Suíça, Berna - Bern - Sunday Switzerland

Toque de recolher ou apenas um domingo na Suíça?

SUÍÇA VIDA NA SUÍÇA

Imagine a cena de um filme em que todas as pessoas desapareceram das ruas. Os semáforos mudam de cor, mas não há carro algum parado ou seguindo. Apenas vazio. Esse é o sentimento de andar pelas ruas da Suíça aos domingos. Exageros à parte, até porque em dias de sol todos estão perambulando para lá e para cá para aproveitar o calorzinho, domingos tendem a ser dias muito tranquilos no país. 

Suíça, Berna - Bern - Sunday Switzerland
Domingo em Berna, Suíça. Foto: 1001 Dicas de Viagem
Domingo na Suíça

O motivo principal é que o comércio fecha em praticamente todas as cidades, isso inclui lojas de roupas, sapatos, decoração e até supermercados e quiosques. A maior parte dos restaurantes tende a fechar às segundas-feiras e, com isso, permanecem abertos aos domingos. Assim, como a procura é grande, se não quiser pegar filas ou ficar perambulando pela cidade em busca de um restaurante com mesas livres, é sempre importante fazer reserva com antecedência.

Agora se você está em casa com a despensa zerada e precisa fazer compras emergenciais, a dica é seguir para a estação de trem. Quase sempre, esse é o único lugar nas cidades onde encontrará não apenas supermercados abertos, mas também lojas e farmácias. O horário de funcionamento, porém tende a ser reduzido e pode variar de uma cidade para outra.

Suíça, Berna - Bern - Sunday Switzerland
Estação de trem em Berna. Foto: 1001 Dicas de Viagem
Suíça, Berna - Bern - Sunday Switzerland
Estação de trem em Berna. Foto: 1001 Dicas de Viagem

Outra opção para matar a fome aos domingos é buscar uma loja de conveniência em postos de gasolina. Normalmente essas lojas tendem a ser pequenas e possuem menos variedades que um mercadinho de bairro, mas ainda assim é possível comprar alguns produtos básicos; como pães, massa, bebidas, entre outros itens que podem ajudar em casos de apuro. 

Suíça, Berna - Bern - Sunday Switzerland
Mercado em Berna. Foto: 1001 Dicas de Viagem

Algumas cidades bastante turísticas, como Interlaken, mantém o comércio aberto também aos fins de semana. Portanto, se você estiver se sentindo solitário pelas ruas suíças durante as suas férias, ou caso queira comprar lembrancinhas em um domingo, ir até Interlaken pode ser uma boa ideia.

Suíça, Interlaken - Bern - Sunday Switzerland
Interlaken, Suíça. Foto: 1001 Dicas de Viagem
Silêncio!

Para quem pretende ficar no país por mais tempo, vale lembrar que os suíços evitam fazer qualquer tipo de barulho aos domingos. Então muito provavelmente seu vizinho vai te olhar de canto de olho caso você coloque música alta; bata um prego na parede ou decida tirar o dia para fazer uma faxina ligando o aspirador de pó e a máquina de lavar roupas. 

Reciclando lixo na Suíça

Por último, também vale lembrar que é proibido fazer a reciclagem do seu lixo aos domingos. Então, se você fez tudo certo e colecionou latinhas e vidros em casa a semana toda; mas esqueceu de fazer isso no sábado ou durante a semana é melhor esperar até segunda-feira. A multa para quem ignorar a regra e for pego reciclando lixo aos domingos e feriados é de 50 Francos. A regra também vale para qualquer dia da semana entre 12h00 e 13h00, ou após às 20h00. O motivo é que as estações de reciclagem ficam dentro dos bairros residenciais, portanto perto de casas e apartamentos. Então sssshhhhhhhh!!!

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para uma viagem para o exterior?
Além de ser obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar a sua entrada. Faça uma cotação online na Seguros Promo, e compare o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe 5% de desconto usando o cupom 1001DICAS5.

Atividades no Cantão de Berna

Consulte e reserve seus passeios na Suíça através do Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo; com profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós sempre utilizamos e recomendamos. Dá só uma olhada:

Gostou? Então compartilhe este post!