Mesmo sendo uma comida brasileira, para quem mora em São Paulo já é difícil encontrar uma goiabada que se preze. Mas estando aqui, provavelmente, qualquer uma seria a mais incrível do mundo no momento.
Pastel
Nossenhora, salivei só de lembrar daquele delicioso pastel da feira agora! Bem sequinho… Pastel de pizza, pastel de frango com catupiry, pastel só de mussarela, até pastel de vento eu aceitaria agora! Para os franceses, provavelmente, seria uma “comida muito gordurosa”, mas mal sabem eles o que estão perdendo.
Guaraná Antarctica
Mesmo não sendo viciada em refrigerantes, tenho que confessar que às vezes dá uma baita vontade de um guaraná bem geladinho. Pelo menos este, apesar de ser um refrigerante brasileiro, não é tão impossível de encontrar por aqui. Às vezes encontramos no supermercado na seção de comidas exóticas/estrangeiras. Não é a mesma coisa sem o nosso pastel para acompanhar, mas já é um começo.
Comida mineira
E claro que a culinária mineira não poderia ficar de fora. Principalmente no meu caso, que apesar de ter crescido em São Paulo, sou de família mineira. No meu caso este item também pode ser entendido como comida mineira = comida caseira = comida da mamãe. Qualquer lanchinho ou almocinho básico da minha mãe ou da minha Vó são de deixar qualquer um extasiado. Mas além do simples arroz com feijão, bife e farofa, do pão de queijo e do queijo minas, morro de saudades de um virado de banana, biscoitos de polvilho, pizza enrolada, sem falar nos doces mineiros… Aiai!
Ok! Morri de saudades e água na boca só de lembrar de cada um destes itens. Então já fica a dica para quem vier de férias nos visitar hein! 🙂
Realmente nada se compara as nossas comidas brasileiros, temperos e sabores unicos, o pãp de queijo então nem se fala é uma delicia!!!
Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!
Muito obrigada, Vera! Ficamos muito feliz em saber!
Não que eu discorde de tudo que falou. Mas moro em Lisboa, e quase tudo que disse no posto encontro aqui, inclusive estou comendo metade de um mamão papaia por 2,50€ não acho tão absurdo assim. Tem açaí, coxinha, pão de queijo e churrasco também. Têm vários e vários lugares aqui alguns feitos por brasileiros que encontrei tudo la. Guaraná ,suco de laranja e goiabada também já comi por aqui, inclusive trabalho em uma pizzaria italiana na qual eu fiz uma pizza de queijo com goiabada, haha ficou top. Não acho preços exorbitantes, estão na média, claro que por ser transportados tem uma taxa em cima, mas nada de tão exagerado. Tem um mercado aqui perto da minha casa que encontro até paçoquinha moreninha do Rio. Acho que é tudo questão de pesquisa. Tem um restaurante em santos de brasileiras do nordeste, só comida brasileira, o prato é 5€ e você ganha a sobremesa e um café, e olha vou dizer viu, não me arrependo de comer lá. É um preço baixo e comidas típicas brasileiras. Temos que comentar que as pizzas daqui são totalmente diferentes da do Brasil e os europeus costumam não gosta da pizza brasileira. O feijão daqui realmente é super diferente, todos muito grandes e nada comparado ao brasileiro, mas com un tempero consegue chegar perto do do Brasil kkk.
Bruno, que sorte a sua ter tudo isso por perto! Portugal realmente é bem mais fácil. Em algumas cidades na Alemanha e até mesmo Paris também sei que existem lojas com produtos brasileiros. Infelizmente nas outras cidades da França, particularmente em Dijon onde eu moro, não existe absolutamente nada do Brasil – Motivo pelo qual fiz este post para contar a minha experiência e algumas das coisas que mais sinto falta. Mas claro que com o tempo a gente se acostuma 😉
Cade o arroz? Coisa mais falsa
Brasileiro come arroz todo dia no almoço
Arroz felizmente tem em qualquer supermercado/restaurante por aqui. Motivo pelo qual ele não entrou na minha lista. Não sei se você chegou a ler o post, mas o texto não é sobre a alimentação típica do brasileiro e sim um depoimento PESSOAL, ou seja, uma lista com as coisas que EU sinto falta e que não existem aqui onde EU moro. 😉
muito bom seus post … parabens vou acompanhar seu blog sempre ja esta nos favoritos
Muito obrigada! Ficamos muito feliz em saber!
Aff que inglês sofrível…
Carolina o texto original (e todo o site a propósito) está em português. Se para você apareceu com um inglês sofrível, sinto muito mais você utilisou a versão do Google Tradutor para o inglês. Infelizmente não está ao nosso alcance corrigir a tradução automática do Google.
Nossenhora é muita coisa! Não sabia que estar fora do Brasil meio que te limita a ter acesso à esses alimentos. Vejo muitas pessoas de fora reclamar que o mal do exterior é que ou a comida boa e de verdade é cara demais, ou é enlatada. Mas eu assino em baixo em todas as comidas, só tiro a comida mineira e acrescento a comida baiana hahahah pq sou baiana na veia! Bjuus
É complicado mesmo, mas tudo depende da cidade/país. Nas capitais é mais fácil achar lojas com produtos brasileiros… Agora em cidadezinhas pequenas (como onde eu moro) fica bem díficil. Agora comida mineira, comida baiana… Isso não tem como achar mesmo rs… Só voltando de férias pra matar a saudade =P
Oie! Açaí e coxinha realmente são uma marca do Brasil. Não vivo sem nenhum dos dois hahhahaha
Nossa eu sou louca por açaí e coxinha.. Me fazem uma falta q você nem imagina rss…
Pois é e quando temos em fartura não damos valor…kkk sempre que comer algum desses itens lembrarei de você…beijos rsrs
Kkkk realmente eu confesso que não dava o devido valor para muitos desses itens… Mas só quando ficamos muito tempo sem é que vemos o quanto é bom e o quanto fazem falta viu 😛
Coxinha deveria ser algo exportado pro mundo todo! 🙂 Eita comida boa!
Também concordo! Até tem brasileiros que fazem pra vender, mas vendo o preço eu deixo pra lá 😛 Fora que não tem catupiry então já não é igual rs…
Ola,
Moro em Toulouse a 5 anos e das comidas que citou encontro super facil por aqui:
Feijao encontro todos os tipos(carioca, paulista, fradinho) no supermercado.. 500g, 2,50€-3,00 (mais barato que no Brasil)
Pao de queijo e guarana encontro da Yoki em supermercado portugues.. Preços bons!
Pao de queijo – 3,50€ o pacote (da pra fazer uns 20) e guarana 2,50 o litro
Tambem encontro farofa Yoki a 3€ o pacote!
Sandro do céu! Não acredito rs… Que inveja! 😛 Morei em Toulouse um mês, mas como não estávamos conseguindo alugar apartamento acabamos mudando de cidade. Acabo de me arrepender imensamente rs…
Quando penso no Brasil uma das coisas imediatas é a comida… Pão de queijo e açai. ADORO!!!!
Pão de queijo de saquinho até quebra o galho, mas também não chega a ser a mesma coisa né… Açaí só em sonho rs… Também adoro os 2!
Nooossa! Lista maravilhosa, acho que mais da metade dessa sua lista estaria na minha também! ahahahha
Amo açaí! Eseria difícil ter em outro país..
Adorei o post, parabéns
Encontrei açaí quando estive em Londres e quase chorei de emoção rs… Não era iguaaaalll ao que eu estava acostumada mas já foi muito bom pra matar a saudade um pouco rs…
Que bom que gostou! Muito obrigada!!!
Ai, que saudades né! De tudo, o que mais sinto falta é do churrasco, bem gaúcho, atolado de sal grosso. E pastel. Se bem que aqui em Madrid já encontrei todas estas coisas, só que não com a facilidade de estar no Brasil. Inclusive hoje vai sair um feijãozinho aqui em casa, ó!
Vem pra Londres que aqui tem tudo isso! Inclusive eu planto feijão preto na minha horta e o carioquinha encontro nas várias mercearias portuguesas e brasileiras. Até queijo minas já fazem, mas se você quer uma alternativa, procure por queijo turco artesanal que é muito parecido!
Quando estamos fora dos nosso país, das coisas que mais nos dão saudades é a comida. Eu adoro comida brasileira, principalmente os churrascos, é mesmo de deixar água na boca!
Niki, acrescentaria nessa lista o brigadeiro! Não sou muito fá de doce, mas se passasse 1 ano longe da terrinha, com certeza trocaria um macaron por um brigadeiro! hehehe
Adorei a lista! Já deu fome…
De todos os itens da lista acho que o que faz mais falta é o feijão né!? Eu pelo menos sou dependente do feijão hehehe! Adorei o post!
Olha, eu nem estou fora do país. Mas só de ler a sua lista quis comer tudo que você colocou aí.
Também acho a nossa comida a melhor do mundo. hahahaha
Hmmm.. essa lista me deixou com água na boca. Imagino seu sofrimento mesmo sem todas essas gostosuras. Deve ser triste, né?! Hehehehe. Bom é aprender fazer tudo pra poder comer o que dá pra fazer sem ingredientes muito especiais.
Muito boa a lista! Eu quando morei fora quase morria de vontade de coxinha todos os dias. Acho que passei semanas comendo coxinha quando voltei rsrsrsrs.
Abraços!
Robba
Ótimo post! Eu sinto muita falta de farinha de mandioca quando estou viajando. Eu simplesmente amo um bife acebolado com arroz, feijão, batata frita, uma saladinha e uma bela farofa com farinha de mandioca, isso me faz sentir falta do BR até mesmo aqui dentro hehehe (ah, a falta de churrasco é algo diário também, mesmo estando aqui kkk)
hahahahahaha
Amei tua lista!
Eu tenho uma lista de produtos italianos e alemaes que eu morro de saudades!
rsrsrs
Mas é curioso mesmo! Quando morei na Italia, tentei a todo custo fazer arroz e nao consegui. Certa vez participei de uma festa com comidas tìpicas e a besta aqui ficou no arroz com feijao!
Ahhh você só falou de comidas que adoro! Imagino que eu também sentiria muita falta destas delícias se morasse em outro país. Adorei o post! Parabéns.
Faz 5 meses que eu estou fora do Brasil e sinto falta de quase todas essas coisas que você citou. Essa semana mesmo passei numa loja de brasileiros aqui em Londres e comprei uma garrafa de 2 litros de guaraná Antártica hahah Mas o que mais sinto falta é do pão de queijo ❤
Pra mim, definitivamente o que mais faz falta é coxinha e pastel! Quase todos os outros itens felizmente eu encontro aqui em lojas de produtos brasileiros e/ou latinos, e o pão de queijo eu faço em casa! Mas o pastelzinho de domingo com caldo de cana… ah, que saudades!
oi Niki… de vez em quando, quando estou viajando eu penso nisso. Se sentiria saudades da comida brasileira, caso um dia eu morasse fora e acredito que a resposta seria sim.
De sua lista, com certeza entraria na minha a feijuca, o queijo minas, as frutas e o suco. Sentiria falta de abará, uma boa moqueca, caruru, aipim… rsrsrsrs
Uma vez, levamos uma garrafinha de dendê para uma amiga que estava morando na Holanda e morrendo de saudades dos sabores brasileiros. A gente tem muita coisa boa por aqui né?! Gostei muito de ler este texto. Adoro textos assim que mostram as diferenças culturais. ehehe bj