Parque Minhocão em São Paulo
Após décadas de sucessivos entraves, o prefeito Bruno Covas decidiu que o Elevado João Goulart, conhecido como Minhocão, que conecta o centro à zona oeste de São Paulo, será desativado e transformado em um parque suspenso.
O Parque Minhocão será criado entre a Praça Roosevelt e o cruzamento com a Avenida São João. No entanto, a expectativa é que o primeiro trecho do parque suspenso, da Praça Roosevelt até o Largo do Arouche, fique pronto em 2020.
Como é o Projeto do Parque Minhocão?
Na primeira etapa da construção, o Parque Minhocão ocupará apenas 900 metros da pista; nos dois sentidos sobre a Avenida Amaral Gurgel. No total serão mais de 17.500 m2 de jardins, além de canteiros e deques para a população.
+ Leia também: “Roteiro pelo Bairro República e Centro de São Paulo”
O projeto, baseado em um estudo do urbanista e ex-prefeito de Curitiba Jaime Lerner, prevê a instalação de nove acessos para pedestres ao longo de todo o elevado. Serão construídos elevadores, rampas e escadas ao logo de todo o Parque Minhocão.
A reforma também inclui a construção de uma ciclovia no meio da pista e arborização nas laterais e estruturas de bambu, visandoaumentar as sombras e as áreas de descanso no espaço. Além disso, grandes floreiras verdes deverão aumentar a privacidade dos moradores vizinhos ao Elevado.
Shows e apresentações artísticas também poderão ser realizados em palcos provisórios que serão montados. Para o futuro, o projeto prevê ainda a construção de passarelas para conectar o parque minhocão a alguns prédios vizinhos.
Ainda não há previsão para a implantação da segunda etapa da construção do Parque Minhocão.